Tempos de Turbilhão, Darcy Ribeiro

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Mesmo quando realçam a sofisticação do golpe em curso (desferido por parlamentares com ajuda da mídia e dos Juízes) alguns jornalistas e analistas políticos insistem em comparar 2016 a 1964. Em razão disto, uma releitura da obra de Darcy Ribeiro é recomendada.

“O governo Jango era reformista, mas a profundidade das reformas que propunha fez com que ele passasse a ser percebido como revolucionário, provocando, assim, uma contrarevolução preventiva. Caiu porque a única forma de enfrentar uma contra-revolução é fazer a revolução e isto excedia a tudo o que aquele governo pretendia.” (Tempos de Turbilhão – Relatos do Golpe de 64, Darcy Ribeiro, editora Global, São Paulo, 2014, p. 59).

O golpe desferido contra Dilma Rousseff não foi violento. De fato, duvido muito que Michel Temer/Eduardo Cunha tivessem condições de reunir tropas para conseguir conquistar o poder com o uso de violência. O PT, por outro lado, ampliou os gastos militares e, sem dúvida alguma, realizou o maior programa de modernização das Forças Armadas desde a década de 1970. Tudo bem pesado, o partido de Lula deveria estar em condições de usar a força bruta contra Temer/Cunha. Mas nada foi feito para impedir o golpe.

Esta será, talvez, a maior ironia da História do Brasil. Nunca antes em nosso país um governo apoiado pelos comandantes militares caiu de uma maneira tão pacífica. João Goulart caiu porque não tinha o apoio dos militares. Dilma Rousseff recebeu o apoio dos comandantes das três armas e caiu sem dar um único tiro no seu adversário. É por isto que não podemos fazer comparações entre o golpe de 1964 e o de 2016.

Há ainda uma questão que merece ser estudada com cuidado. Michel Temer está realizando uma ampla reforma neoliberal sem ter sido eleito pela população para realizar o programa de governo que ele resolveu impor ao país. Como se fosse um verdadeiro autocrata, Temer já começou a cortar os investimentos na área social.

O programa Minha Primeira Mansão substituiu o Minha Casa Minha Vida. O SUS está sendo deliberadamente assassinado pelo Ministro da Saúde. O TST e os TRTs estão sendo sucateados no exato momento em que os Juízes receberam aumento salarial. O programa ciência sem fronteiras foi enterrado, os outros programas educacionais da União estão sendo parcialmente interrompidos. As forças reformistas (O Globo) exigem a privatização das universidades públicas. A jóia da coroa do novo Brasil, o Pré-Sal, está sendo entregue aos norte-americanos.  

Em 1964 as Forças Armadas interromperam as Reformas de Base. As reformas impostas ao país sem o apoio da população (e mesmo contra a vontade da maioria do povo) serão toleradas pelos militares? Eles vão aderir ao golpe de Michel Temer/Eduardo Cunha ou preparam um verdadeiro golpe para interromper a destruição do Estado que levará inevitavelmente a manifestações civis cada vez maiores e mais violentas? Estas são as perguntas que seguem sem resposta.

Na Turquia o golpe foi interrompido e os responsáveis foram presos. Vários juízes foram metidos na cadeia junto com os políticos e militares golpistas. O mesmo ocorrerá no Brasil ou estamos fadados a confirmar o que disse um ex-presidente turco ao comparar a Turquia com alguns países latino-americanos?

O livro de Darcy Ribeiro não traz respostas para as nossas dúvidas em razão do golpe de 2016. Mas a sua leitura pode nos ajudar a formular as perguntas certas. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

View Comments

  • "Chegada a hora,eu veria a

    "Chegada a hora,eu veria a ser não o médico que tanto supus e quis,mas o cogitar que jamais cogitei.Ainda estou aprendendo a me ser,eu mesmo,comigo:Migo,nas pautas variadas em que estou sempre me sendo e me mudando.Assim será fatalmente,até que não mais seja nem esteja.O certo é que sairei sofrido,com o sentimento fundo de estar deixando o mundo desconsolado para sempre dá orfandade de perder-me".Lindo de viver.Trecho do livro MIGO,que recebi com dedicatória de Papai.Essa foi a herança maior que Papai me deixou.Darcy é um meus ídolos.Papai também.

  • Perfeita e ponderada, nesta noção de recontar o passado
    Li, faz uns dois anos, um dos livros de Skidmore sobre o período militar brasileiro. É de arrepiar os cabelos de apenas uma das premissas do estudioso americano. Militares teriam feito votações nos quartéis para decidir caminhos políticos, e o que fizeram fora da caserna, no periodo de 64 a 78, foi simplemente tentar tapar a boca das urnas, contra manifestação popular. Espantoso que um estudioso consiga, dentre outros 'achados' do livro implementar acriticamente esta tese prá lá de inverossímil. Ou uma ( haviam votações de caserna ) ou outra ( os militares tapavam, simbolicamente, as urnas ). Simples assim. Se as decisões foram colegiadas ( e não teria como ser diferente ) no meio militar teria se instituído o voto? Num ambiente de caserna? Junto com a repressão, juridica inclusive, às urnas? Além de não conseguir sair da tendência à descrição romanceada épica. Os nossos livros reportagem da Geração Editorial, deixariam a narrativa dele no chinelo.

    Pois é, a mudança da narrativa atinge quem, primeiro podendo, nem rememora, nem lê e nem conclui. A propalada absolvição de Collor. Os mais velhos lembram que a PF de Tumão invadiu e levou os computadores de Paulinho Gasolina sem mandato. Isto originou prova colhida por meio ilícito. Que posteriormente absolveu Collor. Aliás lembrar que Tumão foi chefe da Receita e PF, concomitantemente...

    Agora deu de se reabilitar Jorge Serpa, enquanto outros...se falarmos dos indiscutíveis méritos de Golbery, consuram nossos comentários.

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

9 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

11 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

11 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

12 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

12 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

12 horas ago