Suplente preso tenta assumir vaga de deputado nomeado ministro

Jornal GGN – O primeiro suplente do deputado federal Ricardo Barros, nomeado ministro da Saúde no governo do presidente interino Michel Temer, não pôde assumir o cargo na Câmara em seu lugar. Isso porque Osmar Bertoldi está preso em uma penitenciária em Curitiba, acusado de espancar a ex-esposa e descumprir medida protetiva.

Agora, o advogado eleitoral de Bertoldi tenta conseguir sua soltura no Supremo Tribunal Federal, com o argumento que enviá-lo para Brasília é a melhor forma de garantir que ele vai ficar longe da ex-esposa.

“Ele está preso preventivamente por conta de descumprimento de medida protetiva. A posse previne que ele possa violar a medida protetiva. O fato de ele tomar posse em Brasília afasta a hipótese de ele descumprir medida. Todo o processo de aferição da suposta incapacidade dele de assumir o mandato foi feita unilateralmente. Por mais que tivesse preso ele podia ter no mínimo ter sido intimado (na esfera eleitoral)”, disse o defensor, Guilherme Gonçalves.

Do Paraná Portal

Suplente de ministro da Saúde está preso e não pode assumir vaga na Câmara

O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) foi nomeado ministro da Saúde nessa quinta-feira (12) e o primeiro suplente da chapa que o elegeu, Osmar Bertoldi (DEM-PR), não pode, por enquanto, assumir a vaga na Câmara Federal porque está preso em uma penitenciária na região de Curitiba.

Bertoldi é acusado de espancar sua ex-mulher Tatiane Bitencourt e descumprir medida protetiva. Após decisão do Tribunal de Justiça, com base na Lei Maria da Penha, Bertoldi deveria manter distância da ex-mulher depois que ela denunciou as agressões. Na última terça-feira (10), a Justiça do Paraná negou liminar de um habeas corpus que garantira foro privilegiado ao suplente.

STF

O advogado eleitoral de Bertoldi, Guilherme Gonçalves, aguarda decisão imediata do Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a posse. “Está tramitando no STF um mandado de segurança visando a garantia da posse. Ontem (quinta), foi concluso ministro Luiz Fux como relator e aguardamos uma decisão nas próximas horas, mais tardar nos próximos dias”, afirma.

Gonçalves defende o direito constitucional de Bertoldi como primeiro suplente. “O fato de ele ser primeiro suplente pela terceira vez, requalifica e tira da lógica meramente individual, é uma representação coletiva”, defende.

Para a defesa, a posse em Brasília garantiria o cumprimento da medida protetiva, objeto do pedido de prisão.

“Ele está preso preventivamente por conta de descumprimento de medida protetiva. A posse previne que ele possa violar a medida protetiva. O fato de ele tomar posse em Brasília afasta a hipótese de ele descumprir medida. Todo o processo de aferição da suposta incapacidade dele de assumir o mandato foi feita unilateralmente. Por mais que tivesse preso ele podia ter no mínimo ter sido intimado (na esfera eleitoral)”, argumenta. 

Fila

Como primeiro suplente da chapa, Bertoldi já poderia ter assumido duas vezes, no caso da vaga do deputado federal Valdir Rossoni (PSDB), que assumiu a secretaria da Casa Civil do Paraná, e de Reinhold Stephanes (PSD) que assumiu a secretaria de Administração do Estado. Assumiram as vagas Paulo Martins (PSDB) e Nelson Padovani (PSDB).

O próximo suplente é o professor Sérgio de Oliveira (DEM-PR), que deve assumir a vaga de Barros caso Beroldi não tenha sucesso em sair da prisão até a semana que vem. Sérgio tem base eleitoral em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná.

Bertoldi teve 81.789 votos nas eleições de 2014. Sérgio de Oliveira foi eleito pelo PSC, teve 58.924 votos. Em março, Oliveira assumiu a Chefia do Escritório Regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a convite do governo do Estado.

Prisão

A prisão de Bertoldi é baseada em descumprimento de medida protetiva, mas o caso tramita em segredo de Justiça. Bertoldi está preso desde fevereiro deste ano, no Complexo-Médico Penal, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Ele era diretor da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) quando a denúncia de sua ex-mulher veio a tona, em dezembro. Em seguida, foi exonerado.

A ex-mulher fez uma série de denúncias ao Ministério Público paranaense, incluindo a de que ele teria oferecido dinheiro em troca de seu silêncio. A ex-noiva relatou na época que os maus-tratos aconteceram porque ela resolveu desmanchar o noivado. O advogado Claudio Dalledone, que defende Bertoldi na esfera criminal, não atendeu às ligações da reportagem.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um luxo, a “qualidade” moral

    Um luxo, a “qualidade” moral e intelectual dos políticos atuais. Alternam-se entre indiciados, denunciados, condenados soltos, condenados encarcerados e, os mais afortunados, por desídia do aparato repressivo. Com as exceções dos gatos pingados. 

    Piada sem graça, mas bem ilustrativa: antigamente se dizia: “basta cercar e cobrir que vira um circo”. Para os legislativos da presente safra, basta cercar(Congresso, Assembléias e Câmaras) colocar uns guardas no muro que vira presídio. 

    1. O Supremo vai deixar sim, sob

      O Supremo vai deixar sim, sob a seguinte justificativa:

      ‘Não podemos julgar o mérito da decisão. O rito constituctional está corretíssimo: saindo o deputado, quem assume é o suplente, então manda bala…’

       

      E assim todos foram felizes para sempre…

  2. E a mídia mundial se esbalda com nossa miséria política

    1. Mais um episódio bizarro para os correspondentes estrangeiros se esbaldarem;

    2. Ô advogadozinho ruim de petição, quer dizer, para preservar a integridade física da ex-esposa vamos mandar o cara para a Câmara dos Deputados, porque senão, se ficar por perto, ele volta a espancar a mulher. Assim sendo, pela mulher dele, acho que o juiz deveria acatar a petição. 

    3. Vem meteoro, vem. 

  3. bem, creio que o stf

    bem, creio que o stf (apequenado, como sempre) dará guarida ao pedido do impoluto reserva imoral. No entanto, o caso é para prisão imediato do dito advogado, com também imediata cassação de sua carteira na ordem. Maior hipocrisia, impossível.

  4. Quer dizer que um sujeito

    Quer dizer que um sujeito bate na mulher até deixar a cara dela desfigurada, é preso de acordo com a lei, e, segundo seus advogados, seria melhor para a mulher parar de apanhar se o preso pudesse ter liberdade para asumir uma cadeira na Câmara dos Deputados. 

    Solta o bichinho, que vai ser deputado, mamar o dinheiro público, cheio de regalias que a prisão não lhe deu, e, assim, entrou pela perna de pinto e saiu pela perna de pato.

    Parece mentira que exista tanto cinismo no mundo.

  5. genial este advogado !

    Coloca ele “longe” da ex e, assumindo como deputado, ele é colocado perto de TODAS as mulheres do Brasil.  GENIAL!!!

  6. “Bertoldi é acusado de

    “Bertoldi é acusado de espancar sua ex-mulher…”

    Se seguirmos a lógica da montagem do ministério Temer, esse camarada seria nomeado para a Secretaria de Diretos Humanos ou de Políticas para as mulheres.

    A estratégia do advogado do meliante demista é a mesma adotada pelo MPF em relação ao procurador Douglas Kirchner. Para mantê-lo longe da ex-esposa foi transferido de Rondônia para Brasília. Ficaria numa boa se não quisesse, aproveitando a onda midiática, aparecer denunciando Lula. Aí, suas estrepolias religiosas vieram a tona e se somaram as políticas,então, dançou solenemente apesar do esforço de sua defensora Janaína Pascoal.

    Se o advogado der sorte da bolinha viciada do STF cair no escaninho “daquele”ministro, o recurso tem grande chance de ser aceito. Na maior cara de pau o fulano mudaria sua jurisprudência,ou melhor, usaria sua doutrina pessoal que previlegia demistas,pepepista, psdebistas e afins. Condenação, só para petistas.

  7. Iso é que é suplente de qualidade

    O negócio é no cacete. Alinhado ao governo interino. Poderia até ser ministro, se saísse do xilindró.

  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Chama a mãe que eu tô doida. Não pode ser. Não estou lendo o que estou lendo. Nassif vocês beberam? Amanhã vou ler de novo, junto com outra pessoa, para garantir,

  9. Pára o mundo que quero

    Pára o mundo que quero descer.

    Põe lá na Câmara, põe, mais um bandido que diferença faz? Aquilo já virou uma sucursal da Papuda mesmo. Pra facilitar, na próxima eleição nos forneçam a lista das penitenciárias pra gente votar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador