Temer conspirou com Aécio sobre governo de transição, diz colunista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

O fator perda de credibilidade de Eduardo Cunha para encabeçar o impeachment atrapalhou a negociação, diz Dora Kramer

Jornal GGN – Considerado o fiel escudeiro de Dilma Rousseff (PT) em meio à crise política e econômica que, volta e meia, põe a cabeça da petista em xeque, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) teria conspirado, sim, com o senador Aécio Neves (PSDB) sobre um eventual governo de transição. A informação consta na coluna da Dora Kramer, no Estadão desta quinta (5).

Segundo a jornalista, há cerca de 40 dias, Temer e Aécio “tiveram uma conversa” na “casa do senador Romero Jucá [PMDB], em condomínio nos arredores de Brasília. O assunto não prosperou, inclusive porque nesse meio tempo entrou em cena o fator Eduardo Cunha. O vice-presidente quase foi pego de calças curtas em pleno exercício da ‘conspirata’ por um dos agentes de sua equipe de segurança que, preocupado com o sumiço, conseguiu falar com ele por telefone, mas não obteve a localização exata do chefe.”

Pela coluna, Cunha teria perdido credibilidade e ficado sem condições de encabeçar um processo de impeachment de Dilma com tantas denúncias contra si na Lava Jato. Nessa lógica, caberia ao PSDB e ao grupo do PMDB ligado a Temer afastar Cunha da presidência da Câmara, aproveitando a onda de denúncias e o processo contra ele no Conselho de Ética da Casa. Porém, não é isso o que a própria jornalista informa no mesmo texto.

Kramer escreveu sobre a situação delicada em que se encontra Cunha desde que a Procuradoria Geral da República confirmou a existência de contas na Suíça beneficiando o deputado e seus familiares com recursos supeitos de terem sido desviados da Petrobras.

Para a colunista, Cunha conseguirá, a despeito de todos os ataques à sua imagem, se manter no cargo o tempo que julgar preciso. Isso porque oposição e situação têm seus próprios interesses, e eles convergem na necessidade de manter Cunha na presidência da Câmara. Uma ala do PSDB acha que sem Cunha, não tem impeachment. E uma ala do PT acha que tentando derrubar Cunha da Mesa Diretora, o governo dará um tiro no pé.

Outro fator mantenedor de Cunha na presidência da Câmara seria que 2016 é um ano eleitoral e todos, inclusive o PSDB, estarão voltados para as campanhas – muitas custeadas pelo próprio Cunha, como ocorreu em 2014, inclusive com candidatos do PSDB.

Logo, o processo de cassação de mandato que corre no Conselho de Ética tende a terminar em pizza. “O Congresso entra em recesso no dia 17 de dezembro, daqui a um mês e poucos dias. Portanto, antes de março ou abril de 2016 nada se resolve no âmbito do Parlamento.”

“Quero dizer o quê? Que os fatos conspiram contra o andamento do processo de cassação. Cunha provavelmente vai se safar. Com a ajuda de deputados de oposição que a direção do PSDB não consegue controlar. E por quê? Porque fala mais alto o dinheiro das respectivas campanhas.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Temer faz jogo duplo, triplo

    Temer faz jogo duplo, triplo e quadruplo… e pode acabar de quatro na frente do líder do PSDB. Isto seria um problema se Aécio fosse Peixe Espada. Nos últimos tempos ele está mais para Baiacu, incha toda vez Dilma retira ele da água. Ha, ha, ha… 

     

  2. Esperava mais de Temer, se a

    Esperava mais de Temer, se a informação for verdadeira ele passa a integrar a confraria golpista e iguala-se a estatura moral de aécio.

  3. Minha avó dizia a muito

    Minha avó dizia a muito tempo: Quem se mistura com porcos, farelo come.

    No dia que o procurador geral, aquele do pau no chico e francisco, tiver coragem e faze com o cunha da foto o o que fez com o cunha da câmara, a crise acaba rapidinho e este imenso e maravilhoso país volta a andar novamente.

    Ninguém merece essa corja de, descuple,  FDP…. 

  4. Ou a Kramer inventa, ou o Nassif é um “Sonhático”…

    Segundo o Nassif, Dilma “erra” quando “encosta” politicamente o Temer, o Republicano/Estadista/Constitucionalista “Brilhante”.

    Dilma , “erra”, de novo, quando rejeita o “Apoio Político” dado, de forma desinteressada, por Lula a ela.

    Vale a pena assistir a Entrevista do Ciro Gomes ao Paulo Moreira Leite (Espaço Público):

    https://www.youtube.com/watch?v=iTp6NNLZszY

    Ciro Gomes, desafeto do Nassif, espertamente, faz “comentários inocentes” sobre Marina e Lula, entre outros.

    Confirma o DNA do Temer, inclusive como um Jurista de M _ _ _ A.

    Antecipa o próximo Escândalo “2.0” para a Dilma.

    E, Dilma a tudo assiste, enquanto os demais se enroscam cada vez mais…

    Dilma é muito bem informada.

    E, não deve ser por méritos da ABIN.

    Lembrando:

    Guerrilheiro(a) desinformado é Guerrilheiro Morto.

     

  5. Quem pode confiar em pmdb? Só louco.
    Qume pode confiar em pmdb? Só louco!!!!

    que nem partido é, mas sim um condominio de lideres municipais. Fora raras exceções.

    E o psdb então? Que se acham sabichões mas são mantidos na berlinda pela PIG.

    Acabou a PIG acaba o psdb, pps, dem e outras porcarias iguais.

  6. Onde está o seu pé?

    Passaram a acreditar na mídia agora?

     

    Serra indo pro PMDB e derrepente, alguns do PMDB, DE ACORDO COM A MÍDIA, são traidores do PT.

    Eu quando leio QUALQUER COISA NA MÍDIA, fico sempre com um PÉ ATRÁS!

    1. “Notinhas”

      Pois é, Athos. Ainda mais vindo de Dora Kramer, uma fervorosa propagandista antiPT.

      De todo tipo de futrica e “interpretação” esse pessoal é capaz. Nesse joguinho que estão acostumados pode ser qualquer coisa, inclusive “jogar um verde” pra colher bem madura uma “declaração” qualquer de alguém do PT contra o Temer. Além, é claro, de fazer a campanha de que o Cunha está com o PT, e não com a oposição que o colocou na Presidência da Camara (tudo em nome do combate à corrupção, é claro).

  7. traíra

    Se Dora Kramer não fantasiou, Dilma – mal comparando e sendo um tanto hiperbólico – parece o Allende confiando na lealdade do seu Comandante do Exército.

    É bom Dilma ficar cabreira.

    Lá em setembro, Temer jogou a letra:

    “Se continuar assim, eu vou dizer a você, para continuar 7%, 8% de popularidade, de fato fica difícil passar três anos e meio.”

    Traíra tem um tudo que é maloca de Pindorama.

    Informa a Wikipédia:

    “É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios.” (…) “Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo “traíra” também é utilizado como gíria no Brasil para identificar o indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas.”

    Repito e reforço: é bom Dilma se ligar na parada e ficar cabreira.

     

  8. A foto parece ter sido tirada no Paraguai

    A foto que tem um ar paraguaio, também nos remonta a outra foto do doutor Roberto Marinho com o general Figueiredo.

  9. Fora PT

      Vou bater na mesma tecla,o nome do golpe se chama PMDB,o mesmo que tem a vice Presidência,O Senado , Camâra dos Deputados e vários ministérios.

     

    O PT se tornou um Partido Mediocre diante do Poder.

  10. Só se Temer é um tolo.

    Aécio tem uma ação no TSE pedindo a cassação da chapa Dilma-Temer. E por óbvio, a posse do próprio Aécio.

    O patrono dessa causa é mininistro Gilmar Mendes.

    Por que Temer conspiraria com quem quer tirá-lo do governo?

    Seria mais fácil conspirar com Cunha e Renan e tocar o impeachment.

    Temer é uma pedra no sapato de Aécio e de Alckmin. Temer na presidência é candidato a sua própria reeleição.

    Por isso o impeachment é uma grande encenação. 

    É útil para manter o governo acuado. Mas não pode ocorrer.

    Não fazendo nada, Temer não tem nada a perder.  Se o impeachment ocorrer, assume. Se não ocorrer, é candidato pelo PMDB em 2018, fazendo aliança com o PT para vice. Jaques Wagner é o nome. Se o PT não topar, sai com o PMDB e mais um.

    Para que vai querer ter o carimbo de traíra na cara?

    Dora Kramer fazendo o papel de “carimbadora maluca”.

  11. Na boa, a noticia pode ser

    Na boa, a noticia pode ser furada, mas nunca levei fé nesse amigo da onça, que aliás, tem o biotipo muito parecido como original.

  12. Não confio

    Desde novembro de 2014, ainda quando surgiram problemas com a titulação de Dilma, no affair Toffoli, em todo post meu – e vou repetir agora – expus as sérias desconfianças que nutro pelo Sr. Temer, quanto à sua lealdade.  Indo ao meu blog, em cada comentário, haverá uma ressalva a este Senhor.

    A sensação que tenho é de que ele está pronto a desferir um golpe contra Dilma se isso for ao encontro de seus objetivos. E não foram poucas as situações dúbias em que esteve envolvido de lá para cá que denotavam uma certa “inclinação” …

    Li os comentários acima, da turma que pode dar um norte a respeito, e tudo faz sentido na direção de que seria um tiro no pé o Sr. Temer se aliar à oposição e que a própria oposição não desejaria este arranjo.

    Mas, ainda sim, repetindo mais uma vez, não confio.

    E se condições objetivas se apresentarem para que ele obtenha um naco maior de poder, ele então estaria escusado para “mudar de lado”?  Aí, fica ainda pior a emenda do que o soneto.

  13. O poder é sempre muito tentador

    Não surpreende, talvez so ao Nassif, que sempre insistiu no “republicanismo” do vice-presidente. Em todo caso, desde a famosa frase faca nas costas da presidente Dilma de que “ninguém se sustenta por longo tempo com apenas 7% de apoio”, que disse em comentario que Dilma deveria ficar esperta com seu vice. Ah, Dilma, para que serve a ABIN?

  14. Alguem disse hoje que Aecio eh burro?

    Mentira pura.  Temer nao “conspirou” nao.  Do jeito que Aecio eh burro, Temer faria uma coisa dessas logo com Aecio, gente?

    O que aconteceu foi que Aecio lhe apresentou a proposta inteira em toda sua gloria.

    So isso.

    E o que Temer fez mesmo?

    Deu respostas tao ambiguas e inconclusivas que Aecio achou que Temer estava do lado dele (e se Dilma as tivesse ouvido, Dilma acharia que Temer eh o comediante mais engracado do planeta).  Eu teria feito a mesma coisa, pra que dar corda pra um psicopata analfabeto E BURRO?  (Duvido que Temer tenha se incomodado de informar Dilma a respeito de burrada tao grande por RESPEITO ao partido dele.)

    So que Aecio nao percebeu e levou alguns meses pra digerir o encontro!  Notaram como ele eh burro?

    AGORA que Aecio percebeu “uma ou outra” coisa errada com o que Temer disse no longincuos meses desde entao, ele decidiu queimar o filme de Temer com Dilma, possivelmente com os petistas.

    Posso ate nao gostar dele, mas isso tem que ser dito:  um cara honesto, honrado em toda ocasiao, com Dilma e com o cargo.

    Ele merece mais respeito, Aecio.  VA VAZAR SUAS FOFOQUINHAS PRA SUA MAE.

    1. Que falta de respeito, chamar

      Que falta de respeito, chamar Aécio de burro!!!! Falta de respeito com o burro, é claro!!! Falando sério, concordo com o Ivan, o Temer é muito macaco velho para cair em uma roubada dessas. E não morro de amores por ele, mas reconheço que o Vice Presidente é bem vivido para ser tão infantil assim. Já o Aécio, está muito, mas muito, muito, muito abaixo da crítica.

    1. “Temer e Aécio “tiveram uma

      “Temer e Aécio “tiveram uma conversa” na “casa do senador Romero Jucá [PMDB], em condomínio nos arredores de Brasília. O assunto não prosperou”.

      Vera, logo voce?!  Nao ta vendo que a “noticia” foi plantada por Aecio?  Ate os detalhes do “seguranca” que “procurou” Temer sao inacreditaveis!

      Kramer nao esta vendo que esta sendo cavalgada ou esta sendo cavalgada de bom grado?

  15. Se as coisas vazam desse

    Se as coisas vazam desse jeito, como é que o Temer ia entrar numa dessa, com que cara ele agora ia olhar pra Dilma?

    Temer é político experiente.

    As pessoas pensam que a Dilma e o Temer são duas bestas.

    Besta é acreditar nesse frissom da turma que torce contra.

    E besta é também essa oposição liderada pelo Aécio.

     

     

     

     

     

  16. Essa, da Dora Kramer – mais

    Essa, da Dora Kramer – mais essa – é tão óbvia que eu chego a acreditar que seja verdade pela mentira que ela enseja.

  17. É bem engraçado agora, ver a

    É bem engraçado agora, ver a ingenuidade nos comentários.

     

    E neste momento – 26/06/2018 – Temer se encontra furtivamente com Aécio e Maia.

     

    Vem algo por aí!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador