Vice de Aécio diz que próximo presidente deve ter “história na política”

Foto: George Gianni/PSDB

Jornal GGN – O vice-presidente nacional do PSDB Alberto Goldman rejeitou, em entrevista ao Valor, a fórmula criada por figuras como João Doria Junior para se dar bem em meio à crise política: a de negar a política tradicional. Na visão de Goldman, o partido deve lançar um candidato a presidente tenha trajetória no ramo e assuma isso.
“Tem muitas interrogações [sobre 2018]. Alckmin, Serra e Aécio estão abalados pelas denúncias [da Lava Jato], o que não quer dizer que estão fora do páreo. Se será outra alternativa, tampouco há como saber agora. O que eu acho importante é que a alternativa seja alguém com história na política. Você não faz democracia sem os agentes políticos”, avaliou.
Para ele, a Lava Jato destruiu “décadas de histórias e reputações de figuras como Serra, Alckmin e Aloysio [Nunes]. Essa destruição abre espaço para o populismo. É daí que nascem os Jair Bolsonaros e João Dorias da vida e as teses de que os políticos não prestam e os empresários são purinhos.”
O tucano ainda disse que a única forma de superar essa crise é esperar a separação entre o joio e o trigo, ou seja, deixar que os acusados pela Lava Jato se defendem para saber quem tem condições de continuar na política e quem não tem.
Apesar da ponderação, Goldman falou de Serra, de quem foi vice-governador em São Paulo, como um injustiçado pela Lava Jato. O senador é acusado de receber cerca de R$ 23 milhões entre caixa 2 e propina cobrada em cima de contratos de obras do transporte público e rodovias.
“Não posso afirmar que alguém de segundo escalão, ou um diretor aqui ou ali, não tenha feito qualquer trambique. Isso é impossível dizer. A nível dos secretários e do Serra não há nada. A mesma coisa com o Geraldo. Os dois não têm luxo e moram no mesmo lugar a vida inteira. São caras simples que trabalham o dia inteiro”, comentou.
Sobre Joao Doria, Goldman apontou que tem “um agrupamento de pessoas” no PSBD “que não tem afinidade com o programa partidário” e estão na legenda por “oportunismo natural”. “Aqueles que pensam no partido, na sociedade e na social-democracia, pensam diferente. Sabem que esse cara [Doria] não tem o perfil [para ser o candidato a presidente].”
O vice de Aécio no comando do PSDB ainda indicou que Alckmin está arrependido de ter apadrinhado Doria. “Ele não vai dar o braço a torcer ou falar isso publicamente, mas imagino que deve estar pensando o que ‘eu ajudei a criar’.”
A entrevista completa está disponível aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • E quanto ao GOLPE?

    Teria sido o Doria, ou o Bolsonaro, que teria entrado na justiça eleitoral questionando o resultado das urnas em 2014, ou foi o presidente desse partido golpista, com apoio de supostas lideranças, como FHC Brasif, causando agravamento da crise de descrédito da política brasileira e precipitando a crise institucional decorrente? Qual foi o partido que combinou com a Editora Abril a antecipação da edição semanal da Veja para a sexta-feira, véspera da eleição, com uma denúncia fabricada na capa contra Lula e Dilma, em parceria com a Vaza a Jato, usada como panfleto eleitoral distribuído em todo o território nacional, para tentar virar a eleição de 2014, na corrida da boca de urna? Só faltou ele dizer que o PT tem que fazer uma auto crítica e reconhecer os seus erros para estar perfeitamente afinado com os coleguinhas da "esquerda autêntica.

  • É bem conhecido que Goldman

    É bem conhecido que Goldman não suporta João Dória. Pelo menos isso (e provavelmente só isso), temos em comum.

  • 'Para ele [Alberto Goldman],

    'Para ele [Alberto Goldman], a Lava Jato destruiu "décadas de histórias e reputações de figuras como Serra, Alckmin e Aloysio Nunes."'

    Com certeza foi a Lava Jato que mandou o governo Alckmin vender a Sabesp em país estrangeiro, que mandou esse governador se aliar à Alston e à Siemens, que mandou interroper as obras do monotrilho depois de pagas, as do Metrô... foi a Lava Jato, também, a responsável por Paulo Preto ter se aproximado de Serra / Alckmin e desviado milhões do Rodoanel, de ter aparelhado a Fundação Padre Anchieta e de estar sucateando o ensino secundário e a a USP. Rodas e Zago foram imposições da Lava Jato. E com certeza foi a Lava Jato que obrigou os governos do PSDB fazerem tratos com o PCC e a obrigar a PMSP reprimir violentamente qualquer manifestação pacífia, isso só em São Paulo. Quem sabe a Lava Jato obrigue a milionária Verônica Serra a acolher seu paizinho, que tão modestamente é obrigado a viver...

    (Lágrima insistente essa minha, só porque "paizinho" me fez lembrar da filha de José Genoíno... Mas vamos lá:)

    Em Minas Gerais foi a Lava Jato que mandou Aécio e Anastasia fazerem tratos com contrutoras na Cidade Administrativa. Foi a Lava Jato, também, a responsável pela perseguição de jornalistas mineiros e pela morte de ex-policiais que ousaram falar a verdade sobre o PSDB daquele estado.

    Em Brasília, no Senado, a Lava Jato foi assertiva: obrigou Aloysio Nunes a incorrer no crime de incitamento ao crime de sangrar uma presidente do Executivo, obrigou Perrela a emprestar seu helicóptero para transporte de cocaína.

    E como saudade não tem idade, foi a Lava Jato que mandou FHC tacar gasolina na fogueira antipetista, para não ficar rememorando compra de votos para a emenda de reeleição, vergonhoso ajoelhamento ante o FMI e o dolar estadunidense e toda privataria tucana que envolve o nome de Serjão (que Deus o tenha) e muito mais.

     

Recent Posts

Xadrez do PCC em São Paulo e os promotores omissos, por Luís Nassif

Em São João, os contratos com OSs suspeitas passaram sem fiscalização, apesar da notória especialização…

29 minutos ago

Serviços caem 0,9% em janeiro mas crescem 1,1% em 12 meses, por Luís Nassif

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o setor caiu 0,9% no mês de…

10 horas ago

Conflito no Oriente Médio leva ministério a monitorar preços do petróleo

Portaria será publicada nos próximos dias; equipe contará com representantes do Ministério de Minas e…

10 horas ago

Inflação desacelera em todas as faixas de renda, segundo Ipea

Enquanto índice para famílias de renda muito baixa atingiu 0,22%, percentual para faixa de renda…

11 horas ago

Alexandre de Moraes vira alvo de lavajatistas, bolsonaristas e nazistas, por Márcio Chaer

Juntaram-se em uma corrente só lavajatistas, bolsonaristas, nazistas e piratas de alto coturno, em busca…

12 horas ago

Estratégia federal busca assentar famílias e ampliar acesso à terra

Projeto também busca ajudar na resolução de conflitos agrários; plano Terra da Gente pretende favorecer…

12 horas ago