a chinesinha e os marajuízes, por Zê Carota

a chinesinha e os marajuízes

por Zê Carota

vizinho ao self em que regularmente bato a boia há um restaurante chinês, à porta do qual, todos os dias, uma cena se repete: a filha do casal de imigrantes proprietários do mesmo, garotinha de seus 4 ou 5 anos, cabelos muito lisos e pretinhos sempre presos em marias-chiquinhas e num rabinho de cavalo, com seu inseparável panda de pelúcia que lhe serve de mochila e abraço, num português com sotaque ainda muito acentuado saúda todos os transeuntes sempre com a mesma frase, “orá, tudo regau?”, seguida de um joia que faz com o polegar gorduchinho.

não sei o quanto – e se – a sua presença e o seu gesto resultam em mais mesas ocupadas e consumo e lucro, tampouco acredito que seja uma, digamos, estratégia dos pais, uma vez que, embora muito atarefados, e apesar de um parente sempre por perto e de olho, alternam-se em cuidados com ela, levando-lhe comidinhas, fazendo-lhe carinhos, enfim, sendo pais.

sei é que o encanto de seu “tudo regau?” é irresistível, além de viciante, pois, feito eu, muita gente faz questão de sempre passar em frente ao restaurante só pra ser saudada por ela.

carisma e graciosidade fora, boa parte do fascínio se deve, obviamente, ao seu falar errado, e é só imaginar o déficit de graça, no mais amplo sentido da palavra, caso ela nos perguntasse se está tudo legal, e não “regau”.

esta semana, com outro e abjeto sentido, a expressão “tudo legal” foi dita a todos, proferida por um dos recém descobertos marajuízes – os neo marajás – da lava jato, para conferir legalidade ao fato de receber o polpudo (R$ 4 mil e quebrados) auxílio-moradia, mesmo tendo luxuosa residência no município em que trabalha.

nem cabe entrar no âmbito de imoralidade de exigir tal direito, porque, com os incontáveis casos de seletividade, relativização e politização dos (pré)julgamentos protagonizados por juízes, desembargadores, ministros e procuradores responsáveis (sic) pela lava jato, não se pode esperar moral do que se nos revela não imoral, mas amoral mesmo.

a questão na qual devemos nos concentrar é: como respeitar uma Lei criada e aprovada por um, não de agora, legislativo maciçamente corrompido (com inúmeros parlamentares delatados e investigados na própria lava jato, inclusive), e validada precisamente pelos poucos e privilegiados beneficiários da mesma, legislando em causa própria, mas todos gastando seu latim em discursos sobre ética, moral, o bem do país e seu povo, com igualdade (?), direitos (??) e justiça (???) para todos (????)?

“A criança erra na gramática, mas acerta na poesia”, dizia o Manoel de Barros, no que é corroborado pelo “tudo regau” com que a chinesinha saúda e beneficia a todos.

por seus turnos, os marajuízes acertam na gramática, mas erram pela hipocrisia que beneficia a poucos com o dinheiro de todos – e bom relembrar que o GOLPE em Dilma, endossado pelo judiciário, se deveu às “pedaladas” dadas para garantir o repasse de verbas para programas sociais – dentre eles, o Minha Casa, Minha Vida…

 

Zê Carota

Ganhou espaço nas redes sociais com suas intervenções. Textos curtos. Rápido no gatilho

Zê Carota

Ganhou espaço nas redes sociais com suas intervenções. Textos curtos. Rápido no gatilho

View Comments

  • Fica a dica

    Zê,

    quando americano acha que a gente fala espanhol, dá muita raiva, não?

    E quando acham que  o Brasil fica na Argentina  então, nem se fale.

    O idioma japonês não tem o som "l" (ele)

    Brasil em japonês é  "boraziro."

    No idioma chinês, não tem o som  "r" (erre)

    Chinês não fica bravo, fica "bolabo"

    Japonês não fica bravo, fica "borabo".

    Então, a menininha que fala "tudo hregau" deve ser japonesa.

    Sugestão:

    Na dúvida, pergunte.

    Abrs.

        

Recent Posts

Serviços caem 0,9% em janeiro mas crescem 1,1% em 12 meses, por Luís Nassif

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o setor caiu 0,9% no mês de…

4 horas ago

Conflito no Oriente Médio leva ministério a monitorar preços do petróleo

Portaria será publicada nos próximos dias; equipe contará com representantes do Ministério de Minas e…

4 horas ago

Inflação desacelera em todas as faixas de renda, segundo Ipea

Enquanto índice para famílias de renda muito baixa atingiu 0,22%, percentual para faixa de renda…

4 horas ago

Alexandre de Moraes vira alvo de lavajatistas, bolsonaristas e nazistas, por Márcio Chaer

Juntaram-se em uma corrente só lavajatistas, bolsonaristas, nazistas e piratas de alto coturno, em busca…

5 horas ago

Estratégia federal busca assentar famílias e ampliar acesso à terra

Projeto também busca ajudar na resolução de conflitos agrários; plano Terra da Gente pretende favorecer…

6 horas ago

Israel faz ataque aéreo contra o Hezbollah, no Líbano

A comunidade internacional está aflita com a possibilidade de escalada da guerra no Oriente Médio…

6 horas ago