Um país condenado e o futuro aprisionado, por Henrique Fontana

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Um país condenado e o futuro aprisionado 

por Henrique Fontana

A condenação de Lula, e a manutenção desta decisão, na verdade condena a democracia brasileira. A decisão contra o ex-presidente aprisiona o futuro do Brasil ao aprofundamento da crise e da instabilidade política e econômica, com graves consequências sociais, e ainda retira a legitimidade das eleições e do próximo governo. O teatro de sombras e de farsa processual conduzido pela direita conservadora desdenha do povo brasileiro em nome dos seus interesses imediatos. De forma violenta, o regime de força instalado no país tenta impedir, por dentro das próprias instituições da república, o retorno de um projeto político de nação soberana e Estado social. Promove uma escalada de ódio e intolerância política que está contaminando a sociedade, abrindo portas para o racismo, o preconceito, a homofobia, a violência e a arbitrariedade. O precedente histórico de processos de perseguição por forças reacionárias, imputando crimes a um presidente popular por motivações políticas, como o que levou ao suicídio de Getúlio Vargas em 1954, revela todas as consequências da manutenção de um cenário de permanente instabilidade e de tribunais de exceção. 

O julgamento de ontem no TRF4, diferente da expectativa de milhões de brasileiros, e inclusive de reconhecidos juristas, nacionais e internacionais, perdeu a oportunidade histórica de interromper esta marcha insana de exceção e intolerância que desestabiliza a democracia e o Estado de direito brasileiro desde o impeachment fraudulento da presidenta Dilma Rousseff, em abril de 2016. Ao contrário, a decisão sobre Lula consolida o novo entendimento na justiça de exceção que vivemos: a condenação por “convicções” (políticas) que dispensam a apresentação de provas pela acusação. 
A sociedade mobilizada, dos mais diferentes matizes ideológicos e partidários, exige o resgate dos princípios constitucionais e do devido processo legal, e a recomposição, em toda sua dimensão, do Estado Democrático de Direito. Atenta não apenas por Lula e o direito de ser candidato, mas em defesa da democracia e por eleições livres e legítimas. É urgente o retorno à normalidade institucional, o fim dos processos judiciais seletivos e de exceção, a continuidade do enfrentamento à corrupção sem uso político, a interrupção do desmonte do Estado social e o fim do atual governo ilegítimo de Michel Temer. Por tudo isso estamos com Lula, com o Brasil e por um futuro de democracia, justiça, liberdade e igualdade. 
 
Henrique Fontana, deputado federal (PT-RS)
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Simplificando

    A constituição deixou de existir com a permissão do stf que tudo assiste portanto concorda e dá aval. Participa desde o mensalão.
    Prisão coercitiva grotesca, prisão de reitores, acorrentar um preso indefeso, a horrível delação negociada e compensada, condenar sem prova, estão aí escancaradas para provar que não existe nenhum supremo, nem conselho superior, etc, por que se existem são coniventes.
    A justiça(?) que manteve a escravidão já ilegal àquele tempo, sempre foi da casa grande contra a senzala, referendou todos os absurdos, persegue negros e pobres jogando-os na penitenciária como lixo, apoiou o golpe de 64, se deixou dominar e comandar pela globo, que saqueia o estado com salários ilegais, etc, está de volta, orgulhosa, pedante e violenta.
    Para citar dois primeiros responsáveis por tudo isso podemos nomear o stf e a globo, ou globo e stf, não sei a ordem.
    A eles temos que pedir que restituam a lei e parem de martirizar este povo.

  2. Jogo jogado

    Se, dadas as anteriores manifestações havidas no TRF4, os andrajos da Justiça já se faziam ver, com a correria para antecipar o julgamento ficou definida a sentença fajuta e na medida das necessidades.

    O escárnio foi o aumento, visivelmente combinado, para impossibilitar a prescrição.

    Se o andar de baixo está cheio de chefetes nos “tempos excepcionais” que vivemos e o consequente alheiamento da Constituição, os tribunais são o desaguadouro natural dos justiçamentos obrados.

    Como já foi dito, o stf tem seu tempo para maturação de processos: uns amadurecem rápidos, outros apodrecem antes de madurar.

    Sabemos bem que, como o julgamento do impedimento de Dilma, a prisão de algum tucano – Azeredo ? – a revisão do circo de horrores será lá pelo dia de São Nunca.

    Coisas dos tempos excepcionais . . . 

  3. Sugestão para os eleitores da

    Sugestão para os eleitores da esquerda: decepcionem-se!

    Por João César de Melo –

     

    25/01/2018

     

     

     

    Decepções fazem parte da vida.

     

    Decepcionamo-nos com pessoas, livros, filmes, empresas, clientes, fornecedores e produtos.

    As decepções têm um papel importantíssimo em nosso amadurecimento, pois tendem a abrir nossos olhos para o mundo, para as pessoas e para nós mesmos.

    Decepções são vacinas que precisamos tomar de vez em quando. Porém, é imprescindível que estejamos abertos a elas. Precisamos estar livres o suficiente para perceber o que nos faz mal e parar de acreditar nas mentiras alheias.

    Diante disso, por que tantas pessoas se recusam a aceitar suas decepções políticas e ideológicas?

    Compreendo a crença de muitos em Lula quinze anos atrás. Mas hoje?

    Lula foi condenado por corrupção num processo e provavelmente será condenado nos outros que estão em curso. Será mesmo que não dá para se decepcionar com ele?

    Em vez de insistir na ilusão de que ele é o único inocente entre dezenas de corruptos que foram julgados e condenados pela Lava Jato, não seria melhor dizer para si mesmo: “Infelizmente, Lula é um bandido. Fui enganado. Não serei mais”?

    Assumir isso não é nenhuma vergonha.

    Insistir na ilusão de que Lula é aquilo que ele diz ser equivale a aceitar a pessoa que te violenta porque ela diz que te ama.

    O fato é que Lula estupra a dignidade moral e intelectual daqueles que ainda o defendem.

    Os eleitores se decepcionaram com Aécio Neves. Ninguém mais declara que votará nele. Pessoas normais são assim. Decepcionam-se.

    Do outro lado, temos o pequeno exército de zumbis que, apesar de tudo, ainda defendem Lula e Dilma.

    Não acredito que todas as pessoas que ainda defendem Lula e Dilma sejam doentes, psicopatas ideológicos. Creio que muitas apenas resistem em sentir o gosto amargo da decepção. Por medo? Vergonha? Não sei. Sei apenas que decepções devem ser aceitas porque é ruim rejeitá-las. É insistir em amar quem não nos ama, respeitar quem não nos respeita, consumir coisas que não nos fazem bem e defender políticos que já deveriam estar presos e esquecidos.

    As ideias socialistas parecem ser belas, mas os fatos demonstram que, na prática, são trágicas. A tentativa de implantar o socialismo matou mais de 100 milhões de pessoas no último século, mantém os cubanos e os norte-coreanos como escravos, afundou a Venezuela na miséria e levou o Brasil para a maior recessão de sua história. O que falta acontecer para as pessoas se decepcionarem com o socialismo?

    Petistas e “isentões” eleitores do PSOL, decepcionem-se!

    Em seguida, que tal procurar saber sobre o liberalismo? Que tal ler uns livros sobre o assunto? Que tal se informar sobre aquilo que vocês, hoje, detestam mas que, de fato, desconhecem?

    Será bom para vocês e para o Brasil.

     

     

     

     

    1. Decepção

       Eu me considero petista pelo amor ao Lula mas nunca obtive nenhuma vantagem economica com isso , sobre decepção com ele ainda não tive ,só um pormenor, ele deveria ter abaixado os juros,sobre varios processos contra ele eu raciocinio, deve ter roubado é politico, mas analisando os processos e não acreditando nos processos não me convenci que uma pessoa que não tem a chave do apartamento ou pernoitou uma vez no apto ou seu nome não consta no cartorio e 90% das testemunhas não confirmaram que era Lula o dono do triplex como posso condenar alguem por ser dono do triplex e lavou dinheiro pois não apresentou o triplex no Imposto de Renda, então acho que o senhor devia analisar o processo e não acreditar no que midia te apresenta, pois já dizia Roberto Marinho a força da imprensa não esta no que ela diz mas no que deixa de dizer 

    2. Decepcione-se você, meu caro!

      Quinhentos anos chupando as bolas dos colonizadores e sendo tratado como cachorro por eles? Não está na hora de se decepcionar e ver que europeus e americanos não te amam, malandro?

      Não se tocou ainda que a discussão não é sobre sistemas socioeconômicos, mas sobre colonialismo e afirmação nacional e étnica?

      Não se tocou ainda que a questão não é de pena dos pobrezinhos, mas de utilização de nossa principal riqueza – nosso povo – para impulsionar o desenvolvimento do País, o que requer mais verba para a educação e não menos, como a PEC 55 decreta?

      Não se tocou ainda que vender o carro para pagar a gasolina é maluquice? Pre-sal, Eletrobras, terras para estrangeiros, Embraer, conteúdo nacional, indústria da construção: tudo para o lixo, para pagar o déficit de um único ano???

      Não se tocou ainda que não dá para sermos o único país do mundo, ao lado da Estônia, que não tributa dividendos? O que isso aqui? Um paraíso fiscal? 

      Se toca, mané!!!!

       

    3. O Zé!!!

      Este lance de socialismo e comunismo não vem ao caso para um país que nem se desvencilhou do colonialismo. Vamos levar o país para o capitalismo primeiro.

      Mas para isto vcs que “liberam tudo” tem que ser mais nacionalistas e proteger o rabo, pelo menos isto…

  4. O Futuro incerto

     Fico pensando no futuro e preocupado com milhoes de jovens que vao entrar no mercado de trabalho com a politica de mercado do Temer, tudo para o Mercado pouco para o trabalhador, eu hoje estou estabilizado mas passei maus bocados no governo neoliberal do FHC e esses jovens vao passar por isso ou de maneira pior, pois tudo será terceirizado  com salario de 1200,00 se conseguir trabalho, faculdade só a duras penas, deixando ate lazer de lado, mesmo se formando não terá emprego relativo ao curso, será sustentado pelos pais, que agora terão que escolher ou aposentadoria ou pensao e mesmo com tudo isso, há pessoas que estão contra o Partrido dos TRABALHADORES, querem ver Lula preso pro resto da vida, infelizmente são marionetes na maõ da imprensa e elite

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador