Crônica

Dia das mães lado B, por Mariana Nassif

Aquela mãe desconhecida que teve a individualidade rompida. Violada pelo machismo – possuir os corpos, pois são só corpos – eis que fez filho na mulher que não sabia ser nenhuma. tentou seguir. persisto. Tem alguém com vontade de viver sou eu. Nasço e me torno mulher com privilégios e sortes e dores e machucados cuidados pelo invisível: quem é que vê?

Escrevo sobre aquela que é tantas e que não contam com as oportunidades soltas e seguem sem voz – mudas, nem o choro lhes escutam. As guerreiras doídas, muitas vezes doidas, as mais varridas, que passam a vida a perguntar: quem vai olhar?

Ontem, debrucei meu silêncio, as escritas e meu olhar.

Só no Brasil, são quase 10 milhões mulheres chefes de família, sendo estes lares ocupados por um companheiro em apenas 32% dos casos. As mães solo, que educam as crias sem participação do pai, representam 40% da ala materna. Dados apontam, ainda, alarmantes 6 abortos registrados por dia realizados em meninas entre 10 e 14 anos.

Se estes números não são tocantes no que diz respeito ao corpo, lugar e papel da mulher/mãe nesta sociedade, pode parar de ler, não vamos a lugar algum. Estes fatos surreais – há muito mais número de onde estes vieram, apenas não são contabilizados por acontecerem à beira da criminalidade, marginais distantes de onde o dinheiro circula, “não é pro nosso bico” – falam de uma história que não é só minha.

Assunto espinhoso, vez ou outra me pergunto cadê coragem pra enfrentar e escrever? Outra mãe sopra: “tô aqui”, e venho, borboleta pousada sobre búfalo insano, me posicionar.

Hoje, milhares de mães lamentam o assassinato, o desaparecimento de seus filhos. Jacarézinho deixou 28 dessas esfregando na cara do Brasil como este domingo deveria ter sido de lamento, profunda reflexão e luto, descanso em meio à luta que é viver assim. Como faz, coração pesado de lavar sangue dentro de casa, sem filho, sem vida, como pode deixar passar?

Se isso não te toca, olha… não dá nem pra começar.

Mariana A. Nassif

Mariana A. Nassif

Recent Posts

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

2 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

2 horas ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

4 horas ago

A volta do terrorismo fiscal, por Luís Nassif

Nem se anunciou déficit, mas meramente uma redução do superávit. E o mundo midiático entrou…

4 horas ago

Carga tributária cai, mas gasto com juros cresce e chega a 25,7% da arrecadação

As despesas com juros dos governos cresceram com vigor, a despeito da redução os juros…

5 horas ago

Desembargadores do TRF-4 afastados pelo CNJ acionam STF

Afastados por desacatar o próprio STF, Lorari Flores e Thompson Flores pede que Suprema Corte…

5 horas ago