Sérgio Moro e a Teoria do Medalhão de Machado de Assis, por José Almeida Júnior

do São Paulo Review

Sérgio Moro e a Teoria do Medalhão de Machado de Assis

por José Almeida Júnior

Sérgio Moro usou o espaço concedido pelo Jornal Nacional para se defender da parcialidade no julgamento do ex-presidente Lula, mas acabou cometendo uma gafe. Mesmo tendo uma notória dificuldade em se comunicar na língua portuguesa, o ex-juiz arriscou, em tom irônico, uma citação em francês para dizer que não se arrependia do seu papel na Operação Lava Jato. Moro se atrapalhou com as palavras e chamou a cantora francesa Édith Piaf de “Édith Piá”.

Ao contrário de Sérgio Moro, Machado de Assis não teve uma educação formal. Trabalhando no Ministério da Agricultura, o escritor conviveu com operadores do Direito e foi um crítico da cultura bacharelesca no Brasil. No conto Teoria do Medalhão, Machado traz um diálogo do com o filho Janjão prestes a atingir a maioridade. O pai ensina os passos para se tornar um medalhão. Fazer citações de brocados latinos, de mitologia grega e ditos históricos não costumam falhar. Porém, o pai adverte a Janjão para nunca usar a ironia – esse movimento ao canto da boca, cheio de mistérios. O pai recomenda o uso da chalaça, piada fácil e geralmente grosseira.

No meio jurídico, é comum encontrar medalhões machadianos, com formação baseada em leitura superficial de manuais de Direito, fazendo citações de autores não lidos ou não compreendidos. Em entrevista ao Roda Viva no ano passado, Dias Toffoli citou uma passagem do filósofo Lévi-Strauss ininteligível e descontextualizada, como se o ministro tivesse guardado na manga a citação antes de o programa começar para tentar enriquecer a sua fala.

Sérgio Moro passou por diversas gafes quando se trata de demonstrar conhecimento em cultura geral. Em audiência pública no Senado, quando ainda era Ministro da Justiça, repetiu a palavra “conge” para se referir a cônjuge. No programa de Pedro Bial, ele disse que gostava de ler biografias. Mas, quando perguntado sobre qual tinha sido a última leitura, o ex-juiz hesitou até responder que não se recordava.

O grande erro de Sérgio Moro no Jornal Nacional foi tentar usar a ironia ao ser questionado sobre a sua atuação na Operação Lava Jato. A ironia é um instrumento perigoso, complexo e misterioso que confunde as ideias. O uso da chalaça – como as piadas grosseira que Jair Bolsonaro costuma proferir – seria muito mais recomendável ao ex-juiz, assim como o pai orientou Janjão no conto machadiano.

*

José Almeida Júnior é escritor e defensor público. Autor de O homem que odiava Machado de Assis (Faro) e Última Hora (Record).

Redação

Redação

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

6 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

7 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

8 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

8 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

8 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

9 horas ago