Temer desembarca de reunião do G20 antes do encerramento

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Primeiro Michel Temer, presidente, não confirmou presença na reunião da cúpula do G20, ficando de fora nos folhetos informativos. Então resolveu participar. E foi. Depois praticou alguns malabarismos em entrevistas, chegando ao cúmulo de dizer que seu governo “está aumentando o desemprego” e agora volta ao país antes do encerramento formal da reunião do G20. Pelo menos participou da foto oficial.

Segundo reportagem da Folha, de Diogo Bercito, a evasão da reunião se deu antes da última sessão e emissão do comunicado conjunto, tradicional documento do fim da cúpula.

Em declaração oficial no sábado, com sinal de “tudo joia”, Temer disse estar tranquilíssimo, depois de ter dito que não existe crise econômica no Brasil. Afirmou, na ocasião, que o país está crescendo no emprego, na indústria e no agronegócio. Esqueceu, ao viajar, que o que mais cresce no país são os movimentos políticos para que Rodrigo Maia tome seu lugar na Presidência até as eleições de 2018.

Temer foi para Hamburgo depois de ter, inicialmente, cancelado sua participação. O que conseguiu foi uma agenda esvaziada, sem nenhuma reunião importante e, é claro, no programa entregue à imprensa o representante brasileiro apontado era Henrique Meirelles, e não ele.

Então Temer volta antes do final da reunião e isso pela possibilidade de perda de apoio importante para se manter no cargo. Prova disso são as declarações pinçadas na grande imprensa sobre um provável governo Maia, com manutenção da equipe econômica e implementação das reformas. Um consenso.

Em Hamburgo, Temer também declarou que tem preocupação “zero” em relação à provável delação de Eduardo Cunha, seu companheiro de partido por muitos anos. E também não ter nenhuma preocupação quanto a uma debandada da base aliada na Câmara, principalmente agora que irá para o plenário a denúncia de corrupção passiva contra ele.

Temer acredita que o PSDB continuará em sua base, pois os quatro ministros que participam do seu ministério telefonaram para explicar declaração do senador Tasso Jereissati, presidente interino do partido, que afirmou ter Maia condições de conduzir a transição até as eleições. Segundo Temer, seus ministros garantiram que o que Tasso diz não condiz com o pensamento da maioria do PSDB.

Leia a matéria de Diogo Bercito aqui.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chegando ao cúmulo

    de dizer que “seu governo está aumentando o desemprego”.

    Enfim, chegando ao cúmulo de dizer a verdade!

    O que me espanta é alguém se espantar com a expressão da verdade.

    No G20 , Temer só apareceu pra inglês ver,  saiu à la francesa e voltou como o tupiniquim que é, humilhado.

  2. G20

    Enfim o encontro de Trump com o Putin e o anúncio posterior de um cessar fogo numa área da Siria com pouco fogo.

    A exemplo de tantos outros, esse acordo, a iniciar-se no domingo, deve ser desrespeitado nas primeiras horas da segunda.

    Os chamados mandatários, sobretudo nos “states”, mandam muito pouco. Então, declarações e mais declarações de boas intenções que ninguém liga.

    G7, G2O e outros tantos similares, quase nada além de convescotes com desfiles de moda das primeiras damas mais celebradas, dessa feita sem muito destaque para primeira filha, uma nova “atração” introduzida pelo Trump em viagens internacionais. E, claro,os protestos de praxe que, em Hamburgo, foram bem marcantes.

    Os conflitos armados pelo mundo seguem seu curso e o caos se propaga.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador