Uma conversa com o Pastor Edirnaro da Igreja Planetária, por Franklin Frederick

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Origens do fascismo no Brasil ou uma conversa com o deputado Pastor Edirnaro da Igreja Planetária do Reino de Deus me Livre 

por Franklin Frederick 

– Pastor Edirnaro, muito obrigado pela sua disponibilidade em nos receber na sua casa para esta conversa. Sei que o sr. é muito ocupado, dividindo o seu tempo entre as suas funções como Pastor e como Deputado Federal. Como eu havia informado pelo telefone, somos do jornal ‘Jesus, Família e Prosperidade’ e queremos publicar esta nossa conversa como uma pequena entrevista em nosso próximo número. O sr. se importa de eu gravar ?

– Claro que não, esteja à vontade, estou sempre pronto para cooperar com a imprensa!

– Gostaria de começar nossa conversa falando sobre a sua importante contribuição para os estudos bíblicos e a teologia. O seu livro ‘Expulsão ou Integração: a verdade sobre os vendedores do Templo’ tem tido muito sucesso e já foi traduzido em várias línguas. Nos EUA o livro teve excelentes críticas e suscitado muitos debates. E mesmo alguns setores da Igreja Católica receberam muito bem as suas idéias. O sr. poderia nos falar um pouco sobre este seu trabalho?

– É um livro muito profundo, foi o resultado de anos de trabalho árduo e muita pesquisa. Não é possível resumir em poucas palavras tudo o que eu escrevi, mas posso dar uma idéia geral. O tema principal das minhas reflexões é aquela famosa passagem nos evangelhos em que Jesus aparece expulsando os vendedores do Templo. Isto sempre me intrigou. Por que Jesus faria isso? Os vendedores, afinal, eram trabalhadores que muito contribuíam para a comunidade. Eu desconfiei que talvez houvesse um erro na tradução. Depois de muito estudo, de muita leitura dos textos originais, consegui finalmente reconstruir a verdadeira história, o que realmente aconteceu e que eu conto no meu livro.

– E o que aconteceu, qual é a verdadeira história? Isso interessa muito aos nossos leitores!

– Bem, resumindo bastante, o que aconteceu foi o seguinte: chovia muito naquele dia e os vendedores que estavam por ali, como sempre faziam, sem problema nenhum, entraram no Templo em busca de abrigo. Eles foram se juntando perto da porta, conversando amigavelmente inclusive com o próprio Jesus. Como eles eram muitos, acabaram, sem querer, atrapalhando a entrada das outras pessoas. Quando Jesus percebeu isso, ele gentilmente – veja bem, GENTILMENTE – pediu que os vendedores se afastassem um pouco para o lado, para deixar a entrada livre. Tinha até gente querendo entrar para fazer doações. Foi isso que aconteceu. Mas esta parte dos evangelhos foi muito mal traduzida, os fatos foram completamente deturpados. Daí os meus esforços em restabelecer a verdade. Tive esta preocupação para mostrar que, na verdade, os vendedores do Templo eram bem-vindos e tinham excelentes relações com Jesus. O que se chamava de ‘vendedores’ eram uma importante parcela da classe empresarial daquela época, ou seja, membros fundamentais da comunidade, responsáveis por grande parte da geração das riquezas e do bem estar do povo, tanto naqueles tempos quanto hoje em dia. Creio ter contribuído para desfazer uma injustiça que durou séculos, todo este preconceito contra os vendedores do Templo. A nossa Igreja Planetária está sempre aberta para eles.

-Isso é muito interessante! E na política? Qual a posição do Deputado Edirnaro?

– Ao contrário do que muita gente pensa, na verdade eu sou de esquerda. Mas desde que o Lula fez esse ‘Bolsa Família’, eu não consigo encontrar UMA empregada doméstica aqui pra casa. Eu tenho dois filhos pequenos, minha mulher está grávida e esta falta de empregada é um problema. E olha que eu quero pagar tudo certinho, pela lei, com férias, décimo terceiro… Eu sou pela ajuda aos pobres, claro, mas tem que ter ordem. Uma coisa é dar um apoio aqui, uma ajuda acolá, mas sustentar vagabundo não dá! Graças a Deus, com o Presidente Temer estas coisas estão melhorando.

– Hoje em dia se fala muito na imprensa sobre a homossexualidade. O que o sr. pensa sobre esta questão?

– Como todo bom cristão, eu sou muito tolerante. Eu tolero prostitutas, ladrões, gays, não tem problema, acho que errar é humano. Mas o que eu não tolero é bagunça. Deus criou o homem e a mulher, nessa ordem, não dá para negar, e isso tem que ser respeitado.

– Infelizmente o sr. sofreu muitos ataques nas redes sociais, algumas pessoas inclusive o chamaram de nazista. O que o sr. tem a dizer sobre isso?

– Eu não ligo para essas coisas que um pequeno grupo anda espalhando por aí. São uns desocupados sem a menor noção da realidade. Eu até rezo por eles, peço toda noite que Deus os perdoe e ilumine… Sigo em frente, estou em paz com a minha fé e com a minha consciência. E sei que o caminho de um verdadeiro cristão é sempre muito difícil, que há incompreensões, calúnias…

– Mas também há muitos grupos, mesmo fora da Igreja Planetária, que o apóiam e tem prestado solidariedade, não é?

– Isso nos dá muita satisfação, principalmente o apoio dos mais jovens. É uma alegria ver, por exemplo, essa rapaziada inteligente e engajada do MJL – Movimento Jesus Liberta – nos procurando para trocar idéias, desenvolver propostas para o nosso país. É este reconhecimento que nos dá a energia para seguir adiante, a convicção de que estamos no caminho certo.

– E quais são os planos para o futuro do Pastor e do Deputado Edirnaro?

– Seguir com a nossa missão de renovar a fé e o país, dar bases morais sólidas para o nosso povo. Vamos ter muitos candidatos nas próximas eleições e esperamos livrar nosso país de vez e para sempre desse lamentável caminho que foi tomado quando se permitiu que certo partido político ficasse no poder por tanto tempo impondo uma ideologia perversa e daninha. Contamos com o apoio de instituições sérias e responsáveis, como a FIESP, com quem temos as melhores relações. O Poder Judiciário também está fazendo um excelente trabalho, a Operação Lava Jato tem sido um exemplo de coragem e isenção admiráveis. Eles têm todo o nosso apoio. Mesmo que às vezes tenhamos divergências na questão da fé, sempre estamos de acordo em outros temas como, por exemplo, o papel fundamental do setor privado na economia e na salvação do Brasil.

(Entra uma mulher grávida levando pela mão duas crianças, um menino e uma menina).

– A minha mulher chegou com as crianças. Vamos ter que interromper a nossa conversa…

– Claro, eu compreendo, não vou mais tomar o seu tempo.

(As crianças correm e abraçam o pai).

– Estes são meus filhos Adolfo e Eva!

– E parece que o terceiro já está para chegar…

– É para o mês que vem. Um menino. Benito.

 

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ahahahahahaa,,,,,,,eu quase

    Ahahahahahaa,,,,,,,eu quase cheguei a suspeitar que esse Pastor Edirnaro existia mesmo…

      igreja planetária foi demais,,,,,

    mas resume bem o que essa turma do satanás pensa sobre política e  pessoas humildes,,,,

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador