Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Os cus dos perus, por Rui Daher

Por Rui Daher

Desde a metade do mês de dezembro, convidado a confraternizações, almoços, jantares pré-natalinos, e nas próprias ceias hoje-é-em-nossa-casa-amanhã-na-de-sua-mãe, quando há peru no cardápio, peço que, se ninguém se interessar, gostaria de levar o cu do peru para comer em casa.

Não quero aqui, blog cada vez mais sisudo e intelectual, nos piores sentidos das palavras, afrontar ninguém.

Portanto, acalmem-se senhoras polidas ao ponto dos diamantes, sirs com seus cashmeres Blueberry’s sobre os ombros, e jovens economistas pop-star ou distintas grisalhas da USP.

Minha intenção não é a de comer o cu de ninguém, apenas gosto muito do sabor, da maciez, da ausência de ossos rígidos, dos cus, proventrílicos, curanchins, sobrecus, sambiquiras e uropígios de aves, principalmente, as grandonas, potrancas, como as dos perus.

Não me perguntem sobre preferências sexuais. Como saber se ali estava o curanchim (vamos amenizar) de um peru ou de uma perua, creio em maior quantidade pelo que percebemos em folhas e telas cotidianas.

Depois de formada uma boa massa de carnes macias e saborosas, como a preparo?

De todas as formas. Repito: não há interesse sexual em comer tais cus avícolas. Houvesse, confessaria, para que os intelectuais do GGN fizessem suas interpretações psicológicas e, mais provável, psiquiátricas.

O interesse é exclusivamente gastronômico. Invariavelmente, recolho-os já assados. Curioso, me veio agora uma dúvida. Dizem que para matar um peru é necessário, antes, embebedá-lo. Será isso que tanto me atrai.

Dicas: tentem um bom caldo de cus de perus; outra opção, frite-os e faça-os flambar em boa cachaça – se lembrarão de como foram enganados na morte, se revoltarão, e ficarão mais saborosos; se os preferirem frios, por causa do verão, construam rima e solução, adicionem essas saborosas, equivocadamente, chamadas carcaças a um verdadeiro cuscuz de cus.

– Mas, respeitável senhor Rui, responsável pelo BRD, Blog do Rui Daher, e N&P, os sensacionais Nestor e Pestana no Facebook, peru tem um significado diferente de curanchins. São ferramentas de invasão de proventrículos.

– É verdade, como diz o professor Sibila a Verônica Lopes, no imperdível programa da Rádio USP, “Mitologia”.

– Respeitável, Zé. Das profissões e funções dos perus machos não se deve falar. Estão aí, à disposição, todos preparados, mas devem permanecer preservados de divulgação, embora em minhas andanças vejo disposição perua a muitos deles. Fiquemos com o caldo de curanchim, é mais seguro.

– Sé mais uma pergunta, caro Rui e à dupla Nestor & Pestana: o senhor não jogou xadrez, não falou de Gilmar, Aécio, Lula, reformas, golpe, Judiciário escroto, acha que, mesmo assim, irão publicá-lo?

– Sei não, Zé. Se não o fizerem estarão continuando na mesmice. Você leu um cara importante, com destaque, discutindo a prisão do Maluf? Não espere encontrar aqui escritores que, diante do pior golpe que sofreu o País, interrompendo seu caminho de forma mais leve do que o feito dos militares, a luta do Pasquim, Movimento, Opinião, Avanço, Bondinho e outros. Estamos num Estadão de esquerda. E se não publicarem, que diferença faz?

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Veras,

      creio ter comentado acima que trouxe esse gosto de minha mãe. Sempre dava-lhe preferência na escolha, embora também já gostasse. Era por aquele fundilho que ela começava.

      Abraços e Feliz 2018

  1. Rir é o melhor remédio

    Seu Rui,

    Depois de bem explicadinho, nos seus mínimos detalhes, afastadas convicções equivocadas, sou obrigado a concordar: Eu também gosto de cú.

    Embora saiba que o cú em promoção seja o de pato. Está uma pechincha, especialmente o de pato amarelo. No Brasil, à excessão de alguns antipatriotas, todos estão levando.

    Periga que a preferência do povo mude já no final do ano que vem. As pesquisas indicam que Lula será o escolhido. A dorê.

    Óptimo 2018 à todos.

    1. Taí, seu Emerson,

      numa dessas jantas, como dizemos lá no interior do mato (salve Dominguinhos!), serviram pato, não vi sua cor antes da merecida morte. Creio que não era amarelo, caso contrário teria inúmeros cus.

      Grande abraço e Feliz 2018

  2. Para mim, pobre e

    Para mim, pobre e desempregado, peru é como o caviar do Zeca Pagodinho e Pabllo Vittar:

    Não sei, nunca vi, só ouço falar.

    1. Antônio,

      não se amofine não,desses caras só se fala, não são para serem vistos. Tudo ficará 12 por 8, como falam os médicos da nossa pressão, quando querem nos animar.

  3. Caro Rui, de coração, desejo

    Caro Rui, de coração, desejo que neste ano você se refestele com os de peru, mas que no próximo seja servido o de tucano, que alguns especialistas gastrônomos dizem ser melhor. E como não sou daqueles que acham que as coisas só pioram, desejo também um Feliz Ano Novo, extensivo aos familiares. Porque este ano foi um verdadeiro e temeroso cu, igual não desejaria nem a um inimigo, se tivesse.

    1. Obrigado, Eduardo

      Farei o possível. Pensei no do tucano em farofa de bico triturado. Grande abraço e Feliz 2018 a todos. Se conseguir, porque em geral eu posto errado, ouça a música. 

  4. A falta de assunto e o

    A falta de assunto e o neobesteirol começam a fazer escola. Não é po acaso que Temer é o presidente da República Federativa do Brasil. Centro, direita e esquerda: todos irmanados pela grossura e pela linguagem da ironia tosca. Ah, claro! Quase me esquecia: é a tal de “liberdade de expressão”.

    1. Nao.  “Liberdade de

      Nao.  “Liberdade de expressao” eh dizer que eu tambem ouvi dizer que gilmar mentes levou malas de dinheiro pra soltar Garotinho.  O cu dos perus anda sendo assunto mais aceitavel ultimamente.  Dizem que o cu de gilmar mentes ta sujo.

    2. Se eu fosse o Sérgio Malandro…

      Se eu fosse o Sérgio Malandro eu diria pra você fazer GluGlu.

      Se eu fosse o Seu Peru, lhe mandava pra irmandade.

    3. Izaías,

      se voce for o excepcional teatrólogo dos tempos do Arena, casado com a Marília Medalha, preso, torturado e, se bem me lembro, exilado, não imagina em quantas situações estive naquela época defendendo você. Se o seu humor piorou tanto ou o seu savoir faire melhorou assim, deve estar alguém carcomido por rancores e recalques. Assim, quer ver tosco? Vai tomar no curanchim! Se não for … também vá!

  5. nunca um cu gerou tantas análises geniais…

    mas, preocupado com possíveis más interpretações, ainda não encontrei palavras que me possibilitem expressar que passei a gostar de cu de peru com a minha sogra ( e que Deus a tenha em merecido descanso )

    foi também de minha querida e saudosa sogra a dica de que a parte do peixe que tem a carne mais saborosa é a cabeça

    só furou uma vez, talvez empolgada com meus elogios, ao preparar algo que nem com muita cachaça eu consegui saborear e engolir: guelra de peixe frita……………….

    era uma na boca e três jogadas no telhado sem que ela visse

    1. Peregrino,

      com exceção da guelra, que nunca comi, sua sogra devia ser alma gêmea de minha mãe, que também já se foi. Meu filhos, não aguentavam ficar na mesa quando ela atacava uma cabeça de peixe … com olhos e tudo.

      Grande abraço e Feliz 2018

  6. Concidencia, acabei de comer

    Concidencia, acabei de comer um, só que de frango assado, teve asinha e a costela dele também, claro com arroz, batata, giló, e salada de cenoura. Não faltou o molho de pimenta, cathup, mostarda e molho ingreis…. Acompanhado de uma aguinha gelada com limãoe depois pra rebater um picolé e assai. Eita que cardápio 5 estrelas!!

    1. Epa, Paulo

      Taí uma ceia em que estaria dentro. Apenas a aguinha gelada trocaria por outra aguinha, aquela que passarinho, talvez pelo curanchim pequeno, não bebe. Abraços e Feliz 2018.

  7. Com altissimo colesterol nao

    Com altissimo colesterol nao como nem pele nem asa e muito menos sobre.  Meu cardapio de ontem consistia de pork fried rice com feijao venenoso se voce nao souber preparar (hyacinth beans), entao…

    Verdade seja dita…  Eu preferia um cu de frango ao invez de porco.

  8. “Um bom vinho pode ser

    “Um bom vinho pode ser branco, ou pde ser tinto. Mas um belo cu tem de ser rosé.” Não sei quem é o dono da frase, mas faço minhas essas palavras.

  9. os….

    De cú a política. De cachaça a cudiguim. Conversa fiada, jogada fora, num dominó de botequim. O melhor de Andanças Capitais. Alguém acha que mudará o eixo da Terra? Mas a conta está perto de ser cobrada. E pode ter certeza que será. E traições a tantas promessas serão cobradas, muito mais pesadamente, que das ações praticadas pelos inimigos. Mas o sr. é muito vivido. Sabe muito bem que se leva desta vida, a vida que se viveu. Excelente 2018 a todos.(P.S. Para quem gosta de natureza, águas, e o esplendor da Mata Atlântica, venha até Sorocaba, entre na estrada para Piedade/Tapiraí, desça a Serra, Cabeça da Anta, até Juquiá. Volte pela BR116. Duplicada. E sem pedágios extorsivos (duplicação da Dilma). Meio dia de overdose de Mata Atlântica.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador