Sobre a covardia, por Gustavo Gollo

Sobre a covardia

por Gustavo Gollo

Revejo o vídeo da cena grotesca: uma mulher ao chão, uma brasileira, desesperada, tentando impedir a desapropriação, ou furto, de sua caixa de isopor carregada de bebidas. A cena é violenta e tensa, policiais imensos e irados a agridem, enquanto a mulher luta para manter sua mercadoria. Ela não ousa revidar, e nem consegue se defender a contento, mas tem que salvar sua mercadoria, seu ganha-pão. Sua coragem imensa advém da necessidade, ela conta com o dinheiro para saldar dívidas e fazer a feira da semana.

A multidão apupa os policiais que cercam a mulher, sob gritos que os denunciam insistentemente – covardes, covardes! A algazarra se intensifica, vai ganhando a atenção da multidão, concentrada em uma manifestação contra o usurpador governante. Os policiais imobilizam a mulher corajosa mas impotente; os policiais são muitos, estão armados.

Trocam-se empurrões na tentativa de libertar a mulher que se arrasta pelo chão. Policiais ameaçam a multidão, atiram pimenta, outros vão levando o isopor carregado. Um empurrão em um policial liberta a mulher que, machucada, permanece no chão, impotente.

A covardia é contida, ou amenizada pela multidão. Os policiais não podem espancar a mulher às vistas de todos, estão armados mas em minoria.

Por que tamanha covardia? De quem tão imensa covardia?

O policial cumpre ordens. Ordens covardes, de escória covarde; foram seus superiores que o transformaram naquilo que vemos no vídeo, em um cocô, na criatura repugnante que vemos martirizando covardemente a brasileira que planejava ganhar uns trocados. A covardia perpassa toda a cadeia de comando, desce lá de cima.

Triste cena, retrato do momento em que vive o país: uma mulher vilipendiada por ter nascido pobre; um soldado transformado num cocô; e o governador de São Paulo, protagonista oculto da desgraceira, um covarde reles.

Link para o vídeo

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Umas das cenas mais

    Umas das cenas mais degradantes que vi

     

    foi aquela do policial dando uma gravata numa moça caida ao chão, vergonhoso, só nã perde para outra que relataram aqui, de policias homens revistando adolescentes, por que dessas não vi filmagens. Tem que denunciar a truculencia do governo alckmin na onu, em todos os forums internacionais de direitos humanos, por que esse pessoal odeia perder a pose de estadista.

  2. Saudade

    A PM estava com saudade de dar porrada na população e não ter que ser obrigada a dar explicações. Com um governo cuja democracia não é o seu forte fica mais fácil. O pior é que ainda são protegidos e insentivados pelo nefasto PIG.

  3. Eles tinham que começar
    Eles tinham que começar alguma confusão para que tivesse algum tipo de manifestação e dar a versão de que ali só haviam baderneiros. Essa vai ser sempre a intenção da pm do alkimim. Deslegitimar qualquer ato contra os golpistas.

  4. Parabens Gustavo Gollo,pelo

    Parabens Gustavo Gollo,pelo seu comentario.Nada,absolutamente nada a acresentar,até sob pena de disvirtuar seu comentario.Rede Social,dentre outras coisas,é exatamente para isso que você fez de forma tão brilhante. 

  5. Na periferia de São Paulo o abuso é comum

    Quem trabalha na periferia de São Paulo, cansa de ver os abusos da PM.

    Bebados serem espancados é rotina nos pronto socorros. São jogados no chão e levam muitas bofetadas na cara.

    A diferença, é que agora eles estão autorizados pelo governo a fazer o que fazem na periferia em plena avenida paulista e contra a classe média (não é o caso desta senhora) se acharem que devem.

    Agora, vai reclamar para quem? Para o ministério público? O chefe deles é procurarador de justiça e muitos promotores adoram ver PM espancando aqueles que consieram seus inimigos (Preto, Pobre, Puta e Petista). Ou alguém já esqueceu da frase daquele promotor de justiça na rede social: diz para PM que pode meter bala pois estão na minha região e eu alivío no tribunal!!!!. Em qualquer sociedade séria este promotor teria sido punido por instigar a violência do Estado. Aqui no Brasil não aconteceu nada. 

    Só reclamando para a ONU mesmo.

  6. Sem novidade

    Apenas mais um capítulo da história da polícia brasileira, desde sempre composta por capitães-do-mato a todo momento dispostos a massacrar seus conterrâneos e nem sempre “cumprindo ordens” – muitas vezes só por diversão mesmo.

  7. Cuidado…

    De tanto agredirem e aviltarem o povo, mais cedo do que pensam verão uma reação catastrófica em cadeia. Esticam a corda a não poder mais, irresponsavelmente, e terão a reação desmedida em breve.

     

  8. Nas manifestações coxinhas

    Nas manifestações coxinhas não tinha nada disso! A pm, mamãe manou eu estudar para não virar polícia militar, quis provocar para sesr provocada e ter motivo para ir prá porrada. Covardes, Covardes, com o PCC tem acordo, com o vovo, pobre que nem eles é só porrada. Covardes!

  9. Família Pesseghini

    Esta é a PM do caso da família Pesseghini…. Lembrando: a família era composta por um casal de PMs (Luis Marcelo Pesseghini, sargento; Andréia Bovo Pesseghini, cabo), o filho deles (Marcelo, de 13 anos), a mãe de Andreia (Benedita) e a irmã de Benedita (Bernardete).

    O caso, uma chacina onde todos da família foram executados), aconteceu em 5 de agosto de 2013. A cabo Andreia era da Corregedoria da PM e estava em meio a uma investigação que comprometia pessoas da PM envolvidas com o roubo de caixas eletrônicos, já tendo recebido ameaças. No dia da chacina a PM invadiu a casa da família e destruiu todas as evidências possíveis. A “conclusão” do “inquérito” policial foi a de que o menino Marcelo havia executado com precisão de um atirador experiente toda a família, um a um, com uma pistola de uso militar, tendo depois “cometido suicídio” (Além de outras peripécias, como ter dirigido um carro do qual ele não poderia nem alcançar os pedais…).

    O resultado? As instituições republicanas de São Paulo (Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Justiça) engoliram a “estória” e, “oficialmente” o menino é o assassino, embora perícias contestem com clareza o absurdo…

  10. Nesses tempos de ogros,
    Nesses tempos de ogros, precisamos de novos Titãs: Dizem que ela existePrá ajudar!Dizem que ela existePrá proteger!Eu sei que ela podeTe parar!Eu sei que ela podeTe prender!… Polícia!Para quem precisaPolícia!Para quem precisaDe polícia…(2x) Dizem prá vocêObedecer!Dizem prá vocêResponder!Dizem prá vocêCooperar!Dizem prá vocêRespeitar!… Polícia!Para quem precisaPolícia!Para quem precisaDe polícia…(2x) POLÌCIA (TITÃS) https://www.youtube.com/watch?v=tczawp5Fh_k

  11. Cervejada

    E depois teve cervejada no quartel.

    Em Porto Alegre já vi a Brigada Militar, recolher mercadoria e dividir entre eles, dentro do camburão.

    No Rio tanto a PM quanto a guarda Municipal fazem o mesmo. Quando morei no Jardim Botânico cansei de ver a guarda Minucipal levar as frutas de um vendedor na esquina da rua Jardim Botânico com a Lopas Quintas, toda sexta feira a kombi aparecia e lavava o que tivesse.

    O rapa da PM no centro do Rio também é conhecido, os caras levam, dobram e esquina e dividem o butim.

    É roubo, simplemente isso.

    Se a mulher da foto estivesse vendendo boné, caneta,  ou outra bigiganga qualquer eles não iriram querer.

  12. PM tem licença para extorquir, esculachar, torturar e matar !

    Sobre o modus operandi das nossas polícias militares, recomendo a leitura do livro “Como Nascem os Monstros” – relato autobiográfico de um jovem PM preso sob a acusação de ter cometido uma tentativa de assassinato.

    É uma leitura obrigatória.

    Resumo do livro encontrado no no site “Eu li e achei isso”:

    “A Polícia Militar do Rio de Janeiro é um grande negócio (todas as interpretações são válidas) e, como não nos deixa esquecer a famosa frase do assessor do Bush, “É a economia, estúpido!”. Grana. Eu gosto, você gosta, a PM também gosta. O problema é que a grana dela vem por fora. A “empresa” funciona à base de dinheiro, extorquindo o tráfico [e quando possível extorquindo os ganhos advindos de todas as outras atividades criminosas]. Parte do lucro das drogas obrigatoriamente irriga a cadeia de comando da PM. Tire esse dinheiro e a PM desmorona – porque 90% da remuneração dos oficiais, subs e praças vêm dos morros. Apenas 10% é pago de forma convencional, nos contracheques. É muito mais simples do que o funcionamento da Petrobras. O único poço é a bandidagem e as reuniões de licitação são decididas no “bico” (que é como vagabundo chama o fuzil). Não tem o que inventar. O bandido faz grana vendendo droga [e praticando outros crimes, como roubos, assaltos, sequestros etc.]. A PM tem o salvo-conduto pra matar o bandido, mesmo que seja um suposto bandido. Então ela cobra parte do lucro, com a promessa de não fazer a guerra que atrapalha o movimento e reduz os ganhos. A guerra pro bandido custa caro: tem que bancar soldado, comprar arma e munição. Então, quem alimenta o fluxo da economia e faz a roda girar é o arrego (o dinheiro pago pelo dono do morro ao comandante do batalhão da área pra manter a paz e o livre comércio). Esse dinheiro vem por cima e é distribuído nas quadrilhas compostas pela PM dentro do próprio batalhão. Como nem todo mundo leva dessa grana graúda, alguns achaques menores à bandidagem acontecem dentro da circunscrição do comando, feito pelos PMs que estão fora da partilha – e aí, como em qualquer processo econômico, há uma renegociação, a título de cala-boca, ou expurgo dos rebeldes insatisfeitos. Quando isso não se dá de forma harmoniosa, eclode a guerra, que dura até que a PM vença e venda a paz. Enquanto isso, em zonas menos lucrativas, outros negocinhos são feitos pela tropa de azul – não à toa, cada posição de um PM na rua é vendida pelo “sargenteante”, que é o sujeito no quartel que, até segunda ordem, estabelece quem faz o que no varejo diário. O valor da venda (paga semanalmente ao sargento, enquanto o praça se mantiver no posto concedido) é proporcional à produtividade esperada pela posição: é que a função ocupada pelo PM pode permitir venda de segurança, vista grossa às infrações de trânsito, etc. Ou nada, que é o caso das odiadas posições de “visibilidade”, aquelas em que uma dupla de PMs fica dentro de uma patrulha estacionada, sem direito a sair dali pra coisa alguma (nem pra perseguir bandido) e, por conseguinte, sem ter como fazer dinheiro. A única alteração na rotina é paquerar uma empregadinha ou, fim da linha, ser fuzilado por um bonde. Tem também as milícias, homiziadas até a raiz com a corporação. Essa operação é uma linha paralela do negócio convencional – nela, o que se quer é explorar o território das comunidades e a prestação de serviços, entregues ao público no formato monopólio. Vendem segurança, gás, sinal de tv a cabo e têm na PM um fornecedor de mão-de-obra especializada e de cobertura oficial para invasões mais cabeludas. A milícia está capilarizada na política e vem ganhando poder.”

  13. Covardia: resumiste bem, Gustavo.

    Estava sem condições de escrever sobre a injustiça desse ato da PM, tanta raiva andei sentindo quanto ao uso desproporcional de força bruta. Raiva não é boa companheira de quem escreve.

    A PM de SP se transformou numa milícia a anos-luz de distância da missão da corporação, que é: proteger as pessoas; fazer cumprir as leis; combater o crime; preservar a ordem pública (https://goo.gl/kAiaAJ). negar a missão da PM foi o principal o legado de Alexandre Moraes, o ministro golpista.

    A PM-SP bate em mulher; bate em mulher pobre; bate em mulher pobre trabalhadora e desarmada; assim como bate em estudante; bate e atira em estudante, mirando no olho; bate e atira em estudante mulher, mirando no olho, com intenção de cegar; e comemora com os amigos nas redes sociais quando consegue. Bater e bater em mulher parece que é rotina para esses caras.

    Agora, há quantos anos não se ouve notícia sobre ação concreta da PM-SP contra o PCC, a maior, mais rica e mais poderosa organização criminosa em operação no país? Por que a PM-SP fala fino com o crime organizado, mas continua batendo em mulher?

    1. deprimente….

      A mídia tem grande parcela de culpa. A omissão em citar o governador e secretários do estado de SP é gritante, inclusive nesta matéria. A covardia foi executada pela força policial do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (ah! se fosse o Maluf?!)  Nada como um dia após o outro. 

  14. Sobre a covardia, por Gustavo Gollo

    É a treva.

    Tudo já acontece às claras, não se procura mais disfarçar.

    Breve voltaremos ao medieval estado democrático para a minoria e o trabalho e impostos para a maioria.

    O Brasil foi montado desde 1500 para ser explorado por uma casta de mamadores dos recursos públicos.

    Cito Raymundo Faoro e seu “Os Donos do Poder”.

    Lula e Dilma ousaram enfrentar o monstro conservador mas esqueceram de comandar instituições sensíveis do governo federal.

    Estão a pagar o “pato” da FIESP.

    E pagaremos todos com aumento do desemprego para aviltar o salário e impostos para pagar a farra do USURPADOR e alimentar as hienas.

    À turma dos 4 “P” sobrarão os deveres e a prisão de recalcitrantes.

    Mais uma “democracia” parida no estrangeiro e mais uma colônia a explorar, né Parente ?

  15. PM

    A PM de SP assim como dos outros estados não tem comando. Os governadores são meros bonecos que vêm a barbárie e fecham os olhos. No fundo deveriam ser condenados pelo genocídio que acontece no Brasil. A culpa é deles dos governadores que se omitem.

  16. “Eles não perdem por esperar” …

    O motorista do Uber diz: “A PM  de são paulo acha que o povo vai levar cacetada no lombo  o tempo todo e eles vão ficar quietos.  pois anote aí rapaz a qualquer momento vai ter cabra que não aguenta levar tapa na cara e vai pra cima de um policial desses. Se um for pra cima todo mundo vai. Aí é porrada e tiro”

    Continua ele, a PM se acalma ou vai morrer muita gente. Nós que estamos na rua vemos a revolta das pessoas. Eu diria pra você que mais de 90% é gente de bem, que quer mudar. Não precisava bater. Os que vão pra rua para bagunçar é muito fácil de identificar. A PM se quisesse conseguiria identificar todos os baderneiros. Mas não quer… Ela quer bater, jogar gás nas pessoas e etc.. Não sabe lidar com esses meninos. Parece que PM não tem filho. Tenho um casal com 28 e 30 anos. Na época quando adolescentes eram iguais a essa moçada de hoje. Tem que ter jeito. Eles são atrevidos como a gente era, né? Acho policia não tem filho .

    O motorista, um senhor de 60 anos, que tinha dois furgões que carregava sapatos para abastecer lojas em shopping. “Vendi os dois para pagar dívidas e o que me sobrou foi essa Spin e minha casa quitada. Só não estou pior graças a sabedoria de minha mulher que me convenceu que o negócio estava falido, mas que eu ainda conseguiria quitar as dividas”. 

    Dou uma incitada perguntando se a crise foi de Dilma .. VEJAM QUE INTERESSANTE: “Filho foi um pouco de cada coisa… acho que o Lula teve sorte pq na época a economia internacional estava muito melhor. Lembra? Acho que a Dilma vacilou em muita coisa. Ela não continuou o programa do Lula e eu não sei por que não fez  já que os dois eram do mesmo partido. Ela deveria ter dado continuidade né? Olha sou radical, se estava tão bom, a economia não estava tão ruim como hoje, Dilma não deveria nem ter trocado nem o  ministério. Ou trocasse um ou outro. Não entendo isso pois os dois eram do PT. Inclusive eu ouvia o pessoal dizer que Dilma era um poste de Lula. Eu e minha mulher (professora) a gente confiava nela. A gente via aquele monte de denuncias, mas não achavamos que a Dilma estava metida naquela embrulhada. Mas aí veio o segundo turno e ela mentiu. Ali na minha opinião ela tinha que ter falado a verdade. Mesmo que fosse para perder a eleição. Mas mesmo com a verdade eu tenho certeza que ela não perderia. As pessoas iriam entender. A partir dali muita gente hoje confia e desconfia. Você não pode mentir para ganhar uma eleição. Ai vc vira farinha do mesmo saco. Eu vou te confessar: não sei de que partido você gosta, mas em casa sentimos muito a saída dela e por ela ter sido traída. Uma chateação. Mas a gente vive engolindo nos erncontros de  família o fato de o Temer e o PMDB terem sido escolhido pelo PT. Foi o PT que aceitou a parceria, né? Isso eles têm razão. Ninguém obrigou o PT a ficar tanto tempo com esses indecentes. Aí a gente tem que enfiar o rabo no meio das pernas”  . Chegamos..  quis narrar a conversa para vcs. É o que a classe média pensa. Um cara super gente boa. Muita gente gosta do PT, mas se sentiu “meio que traída” … Putz

  17. Reclamem o que quiserem…

    É como o Lula diz: político tem que pedir o voto a cada 4 anos.

    O governo de SP é posse à mais de 40 anos…e vai continuar assim…

  18. Faltou dizer que Suplicy

    Faltou dizer que Suplicy deixou o palanque da manifestação e foi tentar deter a ação covarde dos PMs, levando empurrões e spary de pimenta na cara.

    E alguns ainda dizem que ele é petista tucano…

    1. Pois é, vi o vídeo. Nem

      Pois é, vi o vídeo. Nem acreditei que era o Suplici ali. Deu a impressão que ele havia acabado de receber uma ligação da Marta golpista.

    2. Ele não é petista Tucano…

      Ele não é petista Tucano… ele é petista republicano, bonzinho com a direita, o tipo de pensamento imbecil que nos levou a esse buraco !!!

       

  19. Com os coxinhas eles batem

    Com os coxinhas eles batem fotos, sorridentes e bem prestativos. Taí uma coisa que não entendo. Ao invés de serem solidários com as pessoas de sua mesma classe social, já que passam pelas mesma dificuldades, porque esses policiais tratam mal os pobres e lambem as botas da classe média alta? Será que fazem isso só pra agradar o chefe? Tal qual os jornalistas do PIG?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador