Urariano Mota
Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".
[email protected]

Rússia X Ucrânia: esse jogo não é um a um, por Urariano Mota

No entanto, juntando algumas peças do quebra-cabeça, alguns vencedores claros começam a emergir na crise da Ucrânia, quer haja ou não uma guerra real: corporações multinacionais de gás e petróleo.

Rússia X Ucrânia: esse jogo não é um a um *

por Urariano Mota

O título com a frase “esse jogo não é um a um” vem da ótima composição Um a Um, cantada por Jackson do Pandeiro:

“Esse jogo não é um a um
(se o meu clube perder é
zum-zum-zum)
Ah, olhe o jogo não é um a um
(se o meu clube perder é
zum-zum-zum)

O meu clube tem time de primeira
Sua linha atacante é artilheira
A linha média é tal qual uma barreira
O center-forward corre bem na dianteira
A defesa é segura e tem rojão
E o goleiro é igual um paredão

Esse jogo não é um a um
(se o meu clube perder é
zum-zum-zum)
Mato um mas o jogo não é um a um
(se o meu clube perder é
zum-zum-zum)

É encarnado e branco e preto
É encarnado e branco
É encarnado e preto e branco
É encarnado e preto…”

Mas se assim é o título, assim não é a dificuldade em que a gente se encontra nessa nova guerra. O problema é saber onde está uma posição justa, que não  acompanhe a ideologia e política de Putin, nem lhe desconheça as razões de invadir a Ucrânia. Difícil. As notícias pela televisão, com seus liberais comentaristas, nos deixam como pets domésticos de Joe Biden. Então eu pesquiso e leio na BBC News uma possível origem da invasão:

“Putin afirmou que a Ucrânia é uma marionete do Ocidente e nunca foi um Estado adequado. Ele exige garantias de que a Ucrânia não se juntará à Otan, uma aliança militar de 30 países, e para que a Ucrânia se desmilitarize e se torne um Estado neutro…

Ele quer uma promessa sustentada legalmente de que a Otan não expanda além de sua composição atual. ‘Para nós, é absolutamente mandatório garantir que a Ucrânia nunca, jamais se torne um membro da Otan’, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov.

Putin reclamou que a Rússia ‘não tem mais para onde recuar — eles acham que vamos simplesmente ficar sentados?’ “.

Mas isso é apenas mencionado com ares da maior neutralidade, porque se inscreve entre razões majoritárias de condenação ao governo russo. Então eu vou ao People’s World e descubro uma razão justa https://www.peoplesworld.org/article/what-is-the-minsk-agreement-and-whats-its-role-in-the-russia-ukraine-crisis/ (Tradução do Vermelho):

“Sob pressão de ultranacionalistas e russófobos, sucessivos governos na Ucrânia não conseguiram resolver as queixas da maioria de língua russa na região de Donbass. A Ucrânia também não implementou as disposições do Acordo de Minsk assinado em 2015 para pôr fim ao conflito na região.

A situação na Ucrânia hoje pode ser atribuída em grande parte à ascensão dos grupos ultranacionalistas e russófobos que obrigaram o então presidente ucraniano Viktor Yanukovich a renunciar durante os protestos “Euromaidan” em Kiev, em fevereiro de 2014.

Os manifestantes pediram que Yanukovich seguisse políticas favoráveis à integração com a UE e a OTAN, mesmo à custa de prejudicar os laços tradicionais da Ucrânia com a Rússia. Este mesmo conjunto de grupos políticos ultranacionalistas e russofóbicos tem dificultado a implementação do Acordo de Minsk por sucessivos governos ucranianos”.

Ou então aqui, em outro texto do People’s World https://peoplesworld.org/article/pipeline-ploy-how-u-s-natural-gas-interests-are-fueling-the-ukraine-crisis/:  

“Como os interesses do gás natural dos EUA estão alimentando a crise na Ucrânia

Junto com a tentativa de absorver militarmente a Ucrânia na OTAN, outro fator importante que está se tornando mais aparente no incessante discurso da administração Biden sobre guerra com a Rússia é o desejo dos produtores de energia americanos de invadir os mercados europeus com gás natural fragilizado.

Embora a grande imprensa esteja saturada com a conversa sobre um ataque para sempre da Rússia à Ucrânia e especule sobre o suposto desejo de Moscou de congelar a Europa cortando o fornecimento de gás, poucos repórteres na mídia corporativa estão perguntando quem ganha economicamente com o impasse no leste.

No entanto, juntando algumas peças do quebra-cabeça, alguns vencedores claros começam a emergir na crise da Ucrânia, quer haja ou não uma guerra real: corporações multinacionais de gás e petróleo. E parece que sua indústria encontrou o porta-voz mais poderoso do mundo para representar seus interesses – o governo dos Estados Unidos.

Empresas como Chevron, ExxonMobil e Shell, juntamente com as centenas de empreiteiras de perfuração e transporte marítimo que trabalham com elas, querem intensificar massivamente as exportações para uma Europa faminta por gás, mas que está no caminho é a Rússia e sua empresa estatal Gazprom. Atualmente, o gás natural russo responde por mais de 30% de todas as importações para a União Européia. As principais potências da UE, Alemanha e França, recebem 40% de seu gás da Rússia, enquanto alguns outros países, como a República Tcheca e a Romênia, utilizam apenas gás russo”.

Essas as razões sérias, graves, da guerra.

E eu, que pensava em falar sobre a Rússia x Ucrânia a partir de uma gozação com a visita ridícula de Bolsonaro a Putin. Menciono apenas  trechos de A incrível conversa entre Bolsonaro e Putin, que eu escreveria:

“Conversar não é um dom de Bolsonaro. Ele não conversa, ele fala piadas baixas de botequim e frases de menosprezo e desprezo contra negros, mulheres e gays. Mas há que manter as aparências em encontros internacionais. Olhem, com Putin ele se esforçou.

Declaração de Bolsonaro ao sair: ‘O encontro com Putin durou aproximadamente 2 horas. Tivemos até momentos de muita informalidade, certas particularidades’.  Mas não especificou quais, e adianto aqui, da “conversa” informal:

Putin – Eu sou muito macho.

Excitado,  Bolsonaro ordena para o tradutor:

– Pergunta se o dele é grande!

Tradutor – Presidente, não fica bem…

Bolsonaro – Pergunta! Estou mandando!

E o tradutor:

– Is yours a big one?

Ao que Putin responde:

– Medium. But it works.

E Bolsonaro responde

– Mi-tu!”

 .

Como veem, foi melhor pesquisar. Ainda bem que despertei a tempo para a gravidade do conflito e não prosperei no ridículo. Venceu a realidade, enquanto a mentira da guerra continua nas notícias da televisão.

*Vermelho https://vermelho.org.br/coluna/russia-ucrania-esse-jogo-nao-e-um-a-um/  

Urariano Mota – Jornalista do Recife. Autor dos romances “Soledad no Recife”, “O filho renegado de Deus” e “A mais longa duração da juventude”

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Urariano Mota

Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador