Ataque à estátua de Ariano Suassuna e a cruzada contra a cultura, por Urariano Mota

Ataque à estátua de Ariano Suassuna e a cruzada contra a cultura

por Urariano Mota

A imprensa nesta segunda-feira divulga a notícia, mas não se dá conta do mal que tem diante dos olhos.

“A estátua do escritor Ariano Suassuna, localizada na Rua da Aurora, área central do Recife, amanheceu depredada e caída após ato de vandalismo.

Em março deste ano, a estátua de Ariano Suassuna teve o nariz quebrado e a de João Cabral de Melo Neto teve o nariz e parte do queixo quebrados, além das placas de identificação pichadas”.

O que as notícias não dizem é que esse vandalismo é sintoma de uma cruzada contra a cultura, um assalto que vem do alto, ou melhor, que vem do mais baixo valor que está na presidência.  O desgoverno do Brasil hoje atrai e espalha uma onda contra tudo que representa educação e artes. Nestes dias, não há um só ato bárbaro que não seja inspirado e estimulado pelo bolsonarismo.

Destruir um patrimônio cultural é natural em bárbaros no governo que prevê um corte de 78% na verba destinada à cultura, em nível de orçamento. Mas em nível ideológico a pregação contra valores humanos é feita por todos escalões do seu ministério. Eles aconselham e incendeiam matas e florestas de árvores e de gentes. Alguma dúvida?  Alunos filmam professores nas salas de aula para denunciá-los, mulheres são espancadas nas ruas, negros sofrem racismo explícito, público, declarado, lideranças indígenas são mortas. E de tal modo estão à vontade, que não se envergonham de expressões fascistas de baixo calão:

“Atos antidemocráticos são meus ovos na goela de quem inventou isso!”

No conjunto dessa destruição, os vândalos desta segunda-feira podem não saber a dimensão do escritor Ariano Suassuna, que um dia falou em entrevista:

“Considero Canudos o mais importante episódio brasileiro. É quando Brasil urbano e privilegiado se lança contra o arraial popular. Agora, na literatura universal, Dom Quixote foi fundamental na minha vida e obra, porque Cervantes conseguiu expressar, como ninguém, os problemas do ser humano, a partir de circunstâncias locais”.

Esses bárbaros podem não alcançar O Cão sem plumas de João Cabral de Melo Neto, cuja estátua na Rua da Aurora também já foi mutilada:

“A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro;
uma fruta
por uma espada.

O rio ora lembrava
a língua mansa de um cão,
ora o ventre triste de um cão,
ora o outro rio
de aquoso pano sujo
dos olhos de um cão.

Aquele rio
era como um cão sem plumas.
Nada sabia da chuva azul,
da fonte cor-de-rosa,
da água do copo de água,
da água de cântaro,
dos peixes de água,
da brisa na água….”

Mas essa canalha sabe as razões por que derrubam e depredam valores universais esculpidos em pedra no Recife. Pois como vândalos são bárbaros, que odeiam a cultura. E desse modo cometem atos contra a arte, a ciência e a civilização. Destroem símbolos porque desejam destruir o que representa a história. As trevas em primeiro lugar, o fascismo acima de tudo.

Hoje, vendo a foto de Ariano Suassuna assim caído, as mãos para trás do escritor me pareceram estar amarradas, algemadas. De fato, na imagem e em outros atos, os bárbaros tentam derrubar a cultura, na escultura, para assim melhor o bolsonarismo andar à solta.

*Vermelho https://vermelho.org.br/2020/09/21/ataque-a-estatua-de-ariano-suassuna-e-a-cruzada-contra-a-cultura/

 

Urariano Mota

Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".

Urariano Mota

Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".

View Comments

  • Licença, poeta.

    Certamente algum, ou alguns, exagerou na manguaça no fim de semana e fez essa besteira ... só pode.

    Ainda não chegamos a borda das trevas de terem a ousadia insana, babaca, chamar de atrasados seria elogio, estúpida , idiota, vil, sórdica, de "atacarem" a figura de Ariano em nome do que lá possa ser ...
    Se for, já estaremos, por merecimento, nos fundos dos quintos dos infernos do fundo do poço da mais ignóbil pretensa nação ...

    (um dia, no século passado, esse carioca recebeu, na praia da Boa Viagem, a uns 10 metros de distância um aceno cortes e cordial, e eu lá me importei se não, em resposta ao meu tímido, tremulo e emocionado aceno dirigido a ele)

  • Eu diria menos. Por exemplo, na época dos orelhões (alguém se lembra), diuturnamente os mesmos eram depedrados. Estivessem onde estivessem. Vou me permitir a análise que, como a telefonia era estatal, cara e de má qualidade, tais atitudes manifestava um descontentamento aos serviços prestados.

  • Esses fascistas têm muita sorte de Ariano não estar por aqui, ao vivo, pois virariam piada e "causo" de Ariano. Dá para imaginar como aquele herói intelectual do povo brasileiro comentaria o atentado contra sua própria imagem, reduzindo o ato e os idiotas seus autores ao merecido ridículo político e cultural, à sua pequenez civilizatória. E como fecharia tudo com uma sonora, irresistível, devastadora gargalhada nordestina.
    Viva Ariano! Viva João Cabral!

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

9 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

9 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

9 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

11 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

12 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

13 horas ago