Arte Pública: artistas cariocas reúnem-se numa Encanteria para Yemanjá

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

No dia 1º de Fevereiro, artistas ocupam a Praça da Harmonia – Gamboa – Zona Portuárias do Rio de Janeiro em Homenagem a Yemanjá. O Bairro da Gamboa é Conhecido como a “Pequena África” porque ali  desembarcavam milhares de negros escravizados que seguiriam para diversos territórios do Brasil. Até hoje, nesta região se preservam vivas diversas manifestações artísticas e culturais de Heranças Africanas.

A Praça da Harmonia é a “Sede Pública” da “Grande Cia Brasileira de Mystérios e Novidades”, anfitriões e curadores do programa de “Arte Pública”. Uma política em Construção – 1º Festival carioca de Arte Pública, que também acontece em outras cinco praças do Rio de janeiro até o mês de Abril. Cada Praça tem um grupo anfitrião- curador.

A “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” foi fundada no ano 1981, em São Paulo, pela diretora Ligia Veiga, contribuindo para valorização do Teatro de Rua e preservação da memória cultural do país. Hoje sediada na R. Pedro Ernesto, 21/23 – no bairro da Gamboa.

A festa pública “Encanteria para Iemanjá” iniciou com um grande cortejo Urbano envolvendo todos os artistas, a comunidade e o grande público. Conduzida por uma imensa Iemanjá e uma trupe de atores vestidos de marinheiros que evoluem sobre perna de pau, ao som dos tambores do grupo tradicional da Gamboa “Filhos de Gandhi” a festa ocupa a Praça. Logo na primeira performance realizada pela Cia de Mystérios e Novidades a praça vira Mar, o público se encanta e segue junto na grande embarcação.

Abertos os trabalhos, os artistas seguem ocupando os quatro cantos da Praça: “Cia Aérea de Dança” dirigida pelo dançarino João Ramos, marcou o terreiro com o seu Samba de Gafieira; de um lado da praça a apresentação dos percussionistas do Afoxé filhos de Gandhi; do outro lado estavam a “Roda de capoeira do mestre Lumumba” e “Jeff Bonfim”, que caricaturou o rosto do grande público. E marcando o quarto ponto da praça “Sergio Biffe” com seu “Teatro de Lambe-Lambe”.

A grande festa pública não parou por aí. Foi formada uma grande roda com o grupo “Jongo na Telha” que levou nossa cultura popular Afro Brasileira fazendo o público dançar e cantar ao som dos tambores. Em seguida “A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” apresentou a “Dança dos Orixás”, com seus atores bailarinos em perna de pau mostrando a grandiosidade dos Deuses Africanos e preparando a oferenda de Iemanjá junto com o Público.

Já passava da 01h da manhã, e a praça foi ocupada pelo grupo “Mulheres de Ilú”, de São Paulo, que presenteou o público com um repertório de músicas afro-brasileiras, dança e poesia.

Num grande intercâmbio, o programa de “Arte Pública” uma Política em construção Encanteria para Yemanjá, foi encerrado com o show do grupo Kafrika FolkPop, formado por jovens colombianos, que estão viajando pelo Brasil levando a cultura Afro colombiana pelas praças e ruas. Um pedaço da África daqui se juntou com um pedaço da África de lá (Colômbia) fazendo da “Pequena África” o grande território dos encontros onde os povos da América Latina saudavam a Rainha do Mar e as “Artes Públicas”. Odoyá!

A “Arte Pública” é um grande exercício de cidadania, uma interferência na vida pública. O fazimento artístico nos ajuda a compreender o mundo além do que se vive. É um retorno garantido para população é democrático, inclui. É uma política de dentro para fora, de baixo para cima. A arte e a cultura é direito de todo o cidadão.

Roteiro do programa de Arte Pública Uma política em construção – 1º Festival carioca de Arte Pública:

> Lapa e Praça Tiradentes – Curadoria: Tá Na Rua. Terças (Lapa), às 19h e Quintas, ás 17h e Sextas (Tiradentes), às 18h. Contatos: (21)2220-0678 / (21)98554-0768 – www.tanarua.art.br

> Praça Saens Pena e Afonso Pena – Curadoria: Boa Praça. Quartas, ás 17h e sábados, ás 09h (Saens Pena), e ultimo domingo de cada mês, ás 10h  (Afonso Pena). Contatos: (21)98741-6166 / (21)99684-7732 – www.boapraca.art.br

> Praça da Harmonia (Gamboa) – Curadoria: Cia de Mystérios e Novidades: Quintas e Sábados. Horário: 17h. Contato: (21)98894-6045 – www.ciademysterios.com

> Largo do Machado – Curadoria: Grupo Off-Sina: Quintas e Sextas, às 18h.  Contato: (21)2557-7903 – www.offsina.com.br

Leia sobre isso: As artes públicas pedem passagem

Mafalda Pequenino é atriz

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador