Temer nega uso da Força Nacional, mas oferece Forças Armadas para presídios

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Cercado por uma crise no sistema penitenciário que culminou em mais de 130 mortes de detentos em menos de duas semanas, o presidente Michel Temer decidiu admitir que as rebeliões estão se espalhando pelo País e permitiu que o Ministério da Defesa empregue as Forças Armadas na segurança interna dos presídios.

Segundo reportagem da Folha, essa foi a solução anunciada por Temer nesta terça (17), após reunião com governadores que queriam o uso da Força Nacional para conter a crise nos presídios. O governo federal, contudo, explicou que a Força Nacional é um instrumento que não poderia ser utilizado nesse tipo de requerimento sem afrontar a Constituição. A instituição foi criada para atuar em casos pontuais, disse.

O porta-voz da Presidência Alexandre Parola afirmou, segundo relatos do jornal, que os agentes militares farão “inspeções rotineiras em busca de materiais proibidos” nas instalações prisionais e atuarão em conjunto com as polícias locais, hoje responsáveis pela vistorias. O Ministério da Defesa será responsável pela operação com anuência dos governadores, uma vez que as carceragens são estaduais.

O encontro entre Temer e os governadores também  projetou a criação de uma comissão nacional para reforma do sistema prisional, com as participações de integrantes dos Poderes Legislativo e Judiciário e da sociedade civil.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Numa espécie de sincronicidade
    Numa espécie de sincronicidade, enquanto lia o post passou um amarelinho cheio de estudantes da área rural….transporte escolar que jamais teria se tornado real pela vontade dessa elite golpista. Vendo o onibus passar tive a sensaçao de estar presenciando um presente que logo logo sera passado e ficara na memoria do povo como um tempo de pertencimento descontinuado/interrompido pelo golpe de Estado dado por esta narcoelite.

    1. Golpistas , em uma melhor
      Golpistas , em uma melhor análise todos os políticos (99%) são golpistas porque dão Golpes no povo a cada eleição. Mas para admiradores de determinado partido, ou melhor seita, só alguns são golpistas… Ah como se eles também não fizessem parte da elite. Ou é ingenuidade demais ou lavagem cerebral. Esse discurso não cola mais. Game over.

  2. Entreguismo: FFAA estão dentro!

    A MISSÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA (Do portal=http://www.defesa.gov.br/):

    “Coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a SALVAGUARDA DOS INTERESSES NACIONAIS e o incremento da inserção do Brasil no
    cenário internacional.”

    Ao contrário do que se espera, as forças armadas estão PARTICIPANDO do entreguismo, inclusive da vigilância de nosso espaço aéreo entregando-a a empresas privadas. Um escândalo!

    https://www.conversaafiada.com.br/economia/traira-quer-privatizar-vigilancia-aerea

  3. Nessa escalada de absurdos

    Nessa escalada de absurdos aonde irá parar esse governo usurpador? Mais perdido que cego em tiroteio, sem transparecer possuir nenhuma capacidade de enfrentar, e vencer(ou ao menos remediar), os graves problemas que o país enfrenta, faz agora o uso da apelação mais grotesca, que é essa de convocar para transformar as Forças Armadas em reles guardas de presídios. 

    Só desespero pode explicar essa tentativa de instrumentalizar uma instituição que representa a salvaguarda última da nossa soberania. Decerto que seus comandantes resistirão até o nível do motim a esse absurdo.  

  4. O Inimigo interno tá internado nas masmorras medievais

    quanto mais inimigos internos do exército combater, mais o externo tomará e controlará sua retaguarda e ele não pode mais nem bater em retirada, só restando se preparar psicologicamente pois não tem vaselina para as estocadas. Eles só querem explorar sexualmente as mulheres do brasil e a riqueza do seu povo, deixando-os na miséria. O exercito não é melhoral, é piolhal

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador