Temer volta atrás e diz que manterá tradição do PT de lista tríplice

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após reação negativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o interino Michel Temer desmentiu as declarações de seu ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, sobre a mudança no critério de escolha do procurador-geral da República.
 
Foi o primeiro desentendimento de Temer e sua equipe ministerial. Sem consultar o interino, Alexandre de Moraes afirmou que “nenhum direito é absoluto e o país precisa funcionar”. Ele defendeu, como ministro da Justiça, que o governo de Temer não nomeie obrigatoriamente o mais votado de uma lista tríplice por integrantes da Procuradoria-Geral da República.
 
De acordo com nota oficial de Michel Temer, o ministro “tão somente fez uma análise da previsão constitucional que garante plena autonomia da Chefia do Ministério Público da União”. Isso porque a Constituição Federal não prevê a eleição interna na Procuradoria, mas a prática foi adotada nos governos petistas, que sempre indicaram para o cargo o primeiro da lista.

 
A prática era elogiada por membros do Ministério Público por garantir maior autonomia à instituição. Mas Alexandre de Moraes indicou que a medida poderia ser interrompida no governo Temer.
 
Em resposta, a ANPR afirmou que “a Lista Tríplice para escolha do procurador-geral da República é uma conquista da sociedade e que desconsiderá-la seria um retrocesso”. “Inadequado para um governo que se diz democrático e a favor da independência das instituições”, disse o presidente da Associação, José Robalinho Cavalcanti. 
 
Com a nota, Temer voltou atrás e amenizou o anúncio de Alexandre de Moraes. O presidente interino disse que o ministro não conversou com ele sobre a proposta de alteração no processo de escolha do procurador-geral da República e disse que “pretende” manter a tradição criada pelo PT de escolher o mais votado da lista do MPF. “Quem escolhe o procurador-geral da República é o presidente da República”, disse, em recado direto ao ministro da Justiça.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif
    Alguém sabe

    Caro Nassif

    Alguém sabe quando será escolhido o próximo procurador geral para os golpistas?!

    Saudações

  2. Apenas politica…

    Preocupa não, ministro…

    Isso é politica…

    Na hora H, vai ser você que escolhe, ele apenas vai assinar…

    Esse negócio de PT no governo acabou…

    Vai ser igual São Paulo!

    Um Tucanistão…

    Por isso, MP para quê?

    1. O jeito tucano de governar

               no As Falas da Pólis:     https://www.facebook.com/AsFalasdaPolis/?fref=nf

      É incrível, mas verdadeiro: o gabinete do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), possui mais do que o dobro de funcionários da Casa Civil do governador de São Paulo, o mais rico e populoso estado do Brasil. No gabinete paulista, são 65 servidores. Já no gabinete da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) – o equivalente à Casa Civil de um Estado -, são 158. A gastança com esse batalhão impressiona.

       O gabinete de R$ 16 milhõesÉ incrível, mas verdadeiro: o gabinete do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, possui mais do que o dobro de funcionários da Casa Civil do governador…DIARIOONLINE.COM.BR  

       

  3. O TEMER …

    O TEMER E A SUAS CORRIOLAS ESTÃO SE ACHANDO. APROVEITA, POIS VOCÊS SERÃO COLOCADOS PARA FORA COMO CÃES VIRA- LATAS.

  4. Foto

    A ver essa foto do post, o fígado ferve, o estômago revira, a pressão sobe e o sangue vai para as extremidades do corpo, preparando-se para a luta; mas Brasília está longe daqui. Essa sela e o cabresto, não aceito. Salve as mulheres e a sua luta, façam pelos homens que estão sendo emasculados!

  5. He, He, He.
    Governo chiclete.

    He, He, He.

    Governo chiclete. Vai e volta, não cola e não consegue tampar o buraco que se propôs.

  6. Muda de ideia da manhã para a tarde…

    Um governo que começa o dia dizendo uma coisa e de tarde já diz outra, completamente diferente. E ainda criticavam os discursos da Dilma…

    1. é verdade,

      sobre aumentos do funcionalismo já vi 3 ou 4 reportagens dizendo coisas completamente distintas. vou acreditar na que disse que o temerário não ia arriscar um confronto, com possibilidade de greves!

  7. mas o importante era o resto.

    isso que ele disse é verdade. foi uma idiotice aceitar esse cabresto.

    agora o que ele não negou foi a parte do mp/pf. a partir de agora não podem mais investigar. isso não foi negado pelo temerário a temer.

  8. A lista será triplíce,os

    A lista será triplíce,os nomes não. Será, como sempre foi quando golpista governa,a lista de um só nome. O nome de um destes golpistazinhos escondidos ou não no ministéro público,muito provavelmente,outro advogado do PCC.

    1. temer voltara atras….

      A base tucana do governoTemer arquitetando a volta do “Engavetador Geral da República” Parte II. Falando nisto onde estão todos os outros casos de corrupção nos estados e municipios? O Judiciário brasileiro só pode funcionar em Curitiba?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador