John Lee Anderson, por Rui Daher

John Lee Anderson

por Rui Daher

Por alguns anos, creio mais de quinze, assinei a revista semanal, norte-americana, “The New Yorker”, criada em 1925. Era impressa e eu a recebia com duas semanas de atraso. Não perdia. Colecionava todas as fabulosas capas e muitas delas foram servir como decoração na casa de uma de minhas filhas. Muitas ainda guardo.

Daí eu trazer a vocês Jon Lee Anderson e a introdução que fiz para CartaCapital, e os comentários dos robôs bolsonaristas, por óbvio, risíveis. Não que esperasse que soubessem ler números, interpretar índices, estatísticas e situações históricas.

Não é para eles que escrevo. Autoflagelo e gozo profundo, confesso, me movem.

A introdução em CartaCapital.

“Jon Lee Anderson é um jornalista norte-americano, com 63 anos de idade e que, entre outras obras, em 1997, lançou extensa biografia de Che Guevara, com muito sucesso de vendas.

No mesmo ano, a Editora Objetiva publicou a tradução para a língua portuguesa, com ótimo material iconográfico. Corri, comprei, e percorri as quase mil páginas. Depois de 20 anos, sobram-me o orgulho da aquisição e a admiração por Ernesto e Cuba”.

Hoje em dia, há a possibilidade digital, imediata e menos cara. Assinei. Na última edição, lá está Anderson, em tradução livre “Populistas inflamam o surto de coronavírus pela América Latina”.

Fora as críticas caseiras a Donald Trump, óbvias, a quem mais leitores serve a carapuça de Anderson? Certeza de que acertaram. Querem uns trechos da matéria?

O subtítulo já bastaria para a carapuça: “Quando chefes de Estado reagem à pandemia politicamente em vez de clinicamente, seus cidadãos é que sofrem”.

Precisaria mais? Vou, no entanto.

Anderson, depois de passar por números, pouco menos atuais do que hoje (10/07) relata o Brasil com 1,76 milhão de casos comprovados e 70 mil óbitos, percorre os demais países das Américas, talvez com tintas menos fortes, por extensão de pobreza, menor expressão populacional, e ausentes governantes insanos.

O título do texto de Jon é: “Populistas Inflam o Surto do Coronavírus na América Latina”.

Photograph by Miguel Schincariol / AFP / Getty

Enjoa-me traduzir e vomitar tudo o que Anderson escreve. De Jair Bolsonaro, então, e de seu governo, envergonho-me e não posso esconder o povo fraco e imbecil de que ele, descompromissado, mostra.

Sabem por quê? São inúmeros gajos e gajas (desculpem, amigos lusitanos) que conheço e acolhem Jair Bolsonaro, mais uma vez, em plena pandemia, sem ministro da Saúde. É insano, louco, facínora, ou o quê?

Há um trecho de Anderson que não posso deixar passar. É para o conhecimento de todo o mundo, pois leem em todas publicações internacionais. Vergonhas do Brasil:

O presidente de extrema direita do país, Jair Bolsonaro, não fez nenhum esforço para conter a pandemia. Em vez disso, ele menosprezou a ameaça do vírus, chamando-o de meros “resfriadozinhos” e respondeu aos relatos de pessoas que sofreram, declarando: “Todos nós temos que morrer um dia”. Quando os governadores estaduais incentivaram o distanciamento social, Bolsonaro se uniu a manifestantes com apoiadores para protestar contra eles”.

Quem, bolsonarista ou quem se ilude, justificando-se que apenas votaram nele, por falta de opção, envergonhem-se. Verdade não é.

Escrevam-me. Comentem, covardes robôs. Não aqui, espaço de amigos e leitores sérios. Mas sempre sirvo os textos ao Dr. Mark. Tenho declarado nome, identidade, e-mail, e se não dou endereço, eles servem apenas a convidados. Não quero seus pés sujando as minhas arborizadas ruas com seus arrasta-pés emporcalhados.

Inté! Primeiro aplaco o ódio; depois saio matando.

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

View Comments

  • Tentei contato com este autor, através da editora do livro CHE, sobre algumas informações do livro, mas não consegui. Você sabe de alguma maneira de fazer este contato?

Recent Posts

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

1 hora ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

2 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

2 horas ago

James Onnig destrincha a vinda de Macron ao Brasil além dos memes

Macron pode estar buscando se fortalecer com o apoio de Lula dentro da dicotomia formada…

2 horas ago

TVGGN: Além da questão fundiária, execução de Marielle pode ser vingança por CPI das Milícias

O jornalista e escritor Sérgio Ramalho comenta que, desde 2012, Rivaldo Barbosa consolava famílias de…

2 horas ago

Sobre a arrogância dos ‘Povos Escolhidos’, por José Luís Fiori

Na certeza do presidente Bush, de que “a nação americana foi escolhida por Deus e…

2 horas ago