Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Carta a Mariana, por Rui Daher

Tá fácil não. São vários os fatores. Não caberiam em tamanho e espírito nesta carta, e muito menos em minha saudade.

Carta a Mariana, por Rui Daher

Mariana, Nana, Nanica, primeira filha, amada, vai pra quase um ano e meio que não nos vemos, com beijos e abraços. Mais do que isso vivo de suas excelências de posições. Em caráter, valentia, profissionalismo e política. O mesmo que nós, pais, tentemos passar a você e seus dois irmãos, Júlia e Gabriel. Êxito total!

Sei de muitos na mesma situação. Deploro. Nem sei mais o que esperar de um país, o nosso, que nem mesmo soube praticar o lado bom do sistema econômico capitalista. Você e seu companheiro estão no berço do que sufoca vidas que olham para um horizonte e nada veem, os Estados Unidos. Menores que um Deus. Ele existiria?

Então, citando Caetano Veloso em “Cajuína”, a quem será que ‘Ele’ se destina? Uma vida paradisíaca pós-morte. Fuck!

Aqui, no Brasil, como aí nos EUA, terminaremos o ano calendário sob o fantasma da pandemia Covid-19, mas só? Privilegiados que somos?

Não!

Há décadas, fora de nosso estrato social, milhões passam pela morte sem defesa. Por fome, bala ou vício, como um dia se expressou Caetano Veloso, em “Sou louco por ti América”.

Diante de tanta miséria e ignorância endêmica, tenho mesmo vergonha da vida fácil que ainda levo.

Minha militância, quando expressa, levou a nada. Vou a Chico Buarque, em música-carta que escreveu para Augusto Boal.

“Aqui na terra tão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock’n’roll”. Pior, também sertanejos e axés horríveis, fora de nossa maravilhosa cultura popular de raiz.

“Uns dias chove, noutros dias bate sol”. Até quando com um governo que desconhece a preservação ambiental?

“Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta”. Isto, quando assim os brancos podiam se expressar sem estar negando justiça à causa negra. 

Deixo Chico e volto a meu passado de luta contra a ditadura militar, há mais de meio século. Foi mais fácil. Hoje em dia, eles se entranharam, aproveitando truques sob a lona do circo democrático, num ethos de ultradireita que domina grande parte da população brasileira.

Tá fácil não. São vários os fatores. Não caberiam em tamanho e espírito nesta carta, e muito menos em minha saudade.

Continuarei lutando. Com pouca fé.

Muitos beijos. Merry Christmas!

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nos Filhos enxergamos a máxima que a Vida é eterna. E terna. Mas não posso deixar de verificar ( na sua publicação) o resultado destes 90 anos de Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista e a doutrinação de suas Elites. Seus Filhos estão longe, mas não estão só. Somos muito óbvios. Estão juntos com os milhares de Filhos e Netos de toda ‘Elite Esquerdopata AntiCapitalista Tupiniquim’. Os Doutrinados que restaram por aqui ( e vemos que são poucos e cada vez menos, não é mesmo Boulos/Erundina/Tatto? E Cemitério da Consolação) ainda acreditam que os veriam em Cuba !!! Aprofundando suas convicções e pensamentos socialistas por uma nova casta, uma nova geração bolchevique !!! Só que não !!! A Disneylândia é muito melhor !!! E os Shopping Centers?! E os carrões beberrões? Aquecimento Global?! KKKKK (licença poética). E você pode comprar um Fuzil ou Metralhadora junto às compras do mês e o pote de sorvetes !!!! Mas tem Trump e não Fidel? E daí !!!!! Tem as Kardashians !! E podemos fazer como a Filha de “Picolé de Chuchu”. Tirar uma selfie junto com elas !!!! Alguns mais Puritanos, preferem Paris e Dior. Imperialistas Capitalistas Colonialistas?! E onde podemos trombar com Marina Silva, entre aulas, compras e palestras ao lado da Herdeira do Itaú? Herdeira do Itaú é sindicalizada? É Petista? Sabemos. Não são Nossas Convicções Socialistas. São Salários, Liberdade, Meritocracia, Capitalismo… Mas não desistamos. CAMARADAS, a Luta continua !!!! ( se a censura ainda permitir) Cuba?! No mesmo Caribe tem San Martin e a mesma ‘horinha’ de vôo (que são tão mais baratinhos) da nossa nova residência e cidadania nos EUA !!! Pobre país rico. “…é obsceno de tão óbvio…”Mas de muito fácil explicação (P.S. Se esta é a São Paulina, Abraços Soberanos. E segue o Líder)

  2. “O único problema filosoficamente sério é o suicídio” (Camus).
    Petistas de internet, uni-vos!
    Como o sapo boi, foi, não foi na moderna semana, rui, fui não fui, fui não fui…e foi fondo…
    Vai, companheiro, morra em paz e nos deixe em paz…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador