Olha, o nome disso é amor, por Mario Ramos

Olha, o nome disso é amor

por Mario Ramos

A pandemia denominada COVID-19 torna recomendável um isolamento social que muitas vezes implica em encontros a sós com nós mesmos, e que pode constituir uma oportunidade para descobertas relevantes.

Claro que relevantes neste caso não significa necessariamente agradáveis, pois esta catástrofe que já ceifou a vida de mais de 200 milhões de pessoas traz uma sombria tristeza, agravada pelo travo de insegurança e incerteza.

Todavia, é alentador pressentir que nossos sentimentos pesarosos não são motivados apenas pelo temor quanto à nossa própria sorte e sobrevivência.

Creio mesmo que nossa angústia maior é motivada pela falta que sentimos da trivial convivência cotidiana, no círculo ampliado de relações pessoais, que em geral escapa à nossa percepção condicionada.

De repente, tolhidos pela quarentena preventiva, prudente e indispensável, o resultante desconforto, difuso ou intenso, nos permite constatar que, além do convívio familiar e domiciliar por nós estimado, apreciamos também os relacionamentos sociais corriqueiros, inclusive os tênues e superficiais.

A mera tentativa de imaginar a vida sem serviços essenciais, a exemplo de energia elétrica, fornecimento de água e saneamento básico, mostra o grau de dependência que temos em relação a uma legião de pessoas que fazem a nossa existência habitual possível. E, nessa perspectiva, é inevitável notar que, se nós não formos hipócritas, somos gratos às miríades de mulheres e homens que realizam, de maneira anônima, inúmeros serviços relativos ao regular fornecimento de produtos alimentícios e outros bens essenciais.

Outra realidade pouco percebida que salta à vista na trajetória desta tétrica e trágica epopéia viral é a acachapante incapacidade da sociedade moderna para defender a humanidade das ameaças de doenças e carências diversas.

Talvez tais inferências sejam induzidas por intuições pragmáticas, visto que o ponto de partida para esta sensibilidade básica é a prosaica certeza de ser impensável e deplorável a hipótese de cessar a sinergia social.

Em todo caso, as expectativas adversas trazidas pela pandemia sinalizam a urgência de refletirmos acerca das razões que impedem uma evolução da estrutura material e da cultura humana em bases mais favoráveis à vida.

E não é necessário ter conhecimentos específicos de economia e da ciência política para compreender que as prioridades ditadas pela maximização dos lucros privados implicam em riscos diversos e crescente instabilidade.

A panacéia enganosa defendida pelos arautos dos mecanismos excludentes, e da austeridade estatal debilitante, acarreta insatisfação e insegurança.

A criatividade do gênero humano tem potenciais poderes de inovação, e de superação dos desafios presentes e vindouros, porém, a lógica limitante dos insensíveis requisitos cruéis da lucratividade máxima e do estado mínimo torna inacessíveis tantas soluções necessárias, sensatas e salvadoras.

Por outro lado, a existência vivenciada neste planeta estarrecedor excede os limites previsíveis, marcados por problemas e preocupações, em especial nas variadas perspectivas das diversas opções e oportunidades de mudança.

Ao invés de nos encolhermos, premidos por temores e fraquezas, podemos, em face das trevas e trovões, pensar na preparação de novas formas de lidar de modo adequado com as questões derivadas da diversidade e da escassez.

E a energia que pode mover nossa resiliente imaginação, evolucionária e libertadora, é a ternura que sentimos pela vida ao aceitarmos as evidências de que a harmonia individual almeja o bem estar coletivo.

É preferível adotar alternativas que conduzam a resultados materiais menos vultosos e que viabilizem equilíbrio melhor na promoção do bem comum, pois, se olharmos para o âmago de nossas emoções, teremos a intuitiva convicção de que não queremos ver sofrimento, nem nosso nem alheio.

Quando vemos o mundo a sofrer as pungentes perdas causadas por esta pandemia impiedosa, sentimos em nós uma aflição indizível e implacável, ao tempo em que, ao vermos a felicidade de nossos semelhantes, surge em nosso espírito uma paz tranqüilizadora, reconfortante e amorosa.

Neste momento, quando entendemos que somos parte do todo, a natureza humana se mostra em nós na compreensão de que o nome disso é amor.

Redação

Redação

View Comments

  • Na segunda linha do oitavo parágrafo, onde se lê 'improvável' é mais adequado dizer 'impensável'.

Recent Posts

Xadrez do PCC em São Paulo e os promotores omissos, por Luís Nassif

Em São João, os contratos com OSs suspeitas passaram sem fiscalização, apesar da notória especialização…

34 minutos ago

Serviços caem 0,9% em janeiro mas crescem 1,1% em 12 meses, por Luís Nassif

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o setor caiu 0,9% no mês de…

10 horas ago

Conflito no Oriente Médio leva ministério a monitorar preços do petróleo

Portaria será publicada nos próximos dias; equipe contará com representantes do Ministério de Minas e…

10 horas ago

Inflação desacelera em todas as faixas de renda, segundo Ipea

Enquanto índice para famílias de renda muito baixa atingiu 0,22%, percentual para faixa de renda…

11 horas ago

Alexandre de Moraes vira alvo de lavajatistas, bolsonaristas e nazistas, por Márcio Chaer

Juntaram-se em uma corrente só lavajatistas, bolsonaristas, nazistas e piratas de alto coturno, em busca…

12 horas ago

Estratégia federal busca assentar famílias e ampliar acesso à terra

Projeto também busca ajudar na resolução de conflitos agrários; plano Terra da Gente pretende favorecer…

12 horas ago