Enquanto seu lobo não vem, Harmônica traça seus planos, por Rui Daher

Enquanto seu lobo não vem, Harmônica traça seus planos, por Rui Daher

“Os clarins da banda militar, debaixo da Avenida Presidente Vargas. Vamos passear nos Estados Unidos do Brasil, escondidos, debaixo das ruas onde Mangueira passou, vamos por debaixo das ruas, das bombas, das bandeiras, debaixo das botas, das rosas, dos jardins, debaixo da lama, da cama. Os clarins da banda militar”.

Aqui, uma síntese de Caetano Veloso, em “Enquanto seu lobo não vem” (1968), embora saibamos que ele já veio, em forma cultural piorada, talvez tão violenta, pelo menos ardilosa, e diante de um povo equivocado e acovardado.

Mesmo assim, queremos saber de Marielle Franco, dos comandantes das milícias nos morros cariocas, do retrós de Queiroz, do dinheiro de Flávio, das intenções de Huck em Davos (mobiliar a casa de um suíço pobre?), de certas locuções de autoridade máxima do estado de São Paulo sobre política de morticínio (que me processa – meus advogados sugerem desculpar-me em troca de uma camisa-polo cor-de-rosa). Ainda se fosse vermelha …

Amigos, amigas, leitores e leitoras, curiosamente, ligam ou se comunicam digitalmente para saber o que estou achando de Jair Bolsonaro. A pergunta mais frequente é de quanto tempo ele dura.

Pergunto: no cargo? Ouço: sim, e repondo: “Ah, bom! Na vida quero que ele seja eterno enquanto dure, tanto vocês gostam dele e o acham um mito. Misto quente bem torrado, conforme acepção maldosa de nosso personagem Harmônica.

Leia também:  Caos em Manaus: Bolsonaro afirma que fez sua parte e volta defender uso de drogas ineficazes contra a Covid-19

Falando nele, visito-o no 11º andar do Hospital Sírio-Libanês. Do corredor pode-se ouvir um som de gaita e uma canção de Pixinguinha, depois que o trouxemos para justiçar o Brasil se afeiçoou à música brasileira de qualidade.

– Calmo, Harmônica? Planeja alguma ação?

– Não para hoje. Amanhã tenho uma ótima.

– Sério? Viável? Diga.

– Quem, atualmente, o delator oficial de Lula?

– Antônio Palocci.

– E qual sua principal característica, além de traidor, filho da puta?

– Enrola a língua, cicia, tropeça nas palavras. Troca a letra c pela f. E roubou muito em Ribeirão Preto.

– Tá vendo aquele alicate enorme ali, Rui?

– Sim.

– Amanhã ele aprenderá a delatar com a garganta.

https://www.youtube.com/watch?v=w66s38bqlDk]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=R1Sa-tJdxDw

 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

  1. 6

    Tomara que dure pelo ‘menas 6 meis’.

    Nem tanto tempo em que possa entronizar moro no supremo de frango, nem tão pouco que não dê tempo de liquidar com a globo.

    Apenas o suficiente para o povo criar juizo e passe a desconfiar de tudo o que receba via telinha do celular ou telona da porca mídia.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome