A partida imortal de Napoleão Bonaparte

Confesso que quando vi o nome de Napoleão no 14o.jogo de xadrez, na relação das 30 partidas imortais, imaginei ser o luso-brasileiro Arthur Napoleão, menino prodígio do piano, depois ainda em Portugal. Depois, mudando-se para o Brasil tornou-se dono de uma loja de música, professor de piano de Ernesto Nazareth, parceiro de modinhas de Machado de Assis, com quem terçava armas no xadrez.

O grande feito do nosso Napoleão foi arrancar um empate de Paul Morphy, o norte-americano genial que encantou a Europa com uma série de mates arrasadores.

Quando fui pesquisar na Internet, descobri que o Napoleão em questão era o verdadeiro Bonaparte.

Confiram o primor de partida e o mate rápido que deixou o adversário atarantado.

 

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Famoso

    Uma partida muito famosa de Paul Morphy também foi uma que foi jogada no intervalo de uma récita da ópera “O barbeiro de Sevilha”. Se não me engano foi jogada em Paris.

  2. ” A partida imortal de

    ” A partida imortal de Napoleão Bonaparte”

    Pensei que fosse sua partida para a ilha de Elba ou Santa Helena.

    Coisa de Napoleão de hospício. Com o país de cabeça para baixo, as vezes, embaralha tudo.

    Napoleão ficou exilado em Elba pouco mais de seis meses, mas precisamente dez. Voltou triunfante. Tudo bem, depois foi derrotado em Watterloo, mas nem todos tendem a perder sua última batalha. Depende do Wellington que se enfrenta, afinal, não existem só Napoleões de hospício, há Wellingtons também.

    1. Madame de Rémusat versus Napoleão

      O jogo teria sido realizado em 1805 em Paris.

      O pintor resolveu despir a madame, não sei a razão.

       

      No link está em alemão:

      Um quadro altamente erótico e ao mesmo tempo muito agradável de um jogo de  xadrez. Ele é baseado num jogo real ocorrido em 1805  no Castelo de Malmaison. Napoleão jogou  com as peças brancas e ganhou, (apesar da distração da beleza feminina nua). A pintura é de xadrez tecnicamente muito precisa e absolutamente correta, e você pode até mesmo reconhecer a posição das peças. A imagem é de Badacsonyi Sandor da Hungria. 

      http://www.chesshero.com/htm-dateien/basisfiles/gemaelde-11.htm

    2. Henri Gatien Bertrand
      O jogo em questão foi contra o Conde e General do Primeiro Império Francês Henri Gatien Bertrand em 1820, com Napoleão ganhando de brancas.Link para acompanhar a partida: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1250609Foi uma partida Escocesa, variante Gambito Napoleão, caracterizado por 5. Bc4. Existe também a Abertura Napoleão, com 1. e4 e5 2. Qf3, que possibilita fazer o famoso Mate Pastor.É considerada uma abertura fraca por causa da saída prematura da Dama.  (A partida da pintura contra Madame De Remusat, foi outra, segue link > http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1250611 )

  3. Acho que não procede

    Acho que não procede Nassif.

     

    Paul Charles Morphy (22 de junho de 1837 – 10 de julho de 1884) foi um famosoenxadrista estadunidense do século XIX e incontestavelmente o melhor jogador de sua época. Morphy é chamado de “o gênio efêmero” em razão da sua curta carreira.

    Napoleon Marache (15 de junho de 1818 – Maio 11, 1875) [1] nasceu na França e se mudou para o Estados Unidos em cerca de idade 12. Ele aprendeu o jogo de xadrez por volta de 1844, e imediatamente se tornou um devoto.

     

    Napoleão Bonaparte (em francês: Napoléon Bonaparte; Ajaccio15 de agosto de 1769 —Santa Helena5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa.

     

     

  4. Xadrez. Seria muito apropriado, também na outra acepção.

    Eu logo imagino que o  “xadrez” mais presente em nossas cabeças atualmente é o xilindró – muito apropriado a certos acontecimentos em curso no país.

    Eduardo Cunha jamais estará num xadrez, o que é uma pena. (Ele não será apenado, jamais).

    Xadrez no Paraná, onde ficaram presos da Lava-Jato:

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150525_prisao_parana_fotos_bt_cc

    Presídio estadual de Taquara, RS:

    http://prisional.blogspot.com.br/2011/04/cadeia-modelo-prisao-onde-todos.html

    Xadrez brasileiro típico:

    Mas, o outro xadrez é coisa boa, há por exemplo, jogos caríssimos:

    Carolingians Moors jogos de xadrez mais caros do mundo

    http://top10mais.org/top-10-jogos-de-xadrez-mais-caros-do-mundo/

    Esperemos que todos os deputados e senadores criminosos joguem xadrez num xadrez brasileiro, por muito tempo, para nossa alegria.

  5. Sou enxadrezista inveterado também

    Amo Xadrez, jogo sempre que posso no celular contra o programa. Agora consegui ganhar no nível iniciante, rsr. Xadrez é um jogo dificílimo, ainda mais contra uma máquina.

    A verdade, é que Xadrez é praticado nas academias militares, com afinco e com esmero. quando servi o quartel como soldado, via com frequencia os aspirantes a oficial, jogando Xadrez entre si nos corredores da academia. Todo bom General deve, ou pelo menos deveria ser Mestre Enxadrezista, em qualquer país do mundo. Esta foi a causa, de o governo militar ter tido recordes de crescimento do PIB aqui no Brasil, na década de 70. Eles tratam política como se fosse um jogo de Xadrez, e Governos civis inteligentes também deveriam se aprimorar no Xadrez

    Provavelmente, isto deveria ser exigido dos políticos, como condição primordial para se candidatarem a qualquer cargo.

    Além do xadrez, jogos de lógica destes em formato de palavras cruzadas, também é um hábito meu. O Xadrez exercita o raciocínio lógico, e a compreensão.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador