Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

13º, por Rui Daher

Sobraram-nos, 21 anos e ditadura e, até hoje, mais de cinquenta anos de injustiças sociais. Nosso desenvolvimento, vegetativo pois, serviu apenas às classes no topo da pirâmide.

13º, por Rui Daher

Como não cumprir essa determinação legal, embora por muitos escamoteada, à causa da pandemia? Subterfúgios imorais, claro, frutos do atual ciclo do capitalismo.

Considerem. A pandemia Covid-19, nos atingiu em cheio. Somos milhões abaixo da linha de pobreza. Não poderia ser diferente. Mas o foi, na mesma proporção, na África e em Cuba, pobres como nós outros, e menos avançados como os EUA?

Não! Aqui temos o Regente Insano Primeiro (RIP), e lá Donald ‘Red Skin’ Trump, poderosos da ultradireita fascista, xenófoba, protecionista e burra.

Reparem brasileiros. Seus direitos e os do País estão sendo todos escamoteados, lenta e gradualmente, como nem mesmo a ditadura civil-militar, a partir de 1964, no golpe contra a democracia conseguiu fazer. João Goulart foi derrubado por um conluio entre Acordo Secular de Elites, Forças Armadas e Estados Unidos da América.

Sobraram-nos, 21 anos e ditadura e, até hoje, mais de cinquenta anos de injustiças sociais. Nosso desenvolvimento, vegetativo pois, serviu apenas às classes no topo da pirâmide.

As empresas que possuo ou em que trabalho cumprirão os trâmites legais do 13º salário. Não usarão a pandemia como justificativa ao calote de quem menos pode, embora, nós, à beira de um futuro incerto.

Gostaria, por ideologia patronal, ir além. Tentarei, mas uma política econômica pífia, que descarta pequenas e médias empresas, na agricultura os mesmos caboclos, campesinos e sertanejos, familiares ou não, pouco me permitirá.

Então, me penitencio. Sinto-me, depois de uma lida de 45 anos no setor agropecuário, um fracassado que não pode restabelecer décadas de descaso com as classes agrícolas subalternas.

É isso que me atormenta. Há três dias, escrevi em CartaCapital esta um texto mostrando as excelências dos agronegócios brasileiros e suas ameaças. Ainda não foi publicado. Lá não tenho editora ágil e amiga que não perde o meu bonde, como no BRD/GGN. Te amo e admiro, Lourdes Nassif.

Diante de críticas de que perco talento e leitores, escrevendo fora de meu talento de cronista, espanto-me.

Como esquecer política, economia, massacre dos menos privilegiados, caos futuros, e deixar, que velho estou centrado na finitude, um legado tenebroso, onde me permitem expressão?

Claro que tenho, e alguns já os leram, textos curiosos, personagens ficcionais interessantes, pilhérias, galhofas, alguns lirismos, mas como me dedicar a eles, se o País onde nasci e vivo a 75 anos se tornou pária do planeta?

“Virado no diabo” por ter declarado, há mais de três meses, apoiar, para a prefeitura de São Paulo, a chapa Boulos e Erundina? Sim, embora alguns me perguntem se vou ao 154.

Não, imbecil não sou. Apenas, com tantas manifestações sobre o horror em que vive a cidade, mesmo vindas dos guetos do luxo, e imaginando como andarão as periferias, decidi-me por virar pelo avesso o tucanistão.

Simples assim!

Inté. E votem 50.

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Poder pelo Poder. 90 anos deste Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. O PT não deu apoio à Fundadora do PT. Nem agora, nem exercendo o Cargo que novamente pleiteia. Não é a Pátria da Surrealidade? Surreal é dizer que Forças Militares retiraram do Poder o Familiar-LatifundiáriodaReformaAgráriaSocialista João Goulart, que participou durante 1/4 de século do Governo Golpista Militar Civil Fascista de seu Cunhado Getúlio Vargas. Como se dá o milagre? A tal Ditadura Militar que traz de volta o Nepotismo do Familiar do Ditador Militar Getúlio Vargas, novamente ao Poder, na parceria Tancredo Neves / José Sarney, depois destes 21 anos? Ainda com o apoio do Nepotismo de outro Cunhado do Ditador Fascista Getúlio Vargas, um tal de Leonel Brizola?!!! Que “Golpe” do Baú duradouro (anos 40, anos 2000?!!?) Ah!! Esta tal Redemocracia e Alternância de Poder?!! A CENSURA, esta talvez tenha mudado? Septuagenários, Octogenários, Centenários ainda lutam em manter esta parceria que transformará o Brasil. Não desistam nunca : Ulisses, Montoro, Covas, Amazonino, Prestes, Plinio, Gushiken, Sérgio Motta, Arraes, Campos, Paulo Renato,…O Brasil do Futuro continua “Vocês”. Garantimos. Lula, FHC, Erundina também garantirão Nosso Futuro, juntamente com o pessoal de FFLECH/ECA/USP. Assim como o deles. Tem tanto Futuro pela frente, não é mesmo? Mas por via das dúvidas (não que gostemos da Pátria da Liberdade, do Trump, das Armas, da Xenofobia, do Imperialismo, do Racismo, do Capitalismo,…) mandamos TODA Nossa Família para lá. Patrimônio, Empregos, Filhos, Netos, o Totó, a Cidadania,…Mas o FUTURO?! Este é o Brasil Socialista. Lutaremos !!!! (obrigado.abs.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador