Crônica

Irmão Sol, irmã Lua – Final, por Izaías Almada

Irmão Sol, irmã Lua – Final – (*)

por Izaías Almada

O quartinho acanhado e cheirando a mofo que de tempos em tempos vem lhes servindo de ninho, recebeu hoje decoração bem mais apropriada, não faltando – inclusive – colocado que foi sobre a mesinha de cabeceira, uma curiosa reprodução renascentista de um hermafrodita sendo masturbado por dois serafins. Também uma pintura de Joana D’Arc nua entre as chamas, de pernas abertas; duas grandes velas em forma de falo, uma vermelha e outra preta, e um relho medieval em tiras de couro, tomado emprestado a um padre amigo de Frederico, um desses raríssimos colecionadores de relíquias da Inquisição espanhola. E mais: óleos, pomadas, unguentos, licores, anéis, pós afrodisíacos, gargantilhas de escravos, vespas e cordas, completam o conjunto de preparativos.

“Há dias em que tenho a sensação de que vou enlouquecer, minha irmã. Tem sido cada vez mais difícil esperar toda uma semana para esses nossos encontros. Nos momentos mais impróprios dos meus afazeres de profissão, e que a minha Júlia pode muito bem imaginar quais sejam, agrada-me relembrar pormenores do seu corpo, por vezes os mais íntimos. O prazer que me dá sentir sua pele arrepiar quando roço por essas partes com a ponta faminta da minha língua. O descompasso ritmado dos seus muitos gritos e gemidos. Nos humores que gostosamente umedecem a minha boca sabendo a temperos acres ou a sal marinho…”

Frederico foi obrigado a interromper a fala para segurar com valentia um grito entre dentes: a partir daquele momento não haveria mais limites, com destaque particular para os insultos e as blasfêmias, prazeres especiais para aqueles amantes também especiais… Quarta-feira santa… Ambos à beira do desmaio… Glória in excelsis! Bach, Vivaldi, Corelli, nem mesmo os salmos e os cantos gregorianos seriam capazes de cantar tanta beleza. Desde que fui expulso do paraíso não me deliciava tanto.

Não muito longe dali, os profetas de Aleijadinho sorriam, na mudez da sua natureza, o sorriso cúmplice dos alcoviteiros. Perdoai-me, mas esses dois corpos nus, despidos de suas santas indumentárias, quase me fizeram perder o juízo, eu que nunca o tive. Rolaram pelo chão de madeira, machucaram-se, deixando nódoas negras na alvura de seus corpos e sangue derramado sobre o linho da cama. Frederico e Júlia. Júlia e Frederico.

==========================

Agora descansam. O silêncio do quarto remeteu-os de volta à realidade. Não há para eles qualquer possibilidade de perdão. Não o digo por mim, mas por Aquele que dizem ter o poder sobre todas as coisas e todos os homens. Por instantes suas almas afligiram-se e tocaram de perto os meus domínios. Gostaria de ajudá-los, mas a tentação de não o fazer é própria da minha natureza. Desculpai-me.

Por fim ajoelham-se em contrição. De mãos dadas e olhos em chamas repetem sua nova oração: “iaP osson euq siatse son céuc, odaciftnaS ajes o ossoV emon, missa na arret omoc on uéC”… Feito!…  Era esse o sinal pelo qual eu esperava.

Posso agora despedir-me de todos vós. Contar a singela história desses dois irmãozinhos impunha-se-me há tempos. Meu irmão sol, minha irmã lua. Levaram anos à minha procura e resolvi aproximá-los numa procissão de Corpus Christi. Ele, de Mariana. Ela, de Ouro Preto. Paixão à primeira vista, embora não soubessem… O enxofre exalava o seu perfume. Sofreram como dois danados. Flagelaram-se, mas a paixão é mais forte que a fé.

Os corpos foram encontrados somente no domingo de Ramos. Um sobre o outro, formando uma cruz de cabeça para baixo. Vestidos em seus hábitos. Toda a história foi abafada, como podeis imaginar, mas se tiverdes paciência e curiosidade para tanto, podereis muito bem encontrá-la na livraria de certo cônego…

___________________________________________

(*) – Conto do meu livro “Memórias Emotivas” / Ed; Mania de Livro.

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro. Nascido em BH, em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Izaias Almada

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em BH. Em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

Izaias Almada

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em BH. Em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

10 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

11 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

11 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

13 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

13 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

13 horas ago