Crônica

Memória emotiva III, por Izaías Almada

Memória emotiva III (*)

por Izaías Almada

“O Senhor é meu pastor, nada me faltará… Deitar-me faz em verdes pastos e guia-me mansamente pelas veredas da justiça…!”

O salmo 23 é por certo um dos mais belos e conhecidos salmos da Bíblia Sagrada. Digo-vos que cresci lendo e apreciando esse e outros salmos bíblicos, a cantar hinos de louvor a Deus e a seu bem amado filho, Jesus Cristo. Mas, ainda criança, no inquieto fulgor dos meus treze anos de idade, descobri que outro dos livros bíblicos, o Cântico dos Cânticos, falava com voz mais forte e livre a linguagem do rapaz que crescia em mim.

A natureza, fonte da vida, naquilo que tem de mais primitivos entre os seres humanos, isto é, o desejo e a posse do ser amado, transbordava na beleza e sabedoria dos versos que lá vinham escritos, desdramatizando muitos dos pecados com que nos aterrorizavam a nós pequeninos. Era como descobrir na própria palavra de Deus o antídoto para o pecado original. Inconcebível que, depois de tantos e tantos séculos, ainda tivéssemos que pagar a fatura por Adão e Eva.

Afinal, se o mesmo livro sagrado nos mostrava ser natural o desejo e a atração que o homem e a mulher podem sentir um pelo outro, é porque tal desejo não deveria ser confundido com o pecado e sem celebrado como a forma de comunhão mais íntima e atraente do amor. O desejo carnal, o sexo, visto dessa maneira, não poderia ser um pecado perante os olhos de Deus, a não ser, pensava eu, que todos nós continuássemos a nascer por obra e graça do Espírito Santo.

Peço-vos imenso perdão por essas pequenas e sacrílegas divagações, mas elas, como vereis, estarão sempre ligadas à minha memória ou, se me permitis o atrevimento da linguagem, à metafísica de uma inesquecível primeira aventura erótica.

Dizia-vos que fui eu um bom leitor dos salmos bíblicos. E não só. Também aprendi a ser um vencedor nos concursos bíblicos, espécie de competição religiosa entre adolescentes metodistas e que consistia na inocente disputa para ver qual de nós, com destreza, habilidade e maior rapidez, conseguia encontrar e ler em voz alta um determinado versículo da Bíblia Sagrada perante o conjunto dos participantes.

Orgulho do meu pai nessas pequenas olimpíadas religiosas de salão era eu movido apenas pelo desejo de mostrar-me àquela que viria a ser minha primeira namorada. Cada versículo lido em público transformava-se na possibilidade concreta de um olhar mais revelador, de um tocar de mãos ou de um ousado beijo nos lábios, até configurar-se o momento crucial e inevitável do ato físico motivado por essas sensações.

Mas desses atos físico ainda não sabíamos o suficiente, apenas ouvíamos dizer ou líamos às escondidas. Como também nos informávamos dos atalhos e segredos existentes para se atingir e consumar parte do mesmo objetivo. Apresentava-se para muitos de nós o momento da grande prova, a prova contra o atrevido e incansável Satanás e seus anjos aliciadores; a primeira masturbação.

Que atitude deveria tomar um adolescente cristão ao descobrir o sexo e a possibilidade dos seus prazeres? Cobrir-se de orações para espantar o pecado? Fingir-se de morto? Ignorar que a vida e a natureza, como o próprio Deus as concebeu, invadiam-lhe o corpo com força e determinação, tornando-o apto, na melhor das hipóteses, para a continuação da espécie? Ou mandar tudo às favas e pegar o touro a unha?

___________________________________________

(*) – Conto do meu livro “Memórias Emotivas” / Ed; Mania de Livro.

                                                         (CONTINUA)

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro. Nascido em BH, em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Izaias Almada

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em BH. Em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

Izaias Almada

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em BH. Em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

2 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

3 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

3 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

4 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

6 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

6 horas ago