Gilmar: a arte de criar uma regra para cada caso

 
O Ministro Gilmar Mendes está processando o GGN por conta da palavra “manobra”, em um título, referindo-se a um julgamento de um irmão de Dias Toffoli, que ele absolveu.
 
Qual o nome que se dá ao seguinte paradoxo:
 
1. No julgamento das contas de campanha de Dilma Rousseff, menos de dois meses após as eleições já tinha um relatório que foi colocado em votação.
 
2. Agora, alega demora em levantamento de dados para adiar o julgamento da chapa Dilma-Temer para o ano que vem.
 
Qual a lógica se todos os dados relativos à chapa foram levantados em tempo recorde ainda em 2014?
 
do Valor
 
Gilmar Mendes: Processo da chapa Dilma-Temer ficará para o ano que vem
 
Por Tainara Machado | Valor

SÃO PAULO – O julgamento do processo de cassação da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dificilmente acontecerá ainda no segundo semestre de 2016, afirmou nesta segunda-feira o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que também preside o TSE. Mendes participa de sessão de perguntas e respostas em debate promovido pela Internews sobre desafios e perspectivas para o Brasil.

Provavelmente, disse, o processo será julgado apenas em 2017, já que ainda está na fase de instrução e depende do colhimento de provas, o que tende a tomar algum tempo. Mendes ainda comentou que a jurisprudência indica que, caso o impeachment da presidente Dilma Rousseff seja aceito definitivamente pelo Senado, o processo possivelmente poderia correr contra o presidente interino Michel Temer, que concorreu como vice na chapa.

Mesmo assim, disse o ministro, há poucos casos do tipo já julgados pelo tribunal. Como exemplo, ele citou o processo de cassação da chapa liderada por Ottomar Pinto ao governo de Roraima. Pinto morreu em 2007 durante o processo e o TSE absolveu o vice, Anchieta Junior, por julgar que responsabilidade pela campanha era do titular.

Mendes não especificou, porém, se essa avaliação pode ser aceita no julgamento da chapa Dilma-Temer.

 
Luis Nassif

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho percebido um outro

    Tenho percebido um outro paradoxo quando se trata de vincular o titular da chapa ao vice. Quando se trata do processo de cassação, Temer não se vincula à Dilma; mas quando se trata de tentar encontrar alguma legitimidade para o governo golpista, eles foram eleitos juntos! Como diz o Paulo Henrique Amorim, eles acham que o povo não está vendo!

    Por fim, vejo uma coisa boa nessa história do processo do gilmar mendes contra o jornal: ele lê o ggn!

  2. Intimidação

    O que esse tucano quer é intimidar…    A gente não pode estar a mercê desse tipo de gente… O Brasil e seu povo são  muito maiores que essa gente… 

  3. Lampião o Rei do cangaço

    GM se tornou uma espécie de Lampião o rei do cangaço, não digo isso porque o ex-ministro JB lhe disse: “Vossa Excelência não está falando com seus jagunços, me respeite!!!”. É por conta do partidarismo descarado e nojento cometido por alguém que, em tese, deveria se comportar com imparcialidade. Mas não, o digno prefere agir como se no cangaço estivesse e, na condição de Lampião, o Rei. 

    1. Cangaceiro

      A maior diferença entre Lampião e Gilmar é q Lampião não estava a serviço da casa grande. Gilmar é a própria casa grande. Sua conversa sobre o TSE golpear a Dilma e isentar o Temer lá pra frente mostra que ele tem um papel maior no golpe do que se pensava inicialmente. Quanto a jagunços, ele os tem lá em seu latifundio em MT. Quanto a ser rei é verdade, é o rei do Brasil, faz o que bem entende. Ele é a lei.

      Já passou da hora desse homem ser investigado, ter suas contas verificadas e ver se seus bens são compatíveis com sua renda.

  4. Gilmar Mendes está

    Gilmar Mendes está processando o Nassif? Pois este é o maior atestado de decência que o Nassif poderia ter. Esse juiz indecente, sem ética e classe é a representação maior da banda podre da elite judiciária que prevalece atualmente e que não está a altura da instituição Judiciário e do Brasil. Nassif, ao contrário, é um digno representante da instituição imprensa.

  5. Se o golpe não passar no Senado

    Se o golpe não passar no Senado, Dilma poderá ser cassada pelo TSE porque a Lava Jato já disse que encontrou grana de propina em doação para campanha de 2014?

    Se a chapa de Dilma for cassada ainda em 2016, haverá eleição direta somente para presidente? E Lula poderia concorrer?

    Se a chapa de Dilma for cassada em 2017, conforme quer o ministro, haverá eleição indireta e o novo presidente seria escolhido pelo Congresso? E poderia ser alguém do PSDB, tipo Serra?

    Se já estão pensando nisso, será porque não têm certeza que o golpe passará na votação no Senado?

    O ministro Gilmar Mendes é o atual presidente do TSE? Ele também é o presidente da Segunda Turma do STF que julgará a Lava Jato? 

  6. A lógica é bem simples:

    A lógica é bem simples: substituir os ministros nomeáveis pelo Presidente (interino), dois advogados, que serão favoráveis à tese de separação da chapa, compondo uma nova maioria a favor da condenação de Dilma e absolvição de Temer, não obstante a juriprudência do TSE sempre ter se dado no sentido de unicidade da chapa e de que o vice obviamente se beneficia da campanha da titular…

     

    Inclusive Temer fazia comícios com painéis “Dilma Presidente” ao fundo no país inteiro…

  7. O descaramento de Gilmar é

    O descaramento de Gilmar é todo planejado. Ele fala e faz o que quer para criar a fama de “Ah, esse Gilmar!”. A banalização da falta total de compostura e caráter inibe qualquer medida que possa ser tomada contra ele. É como se um mesmo bandido todos os dias assaltasse o mesmo  banco. Em algum momento alguém perguntaria: o que houve, será que o bandido hoje se atrasou.

    Alguém conseguiria imaginar o Luis Barroso, por exemplo, cometendo as mesmas ilegalidades de Gilmar? Seria impichado imediatamente. A constância do crime torna o criminoso quase inocente. Não vê o Youssef?

  8. Quando crinça, brincava de

    Quando crinça, brincava de jogar bolinha de gude, jogar taco e outras do tipo. O que causaria estranheza é que, em cada bairro tinha uma regra diferente. Mas não era constante. A cada jogda os adversários inventavam uma regra. 

    Criavam-se regras que permitiam jogar duas vezes, limpar o campo pra bolinha rolar melhor, ida e volta pra peanlts no taco, licença pra trocar de taco e etc. Valia quem pedia primeiro ou quem negavqa primeiro.

    Parece que dr Giumau trata da justiça como que das brincadeiras infantis. Ora vale uma regra, ora não vale.

    Pra impedir o Lulla de ser ministro a justiça pode, pra impedir outros, a justiça não deve interferir na política. 

  9. o processo golpista

    o processo golpista continua….

    a jogada dos tucanos mendicistas é deixar para o ano que vem,

    tirar o temer e realizar eleições através do congresso, indiretas, 

    com um nome tucano, claro!!!!

     

  10. Contra as trevas, luz; contra

    Contra as trevas, luz; contra o autoritarismo, barulho: botar a boca no trombone. Fazer soar no exterior, nos Repórteres Sem Fronteira… em todo lugar, em todas as instâncias.

    ‘tamos aí, anfitrião Nassif!

  11. Mendes é uma aberração como

    Mendes é uma aberração como juiz, num país sério já teria sido afastado e teria todas as suas decisões auditadas.

    Sua atuação sem contestação levou o STF ao mais completo descrédito.

  12. Lógica?

    Este funcionário público criou sua própria lógica. A meu ver, ele não tem o perfil adequado para exercer a função de que está investido.

  13. Deveríamos entrar com uma
    Deveríamos entrar com uma ação coletiva contra esse senhor para tirá-lo
    desse cargo pelo seu partidarismo descarado,o MBL por muito menos entrou
    com uma ação contra o Ministro Marco Aurélio,por isso esse Judiciário se
    desmoralizou muito,SÓ PENSAM EM SÍ MESMOS e precisam ser denunciados
    EM CORTES INTERNACIONAIS,pq aqui a batalha é ganha por eles!

  14. Sanguessugas

    Porque o Sr Gilmar e a ministra Rosa não votam a desaposentação, ou a correção do FGTS, porque não da propina para eles neh

  15. Com todo respeito que

    Com todo respeito que qualquer pessoa merece eu penso que o Sr. Gilmar deveria, tendo em vista suas manifestações pessedebistas, retirar-se do logo STF e dirigir um partido no Mato Grosso onde parece ter mais a ver com seu perfil e, com certeza eleito, fazer parte da bancada ruralista ou da bancada do ensino privado – com todo respeito. Agora no STF ele tem de se abster de prejulgar as causas ou ser parcial, porque depois poderão todas serem anuladas – se a lei viar e ser seguida posteriorimente.

  16. Sanguessugas

    O Gilmar é sanguessuga histórico, porque ele e a Sra Minnistra Rosa Webwr não votam coisas de direito do povo, como por exemplo o direito a desaposentação, a correção do FGTS?? Nós sabemos que não votam isso porque não da propina pra eles

  17. Ora, caro Nassif, a lógica é

    Ora, caro Nassif, a lógica é de dois gumes:

    1) Espada de Dâmocles sobre a cabeça de Temer durante todo este ano, na consolidação do golpe; e

    2) Poder tirar do bolso do colete, quando quiser, eleiçoes indiretas para mandato tampão ate 2018 quando a “soluçao Temer” deixar de convir.

    Agora, o que impressiona é a desfaçatez:

    – Na primeira semana de junho (!) diz que fica pro ano que vem.

    Alias… a desfaçatez impressiona ainda??

  18. Como contribuinte em dia dos

    Como contribuinte em dia dos meus impostos me sinto a vontade para demitir sem justa causa o sr. Gilmar Mendes em caráter irrevogável.Afinal de con ta esse juiz é empregado do povo brasileiro e portanto meu empregado. TÁ DEMITIDO NOBRE JUIZ. MOTIVO.EXCESSO DE PROTEÇÃO AO MEU OUTRO EMPREGADO: SENADOR AÉCIO NEVES.

  19. manobras

    Caro Gilmar,

    Se voce não gosta da palavra manobras, por favor diga qual a que gostaria de ver usada para se referir a essas manobras todas que voce faz para salvar Aécio, barrar Lula, liberar outros investigados porque não são do PT e agora a armadilha que prepara para afastar a Dilma caso o Senado volte atrás. Que nome devemos dar a essas manobras?

    Segundo o Aurélio a palavra correta para suas ações é manobra. Mas se discorda, esclareça. Ficaremos gratos por sua iluminação.

     

  20. O SILÊNCIO MORTAL DOS OUTROS 10 JUÍZES …

    Isso que inacreditável!  A Suprema Corte tem 11 ministros. Pois eles ficam vendo UM único sujeito avacalhar uma instituição. Nada fazem. Silêncio total… O “1” faz o que quer. Putz

  21. Em um sábado ou domingo próximo passado..

     

    Em um sábado/domingo que passou recente, Gilmar Mendes esteve com o interino e tenho certeza que não tatou lá de manobras para transferir esse julgamento para as calendas de 2017, mas sim de urdiduras, arranjos, protelações, engavetamentos, sentar em cima e coisas do gênero, mas jamais manobras que se aplicam geralmente a manobrar volumes de cargas nos depósitos, manche de avião, volante de veículos e etc e tal.

    Então, o preclaro ministro pode ficar esclarecido que, de fato, não foi manobras.

  22. É preciso desarquivar,

    É preciso desarquivar, também, a investigação sobre o Aécio no caso da UTC-Rio. Segundo delação do mala-man Ceará, que fazia as entregas de $ pro Alberto Youssef, Aécio era o mais chato para cobrar propina. Sequer ouviram o diretor da UTC chamado Miranda, que teria feito tal afirmação. Tem que investigar tudo! Parlamentares de esquerda deveriam fazer uma visitinha ao PGR Janot, para solicitar o desarquivamento.

  23. Gilmar Mendes é uma figura

    Gilmar Mendes é uma figura que envergonha juízes e cidadãos brasileiros honestos. Já para os juízes e cidadãos brasileiros de outro naipe, êle é um ídolo…

  24. Gilmar mendes
    Assim como sou contra foro privilegiado e imunidades parlam entrar, sou contra esses intocáveis de toga. Uma suprema corte política e não constitucional não ser aos meus interesses.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador