Teori inclui novas informações em denúncia contra Lula na Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

28/03/2016- São Paulo- SP, Brasil- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de coletiva à imprensa internacional. Foto: RIcardo Stuckert/ Insituto Lula

Do JOTA

Por Livia Scocuglia
 

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a inclusão de informações sobre o banqueiro André Esteves na denúncia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado por obstrução da Justiça da operação Lava Jato.

Na denúncia, Lula e o ex-senador Delcídio do Amaral são acusados por tentar evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. 

No mesmo processo já foram denunciados o senador Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves, o ex-chefe de gabinete Diogo Ferreira e o advogado Edson Ribeiro.

A PGR aponta que Lula, José Carlos Bumlai e Mauricio Bumlai atuaram para comprar por R$ 250 mil  o silêncio de Nestor Cerveró.

O pedido para incluir novas informações foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que cita o “relacionamento estreito” entre Esteves e o Instituto Lula. Segundo Janot, o banqueiro é um dos principais mantenedores do Instituto Lula e que isso se deve a Lula ter sido um “grande sponsor” dos negócios do BTG.

Janot afirma que embora “isoladamente” as doações do banqueiro para o instituto não constitua crime, indica que o contexto das doações a que faz menção é extremamente relevante para algumas investigações em curso, tanto em relação ao ex-presidente Lula “especialmente a que trata de possível prática de crime de lavagem de dinheiro envolvendo o pagamento de suas palestras, quanto a relacionada à própria organização criminosa do Caso Lava Jato”.

Em nota, o instituto declarou que Lula já esclareceu em depoimento prestado à Procuradoria Geral da República que jamais conversou o Delcídio sobre o assunto. A defesa de Esteves pediu ao STF o arquivamento da denúncia contra o banqueiro, mas o pedido foi negado por Zavascki.

O ministro Teori Zavascki encaminhou para o juiz Sergio Moro trechos da delação premiada de Delcídio sobre a suposta participação de Esteves envolvendo a venda de postos de gasolina para a BR Distribuidora. O juiz vai avaliar se abre ou não a investigação.

Em delação premiada, Delcídio afirmou que Esteves estaria interessado no silêncio do Cerveró porque o ex-diretor, que também atuou na BR Distribuidora, tinha conhecimento sobre envolvimento de um sócio de Esteves nas fraudes.

“Por fim, no que toca ao relacionamento estreito entre André Esteves e o Instituto Lula, as informações prestadas pelo colaborador interessam à Ação Penal 4170, ao Inquérito 3989/STF (organização criminosa) e ao Inquérito 2269/2015, este instaurado perante o Juízo da 13″ Vara Federal de Curitiba com o objetivo de apurar possível crime de lavagem de dinheiro envolvendo o pagamento por parte de empresas de palestras de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Instituto Lula”, afirmou Janot.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Indignação

    Quando leio esse tipo de matéria, fico prá lá de indignado. Como pode termos um judiciário tão comprometido com a plutocracia, como o brasileiro? Até o momento o atual governo golpista não foi, apesar de trocentos picaretas, inclusive com vários investigados, incomodado com NADA. Eduardo Cunha, aparelhando com sua tropa de choque todos os espaços do governo e esse juiciário porcaria que temos não diz NADA. Agora, quando se trata de PT, qualquer resmungo, qualquer suspeita, qualquer matéria plantada pelo PIG, logo, logo a PF já está investigando, tentando inclusive chantagear pessoas para que delatem alguma coisa sobre LULA. Gente, da nojo,AAAAAAAAAAAAAAArrrrrrrrgggggh. Pronto, judiciário brasileiro, VOMITEI VOCÊS.

  2. E ainda há quem pense que o

    E ainda há quem pense que o golpista era o Gilmar.

    Quem bancou o Cunha até a aprovação do impeachment e o aumento do judiciário? Será que era só por causa do aumento que a Dilma não queria dar?

    Há uns dias fiz um comentário sobre este Xavaski e não foi publicado.

    Eu penso que ele merece o comentário.

  3. stf/janot me engana que eu gosto

    O Cerveró depois de roubar por tanto tempo e muuuuito na Petrobrás ia aceitar um cala a boca de 250.000.00 (Duzentos e cinquenta mil reais)?

    Teori e Janot como dizem no popular vá c@#$r no mato!

  4. Pensa em um Mau Caráter = Janot

    “Janot afirma que embora “isoladamente” as doações do banqueiro para o instituto não constitua crime,” (Mas podemos criminalizar se achar melhor)

  5. Precisa ser muito imbecil

    Precisa ser muito imbecil para acreditar em uma asneira dessas. A troco do que o bandido que pode ser premiado com uma fofoca qualquer trocaria a sua liberdade por qualquer quantia em dinheiro? Ainda mais que,solto,poderia continuar a chantagear que quisesse?

    O senador cassado,do bico rosa e penas idem,tem  as qualidades para isso. Nào acredito que ninguém mais o acompanharia nestas “qualidades”.

    Ah! Esqueci,o STF tem empenhado-se em disputar este espaço dedicado,anteriormente,àqueles que eles adoram chamar de néscios.

    1. Néscios

      Por falar em néscios, gostaria que me explicassem as razões pelas quais o acusado de roubar milhões da Petrobras precisava de alguns trocados para sustentar a família. (trocados, sim, pouco mais da metade do que o moro leva a título de vencimentos e vantagens). Será que os homens da lei já levaram tudo?

  6. É preciso ter estômago

    É preciso ter estômago para aturar esses paldinos da “justiça” e da moralidade, para aturar esse lenga-lenga infidável de acusações, de suposições contra um homem digno. Esse constante conluio com um mídia fascista no desgaste da reputação dos que não lhe agradam. O interessante é que esses senhores em suas ações se revelam pequenos, vis, conspiradores, inferiores em caráter e grandeza à sua vítima. Levam suas instituições e o país ao descrédito. É necessário que nos afastemos da crença e da esperança que costumamos cultivar de que esses senhores e suas instituições são os guardiões da justiça. Nada mais errado. É necessário que os movimentos sociais organizados denunciem e combatam, sem trégua, os desvios éticos e jurídicos dessas intituições. É improvável que uma nova ordem jurídica surja dessas instituições tão contaminadas pelo arbítrio.

  7. A gente não pode se calar

    A gente não pode se calar diante de uma justiça tão afoita e sem escrúpulos, em especial a que vem do STF. Por que fatos que já rolam desde finais de 2015 tem que vir à tona agora. Pegando o momento de ontem e o de agora vê-se claramente a sequência de insultos, porque é isso que considero, à pessoa de Lula. Não bastasse a ira dos golpistas, incluindo mídia, Moro, até o STF parece carecer de visibilidade.

    Dois pesos e duas medidas, sempre, sempre. 

    Ontem o STF empurrou com a barriga, mais uma vez, uma investigação cotnra Aécio, e já engavetou outras tantas que de tantas a cabeça da gente nem mais registra direito.

    Vir agora o Sr, Teori mexer com Lula pelo que disse um sujeito que acaba de ser defenestrado pelo Congresso, que não tem a menor credibilidade, até porque faltam provas de suas declarações. 

    Por que um ministro do Supremo tem que considerar que Delcídio acha que Lula pode estar enrolado com o problema dele, que foi ele quem criou pra si, apenas por ele ter dito que Lula, por ser amigo de Esteves e de Bunlai, ambos já debaixo das varas de Moro, necessariamente deveria estar também nas maracutaias deles?

    Tudo isso nos faz crer que realmente interessa demais a todos que Lula seja preso, e o mais rápidamente possível.

    Agora, é bom que esses ministros saibam que se ainda tentarem argumentar qualquer de suas ações com aquela máxima de que é necessáiro atender aos clamos das ruas, é bom que voltem os ouvidos para os clamos das ruas. As ruas de ontem foram substituídas por outra diametralmente oposta em ideias e convcções.

  8. O judiciário está no golpe.

    O judiciário está no golpe. Em todos os lugares tem gente boa e gente ruim, cabe aos bons lutarem para que o judiciário se transforme numa instituição verdadeiramente imparcial, assim como milhares e milhares de pessoas estão lutando pelo restabelecimento e aperfeiçoamento da democracia.

  9. Tá proibido

    Tá proibido no Brasil conforme a lógica do MPF ser amigo de gestor público do PT, só do PT, claro, especialmente se for empresário.

  10. 250 mil?

    Isto está correto? Comprar um cara que roubou milhões por 250 mil? Por um acaso Cerveró virou congressista e estão comprando seu voto para dizer não ao golpe? Por que por uma merreca desta só isto mesmo alguem se venderia! Para um safado que se denuciar Lula por qualquer coisa, até matar a mãe, vai ao paraíso? Isto é, será solto e vai poder viver feliz para sempre em Miame com os seus milhões roubados! Tá faltando imaginação nesta cambada de salafrários ou nos acha tão tolos assim?

    1. Só não parece ilógico para o
      Só não parece ilógico para o PGR e a justiça que um milionário se deixe cooptar por uma merreca de $250 mil e mesada de $50.

  11. LULA falha,deveria logo dizer
    LULA falha,deveria logo dizer que é perseguido pelo STF,provas não faltam!
    Lembremo-nos seu caso da nomeação a ministro pela Dilma e a rapidez que
    foi para “ferrá-lo” já sobre Cunha e o Aécio são umas TARTARUGAS esse STF.
    SÓ SABEM DELIBERAR SOBRE PICUINHAS E PIPOCAS MESMO!!!

  12. Usar as instituições

    Usar as instituições existentes, como o Congresso, a Justiça,Puliça Fede Mal e Monstro Público que também Fede Mal é o meio que os muito ricos insatisfeitas em abocanhar gordas parcelas do orçamento dos governos usam para mostrar sua taras sociais. As elites partiram para cima da população em geral. O livro “Rebelião das Elites” aborda a atual “tara” dos ricos. Esses tarados parecem voltar no tempo, mas estamos bem fincados no século XXI e eles perderam o pudor. Cuidemos de nossas crianças. Tarados não tem limites!

  13. 250,000? Iriam fazer uma operação arriscada dessa

    por essa merreca? Vai ver que o sonho da vida dele era comprar um carro bom , é isso?

    Esse Janot está fazendo todo mundo de trouxa , acreditando nessas baboseiras.

  14. Até pouco tempo atrás o Teori

    Até pouco tempo atrás o Teori parecia enxergar com clareza o criminoso malabarismo que coleguinhas magistrados de várias esferas da justiça estavam fazendo para encarcerar Lula a qualquer preço. De repente ele não só parou de enxergar como, aparentemente, aderiu ao lado oposto. Como o ministro é reconhecidamente uma pessoa honrada, ao contrário de outras figuras facilmente identificáveis, fica a dúvida. O que houve? Graves ameaças?

  15. Até quando vai se mentir tão descaradamente?

    É impossível pensar que um juiz do STF e um procurador geral da República estejam sendo inocentes nesta ação.  Uma ação que se inicia com uma cinematográfica gravação das bazófias mal intencionadas de Delcídio. O que se tem de concreto é presença de Delcídio, seu assessor , o  banqueiro e o filho inocente de um ladrão. Uma gravação impressionantemente feita e vazada. Dentre as bazófias existia a insinuação de forte influência sobre membros do supremo.  Isto não esta na delação mas está numa gravação. Esta frase ofensiva a membros do supremo foi punida com a prisão de um Senador, sem sequer pedido ao Congresso. O pedido posterior, foi da manutenção da prisão. Um resposta tão dura, deve ter sido pela indignação do ministro contra uma mentira. Porém me parece que agora o ministro acredita piamente nas palavras de Delcidio. Por outro lado  se o Procurador fosse consistente, acreditando na delação, deveria  indiciar membros do supremo, citados na gravação pelo delator. No entanto consistência e coerência não abundam por estas bandas.Pois há ainda o curioso fato das idas e vindas do banqueiro. Inicialmente preso, foi a seguir liberado, aparentemente por falta de provas.  Mas agora, depois de enfraquecido pelo proprio estrago causado pelo fato  o banqueiro,  está de novo na berlinda, mas agora com o objetivo claro de incriminar um personagem que sequer havia sido mencionado citado durante todo o processo. Manipulando a opinião publica, o agora Delator Delcidio, age junto com um procurador, junto com a midia e agora junto com um juiz do STFcontra Lula. Da mesma forma que a Zelotes se transformou durante um certo periodo em caça a família Lula, agora o processo é um processo de caça ao Lula. O BTG,  passou a ser segundo Janot, o principal SPONSOR  ( o procurador fala muito bem inglês)do Instituto Lula ( grossa mentira).. Embora hajam palestras confirmadas , provadas documentadas, registradas, declaradas na Receita Federal, e embora as doações aos Instituto Lula sejam da mesma monta das doações efetuadas ao Instituto FHC, um JUIZ do STF dá acolhida a esta manipulação. Não posso crer que estas pessoas não compreendam o que fazem e eu não posso acreditar que   o façam inocentemente . O que me deixa triste é a impotência de um cidadão diante disto tudo. 

  16. André Esteves pagou a viagem

    André Esteves pagou a viagem e hospedagem da lua de mel de Aécio em luxuoso hotel de NY. Alegaram que era dinheiro de palestra não cobrada por Aécio. Ficou por isso mesmo. Não precisa provar nada. Nem Janot nem Teori questionaram. Fica o dito pelo não dilto. Não vem ao caso.

    Judiciário podre.

  17. Não foi o Esteves que pagou a

    Não foi o Esteves que pagou a lua de mel do Aécio em Nova Iorque??? O STF constrói a cada dia uma história de traidores da democracia que tinham que defender. Janot passará como Silvério dos Reis em tempos em que traíras abundam. Mas esses tristes ministros que ofendem a constituição deixarão rastro mais marcante na história, responsáveis pela vergonha qie passa e passará o Brasil frente ao mundo, pela tristeza de, sob a desculpa de analisarem apenas a ritualística, terem permitido que um governo usurpador venda o patrimônio do país. Será uma vergonha para os descendentes daqueles senhores.

  18. Não foi o Esteves que pagou a

    Não foi o Esteves que pagou a lua de mel do Aécio em Nova Iorque??? O STF constrói a cada dia uma história de traidores da democracia que tinham que defender. Janot passará como Silvério dos Reis em tempos em que traíras abundam. Mas esses tristes ministros que ofendem a constituição deixarão rastro mais marcante na história, responsáveis pela vergonha qie passa e passará o Brasil frente ao mundo, pela tristeza de, sob a desculpa de analisarem apenas a ritualística, terem permitido que um governo usurpador venda o patrimônio do país. Será uma vergonha para os descendentes daqueles senhores.

  19. “Janot afirma que embora

    “Janot afirma que embora “isoladamente” as doações do banqueiro para o instituto não constitua crime, indica que o contexto das doações a que faz menção é extremamente relevante para algumas investigações em curso”

    É bem gozado: a Odebrecht doa para o Instituto FHC e não gera suspeição. Ninguém acha nada. Nem ao menos fazem ilações. Não há suspeitas. Pra quê?

    Impressionante como fica cada vez mais claro que os movimentos apontam para a prisão de Lula. Todo os indicativos estão aí.

    E como essa era da seletividade indica que há lados e sabores políticos. E como espanta como FHC, apenas como um paralelo, nunca é investigado.

    Mesmo quando Cerveró afirma que Delcídio havia recebido propina no governo FHC. Isso enseja alguma suspeição em relação a FHC? Parece que não.

    Das umas uma: ou Janot é extremamente burro ou mal-intencionado. Ele até agora não estabeleceu nenhuma relação entre esses valores mencionados pelo Cerveró durante o período do governo FHC e contrapôs com algum enriquecimento ilícito de membros do governo FHC ou inclusive do próprio ex-presidente. Estranho, não?

    Quer dizer: para Janot, só vale o Delcídio do PT. O Delcídio do PSDB nem chega perto. O corte é evidente.

  20. Hipocrisia pura é o que

    Hipocrisia pura é o que existe no STF.  O Cunha, arrogantérrimo, tem o Congresso refém, o Temer usurpador refém e o STF ? Nada. Vai ver o Cunha manipula também os meninos e meninas do STF. Agora, correr atrás do Lula, apear a Dilma e acabar com o PT é o único projeto de… vendetta dessa turma. Tenha santa paciência!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador