O petróleo é deles

Quando descobriram ouro no Brasil os portugueses ficaram muito felizes. Os olhos do rei de Portugal e de sua corte brilharam e reviraram quando as caravelas e galeões começaram a chegar abarrotados de ouro brasileiro no porto de Lisboa. Entretanto, em pouco tempo o ouro da Colônia inundou o mercado europeu provocando uma queda nos preços do metal. A história subsequente é bem conhecida. Apesar do ouro brasileiro continuar a chegar a Lisboa por muito tempo, a economia portuguesa estagnou e Portugal viu-se obrigado a ver a França e a Inglaterra começarem a liderar o mundo porque haviam se industrializado.

 

O petróleo do pré-sal pode acabar produzindo o mesmo estrago, só que no Brasil. Num cenário de carência maior desta matéria prima sendo ela vendida a preços de 100 ou 150 dólares o barril, o petróleo do pré-sal seria uma benção para a economia brasileira. Mas como o país começará a extrair a riqueza com os preços do óleo em baixa, a tendência é que o preço do barril do petróleo caia ainda mais em razão do aumento da oferta do produto à medida que o Brasil se torne um grande exportador.

 

A economia brasileira vai bem obrigado. Ao contrário de Europa e EUA temos crescido, pouco é verdade, mas de maneira consistente. As previsões catastróficas da imprensa não só não se realizam como derivam de seu desejo sádico e patológico de levar à presidência o seu candidato (que pode ser Aécio, Marina Silva ou aquele cara sem graça do PSB). Neste contexto, o país poderia esperar ao invés de começar a explorar mais petróleo que necessitamos para consumo interno.

 

Todavia, ao invés de usar o pré-sal como uma caderneta de poupança mineral, o Brasil parece disposto a gastá-la justamente quando não precisa e quando seus preços estão em baixa e tendem a cair ainda mais. Em razão disto, quando o pré-sal acabar pouco ou nenhum proveito teremos tirado dele, pois o nosso petróleo terá sido comprado por estrangeiros a preços baixos ajudante a alavancar a acelerada industrialização da China, de quem o Brasil se torna mais e mais dependente em virtude de importar produtos de alta tecnologia.

 

A verdade dói, mas nem por isto deixa de ser verdadeira. Em relação ao LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA tanto a situação quanto a oposição compartilham a mesma posição. A única diferença entre os dois polos do espectro político é em relação ao país que abocanhará o petróleo do pré-sal (China/situação ou EUA/oposição). Podemos concluir, portanto, que “O Brazil é dos estrangeiros, os brasileiros pobres só estão aqui de passagem.” É o que eu tenho dito.

Fábio de Oliveira Ribeiro

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns!

    A falta de visão deste governo não é diferente da falta de visão de todos os outros governos que já tivemos. Parece ser comum em países capitalistas (não só do 3o mundo) onde o lucro imediato sobrepuja a o bem estar, ou mesmo a sobrevivência a longo prazo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador