Zavascki pede revogação de sigilo do processo contra Aécio

Fotos: Teori Kavaski – registro feito por Wilson Dias-Abr / Aécio Neves – registro dos arquivos PSDB
 
Jornal GGN – O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Teori Zavascki, assinou uma petição concordando com a decisão do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, de arquivar processos abertos contra o senador Aécio Neves, mas solicitou a revogação do sigilo assegurado aos documentos com acusações, feitas ao presidente do PSDB, pelo doleiro e colaborador da Operação Lava Jato, Alberto Youssef. 
 
Segundo o ministro, não há justificativa para manter o material em segredo de justiça. “Pelo contrário: é importante, até mesmo em atenção aos valores republicanos, que a sociedade brasileira tome conhecimento dos fatos relatados”, completou. 
 
Segundo Zavaski, as medidas de sigilo, impostas pela lei de colaboração premiada (n 12.850/2013), não precisam mais ser aplicadas no caso Lava Jato. Isso porque a lei foi criada para proteger os colaboradores das investigações. Logo, como os nomes dos delatores premiados da Lava Jato – Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa – já são amplamente conhecidos, “não mais subsistem as razões que impunham o regime restritivo de publicidade”. 
 
O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, concluiu que o senador Aécio Neves deve ficar de fora da lista enviada ao Supremo Tribunal Federal, sobre o esquema de lavagem e desvio de dinheiro, envolvendo políticos e empreiteiras. Na visão de Janot, o depoimento de Alberto Youssef, contra Aécio Neves, se afasta “do esquema criminoso montado dentro da Petrobras”, além disso, suas acusações contra o senador, não possuem “sustentação mínima”. 
 
A referência à Aécio Neves, continua Janot, feita por Youssef, se trata de “supostos fatos”, “diversos e dissociados entre si” no âmbito da administração de Furnas. O Procurador também chama de “muito vagas” as afirmativas do doleiro sobre o envolvimento de terceiros no possível caso de corrupção dentro da companhia. Youssef declarou que existiu um esquema de divisão ilegal de dinheiro dentro da usina, entre PSDB e PP. 
Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aí fica difícil né nassif,

    Aí fica difícil né nassif, porque s retirada do sigilo envolve a delação inteira e para todos os requerimentos de invéstigacao não é?  Então venhamos e convenhamos o tema do post é no mínimo tendencioso. Para um espaço que se posiciona como contraponto rede tudo que se faz de errado na imprensa, porque seria meritório repetir as técnicas que tanto são criticadas?

  2. A presença de Anastasia é que

    A presença de Anastasia é que me surpreendeu,  já que não esperava nenhum tucano, talvez estejam usando-o como boi de piranha ou sei la eu o que. Não acredito em justiça nesse país,e nem estou aqui tomando as dores do PT, não é o caso.Ontem quando anunciaram os nomes comentei, não vai ter nenhum do PSDB, e não é que tinha! o issosso Anastasia. 

  3. Qual exatamente a diferença

    Agora vai ficar 100% as claras o quão verognhoso e asqueroso foi esse arquivamento? O episódio mais nojento e repulsivo dessa operação mequetrefe e da vida desse cidadão despresível e inútil chamado Rodrigo Janot.

  4. Surpreendente a inclusão do

    Surpreendente a inclusão do Anastasia!

    Não que eu não acredite que ele possa ter feito, mas parece mais fácil acreditar que faça as coisas por outros!

  5. A tentativa solerte de

    A tentativa solerte de quererem dar como similares o processo apelidado indevidamente de “mensalão”(AP 470) e esta operação alcunhada de “Lava a Jato” é um truque utilizado pelo consórcio oposição política-mídia compromissada à busca de atingir o imaginário da população. A consequência deletéria desse artifício é o pré-julgamento, a pré-disposição do público em condenar, mesmo sem o juízo definitivo da Justiça, todos os envolvidos, em especial o PT e seus próceres. 

    Bem, fica a cargo de cada um, ou cada qual, achar o que quiser, O que conta, e contará quando se iniciar a fase judicial propriamente dita é que a Relatoria está a cargo de um verdadeiro magistrado! 

    O ministro Toris Zavascki NÃO É um Joaquim Barbosa. A severidade no olhar, a economia nas palavras e gestos,  a serenidade são aspectos exteriores  que prenunciam  que já foram os tempos dos “espetáculos” na nossa superior Corte. 

    O ministro Toris não cita em francês e muito menos em alemão. Muito menos nessa quadra da vida pessoal e profissional se queda, ou quedará por holofotes. E menos ainda é, será possuído pelo ectoplasma  de “salvador da pátria” ou incorpora, ou incorporará o papel de “super-herói” de uma horda de sequiosos por “sangue”.

    O ministro Toris não tem simpatias partidárias como um Gilmar Mendes; ou a tibieza de uma Carmém Lúcia; ou a verborragia presunçosa de um Celso Melo; ou a inexperiência de uma Rosa Weber;  ou a fraqueza intelectual de um Tóffolis; ou o narcisismo e pedantismo de um Marcos Aurélio de Mello. Conotações que faço, ressalte-se, sem nenhuma intenção de depreciar os senhores ministros e que apenas refletem meras percepções subjetivas que podem, nesse sentido, serem perfeitamente contestadas. 

    O ministro Toris Zavascki sairá desse processo como entrou: como um singelo JUIZ. 

  6. Olhem só, se o falado sobre o

    Olhem só, se o falado sobre o Aécio não poderia ser investigado porque se refere a Furnas e a Lava Jato tem que ficar limitada à Petrobras, a coisa toda entra para mais uma incoerência, e agora gritante. Todo o processo foi trazido para o Paraná porque alegou-se apurar crimes relacionados a Youseff, se são os relacionados a ele, o escopo encampa sim os praticados em Minas, porque se fosse para apurar crimes envolvendo a Petrobras o processo deveria ocorrer no Rio de Janeiro, sede da empresa. É isso que é melhor argumentado no LINK que coloco em anexo . . . 

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/172437/O-erro-central-de-Janot-s%C3%B3-vale-se-for-na-Petrobras.htm

  7. nao passou muito bem!
     

    Tem algo a mais que o PGR não gostaria de deixar vir ao publico, que reação diferente do ministro Toris Zavascki , que JB fez muito bem uma diferenciação entre juízes do STF, o que o juiz viu, percebeu, a lei simplesmente?, ou esta abrindo para se proteger e ao STF do PGR, do juízo sobre Aécio, Furnas, Petrobras e associações.

    Este algo a mais, de livrar Aécio, não eh somente isto!

    O juiz sabe, o STF sabe, o PGR sabe e a investigação desviou do objetivo para não pegar Aécio. Assim sabendo, tendo conhecimento, não podem fazer nada, tipo acusar e redirecionar a investigação.

    Que mais tem neste algo, além de Aécio, FHC em julgamento fora da Petrobras e furnas?

     

  8. O que me pareceu é que o

    O que me pareceu é que o golpe armado lá na ponta pelo Juiz Moro e sua equipe de procuradores e delegados federais antipetistas, em conluio com a Globo, Folha e Veja, começou a tomar outros rumos nas mãos de Janot, e mais ainda nas mãos de Teori. Não teremos um Mensalão 2, embora a operação Lava Jato já tenha feito um enorme estrago na economia do país, a começar pela Petrobras. A Lista de Janot, embora tenha poupado Aécio – mas não o PSDB, o que é importante – conseguiu desarmar, em parte, o golpe que se armava no congresso nacional contra Dilma. Renan e Cunha já se julgavam os donos do Brasil. E Dilma, apesar dos desgastes em função dos ataques da mídia, e dos ajustes fiscais no início do mandato, pode recuperar o fôlego e dar início ao novo mandato com um programa positivo de ação. E quem sabe até consiga recompor sua base de apoio. Teori, por sua vez, deu um golpe de morte nos vazamentos seletivos tolerados pela dobradinha Moro-Globo. Agora, vale a publicidade dos atos, como manda a boa norma republicana. As manifestações do dia 13 ganham força diante do novo cenário, pois colocam as melhores propostas para a nossa realidade: a defesa da Petrobras, da reforma política, da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Já as do dia 15 vão cobrar o quê? Impeachment? De quem? Só se for de Aécio, Renan e Cunha.

  9. .

    Um erro grosseiro e suspeito de Janot ao excluir Aécio. A Lava Jato em si nasceu para investigar os podres de um doleiro e neste percurso esbarrou na Petrobrás. O mesmo caso se aplica a Furnas e Aécio, de forma clara, mesmo para alguém sem conhecimentos jurídicos. 

    Já pensaram se no lugar de Aécio fosse Lula? 

  10. Correta a decisão do Ministro

    Correta a decisão do Ministro do STF. Se há suspeita de que Aécio foi indevidamente agraciado com o arquivamento do processo, a publicidade do mesmo é necessária para que se possa avaliar se o PGR cometeu ou não prevaricação. 

    1. Porquê??

      Muito me deixa abismado a repercussão de Aécio ter sido INOCENTADO no processo do Petrolão. Mas, a conversa é outra, desculpe os petistas doentes, inclusive o Sr. que faz este blog que, de inocente não tem nada. Se vai atingir alguns, que atinja todos Sr. Nassif. O muito do respeito que tinha pelos seus comentários se esvaíram com toda a defesa do PETISMO embasbacado que surge de suas palavras. Sou brasileiro e não petista ou tucano. O mínimo que o Sr. Rodrigo Janot tinha que fazer é apresentar os nomes de Dilma e Lula também como parte do processo, mesmo que não apresentasse denúncia por falta de provas como fez com Aécio, porque, o mesmo depoimento que constou para a nomeação de Aécio foi o de Dilma e Lula. Temos dois pesos e duas medidas sob o predomínio do governo populista de Dilma e Lula. Sejamos sinceros, nenhum deles vale o chão que pisam e a são sujos como poleiros de patos. Então não me venham com meias verdades e pseudos conquistas populistas. Dilma e Lula são partícipes do PETROLÃO e Dilma é pior porque não sabe administrar nada. Péssima, se fizesse economia doméstica tinha tomando bomba na escola.

      1. RE:

        EU estou triste com seu comentário Fred, acho que deveriam ter incluído seu nome também já que quer incluir o nome de quem nada tem a ver com isso. Um a mais não faria falta nas acusações.

      2. Desculpe-me, Fernando Peres,

        Desculpe-me, Fernando Peres, mas com toda perseguição que o PT está sofrendo desde a sua tomada do poder,  você não acha muito estranho que até agora nada tenha atingido os seus presidentes Lula e Dilma? A oposição está, desde o primeiro dia do governo atual, cobrando, perseguindo e, inclusive,  inventando até bens e fortunas que não lhes são reais: Friboi, fazendas, aviões…  Sejamos coerêntes  ao amalizarmos os bens de alguns sem provas e de outros acobertados pela prática de laranjas ou seus feitos pela blindagem da mídia, que hoje tenta repetir o golpe de 64.

        Não sei sua idade e o quanto sabe do período da ditadura e outros governos democráticos. Só te garanto que não desejo a volta,  retrocesso de uma demovracia verdadeira, onde o povo tem liberdade de expressão acima de qualquer mídia que se acha o quarto poder.

         

  11. Janot

    Primeiro, parabéns ao ministro Zavascki;

    Com relação ao procurador Janot, entendo que a história muitas vezes coloca, em momentos especiais como o que passamos agora, pessoas que deveriam fazer a diferença, não se omitindo e mostrando que, de fato, estão em busca da verdade e da justiça, expondo à população a extensão das investigações. Não é, na minha opinião, o papel que o procurador Janot está fazendo. Lamentávelmente.

    Torço e muito, para que o Ministro Zavascki tenha um comportamento lúcido, justo e imparcial nestas investigações. O povo brasileiro não aguenta mais as chamadas “pizzas” tão conhecidas de nós em tempos outros. Que se faça luz na política brasileira.

  12. Nomes da lava jato.

    Com o processo investigatório esperamos que a verdade venha a tona, infelizmente a 8 meses só ouvimos falar e parte da população condenando a partir dos comentários dos jornalista da REDE GLOBO de televisão, qua as vezes fazem papel de investigadores, as vezes de juizes e as vezes de algózes. Condenam sem dar direito de resposta, quem quizer ess direito que recorra ao poder judiciário, que infelizmente no Brasil não movem uma palha contra as organizações GLOBO ou contra a família Marinho. Todos os processos desde pedido de indenizações a direito de resposta são barrados por juizes quase sempre parciais. Corrupto não tem bandeira, não tem ideologia, corrupto é corrupto e infelizmente as punições para os poucos que são condenados são muito brandas. Não podemos ter um poder judiciário a serviço das elites e muito menos o STF a serviço da GLOBO, do PSDB e dos EUA. Somos brasileiros e queremos justiça!

  13. Correção – Teori Albino Zavascki DETERMINA a revogação do sigilo

    Correção – Teori Albino Zavascki DETERMINA a revogação do sigilo… as manchetes dos grandes jornais e do GGN incidem em erro primário, O ministro do STF Teori Zavascki, não pede, nem solicita… ele determina a revogação do sigilo…

    “4. Ante o exposto, (a) defiro o pedido de arquivamento formulado pelo Procurador-Geral da República em relação ao Senador Aécio Neves da Cunha, nos termos dos arts. 3º, I, da Lei 8.038/90, 21, XV, e 231, § 4º, do RISTF, ressalvada a hipótese do art. 18 do Código de Processo Penal; e (b) determino a revogação do regime de sigilo até agora assegurado ao procedimento.”

  14. VAMOS BOICOTAR DE VEZ A REDE PIG, GLOBO, FOLHA, VEJA ETC
    VAMOS TODOS JUNTOS BOICOTAR A REDE GLOBO, BANDalheira, FOLHA DE SP, ESTADÃO e VEJA?

    Basta que cada um de nós EXPULSE a mídia fascista de sua casa.

    NÓS UNIDOS PODEMOS MUITO. A globo sem nós não é nada.
    DILMA E SEU NAVIO RUMO AO FUTURO PROGRESSISTA

    “Nos Estados Unidos, a terra prometida da liberdade de expressão, um sujeito chamado Donte Jamar, de 21 anos, foi preso em 2012 depois de tuitar que iria “atirar em Obama com aquele negócio do Lee Harvey Oswald”.
    Uma bobagem. Foi em cana, fim de papo.
    Por aqui, o limite é o não limite.”

    Lá, nos USA, a “brincadeira” acabou em cadeia. Aqui acaba em MANCHETE LOUVÁVEL na rede globo e na revista veja, quando um Juiz Federal atiça o assassinato da Presidente da República, e o chargista Caruso, do O GLOBO, faz caricatura da PRESIDENTA SENDO DECAPITADA.

    VAMOS BOICOTAR A REDE GLOBO E A MÍDIA FASCISTA?

    PARA VENCER O FASCISMO GLOBO, BANDalheiral, Folha de Sp, estadão e veja, DEPENDE DE VOCÊ COMEÇAR A BOICOTAR A IMPRENSA MALDITA.

    É FÁCIL, MUITO FÁCIL, VENCER OS GOLPISTAS FASCISTAS IMPERIALISTAS ENTREGUISTAS DEMOTUCANALHAS

    Comece por VOCÊ.

    COMPARTILHE, ALÉM DE CURTIR

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador