A arte do Cariri

Nao me lembro qual de vocês colocou o link da Rádio Chapada do Araripe.

Desde ontem ela não sai do meu note.

Clique aqui.

Data Ações

Por Cida Medeiros

Fui euzinha.

Também não consegui mais me desgrudar dela. Estava buscando a arte do Cariri e cheguei nela pelo site http://artesvisuaiscariri.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

Curioso que é produzida lá no Crato, muitos quilômetros de Fortaleza.

Também acessivel nestes sites:

http://www.chapadadoararipe.com
http://www.cariricult.com
http://www.blogdocrato.com
http://www.blogdojuazeiro.blogspot.com
http://www.artesvisuaiscariri.blogspot.com
http://socorromoreira.blogspot.com
http://www.blogfariasbrito.com
http://www.esporteemidia.blogse.com.br
http://crescereducando.blogspot.com

Luis Nassif

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fui euzinha.

    Também não
    Fui euzinha.

    Também não consegui mais me desgrudar dela. Estava buscando a arte do Cariri e cheguei nela pelo site http://artesvisuaiscariri.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

    Curioso que é produzida lá no Crato, muitos quilômetros de Fortaleza.
    Também acessivel nestes sites:
    http://www.chapadadoararipe.com
    http://www.cariricult.com
    http://www.blogdocrato.com
    http://www.blogdojuazeiro.blogspot.com
    http://www.artesvisuaiscariri.blogspot.com
    http://socorromoreira.blogspot.com
    http://www.blogfariasbrito.com
    http://www.esporteemidia.blogse.com.br
    http://crescereducando.blogspot.com

  2. Nassif, bom dia
    Acabo de
    Nassif, bom dia
    Acabo de acessar o site da Rádio Chapada do Cariri e já adicionei nos Favoritos. Fazem uma bonita homenagem aos mestres da MPB com fotos de vários. Programação musical de primeira. Como este post indicando a Rádio logo, logo vai sumir, porque você não cria uma seção aí à direita com indicações de blogs e sites que valem a pena? A Rádio Chapada Cariri teria presença obrigatória, não acha?

    Boa idéia. Mas ainda preciso dominar direito a maneira de alimentar a barra direita.

  3. Arte do Cariri? Só tem
    Arte do Cariri? Só tem bossa-nova carioca que é minha fase favorita da MPB.

    No meio tem programação especial com os artistas de lá.

  4. Tá todo mundo do blog
    Tá todo mundo do blog “enchendo a bola”deste achado da Cida Medeiros,esta tal Rádio Chapada do Araripe,e eu lembrei-me que durante os anos 90,tínhamos em São Paulo,uma estação de rádio totalmente voltada para a cultura,não só regional(como é o predominante nesta rádio nordestina)que era a Rádio Cultura,e que teve seus dias abreviados,pela falta de recursos,pois fazendo parte da Fundação Padre Anchieta,não poderia vender espaços publicitários,e com a quota que recebia do Estado,minguando a cada dia,pelo desdem cultural dos governadores paulistas,sucumbiu,e com ela a melhor programação cultural deste país.
    Será que estamos vendo renascer,uma nova estação radiofonica voltada para a cultura e o bom entretenimento?
    Estou torcendo muito,para que isto aconteça !

  5. Somente pessoas abnegadas(e
    Somente pessoas abnegadas(e algumas veses negadas pela sociedade burguesa)como esta fera que atende pelo nome de Dinelson Mendonça,da Rádio Chapada do Carirí,porem que nunca desistem,fazem a diferença,neste meio,tão cheio de pelegos e vendedores de “jabá”que estão infestando nossas rádios.
    Tomara que ele faça escola !

  6. Raí, sem medo de ser feliz.
    Raí, sem medo de ser feliz. Pelo que pesquisei esta rádio faz parte de um esforço de formação de rede cultural a Rede de Blogs do Cariri: http://blogsdocariri.blogspot.com/.

    Esta região (assim como o Vale do Jequitinhonha e outras que temos de descobrir pelo país) é riquíssima em produções artísticas de fato: fruto da experimentação e construção a partir da diversidade e riqueza histórica. É a região que tem Juazeiro do Norte, os mais criativos cordéis – aliás, deve ter lá um verdadeiro arquivo das matrizes das xilogravuras dos cordéis de todos os tempos nas oficinas dos cordelistas – um mundo à parte. Falo como leiga e fuçadora interessada no que acontece em meu país.

    Isto sem falar na missa do vaqueiro que Luiz Gonzaga ir religiosamente todo ano, no Crato.

    O Vale também é assim: tem escultura da Zefa, músicos como Frei Chico, tem a maravilhosa Lira, as lavadeiras de Almenara enfim.
    Tá tudo aí pra gete descobrir.

  7. Descobri um meio de colocar
    Descobri um meio de colocar na página !

    Rádio Chapada do Araripe – 24Hs – Música de Qualidade !

    Para pessoas de Bom Gosto!

  8. Nassif,
    Nova Olinda, Chapada
    Nassif,
    Nova Olinda, Chapada do Araripe, Crato, Cariri…terra de Miguel Arraes e da queridíssima Violeta Arraes, falecida este ano. Violeta sempre fez questão de divulgar ao mundo os artistas e artesãos daquela região.

    Uma super dica: o projeto Fundação Casa Grande, hoje com 16 anos, é dos mais belos e bem-sucedidos projetos socioculturais já implantados em nossas terras. Vale a pena conferir os trabalhos (rádio, cinema e outros) dos meninos.

    http://www.fundacaocasagrande.org.br/principal.php

    Aproveito para desejar um Feliz Ano Novo a todos!

  9. Há muito que ver no Cariri
    Há muito que ver no Cariri cearense (distingo porque há o cariri paraibano). Inclusive, a primeira reserva florestal brasileira, na Chapada do Araripe. Pertinho do Crato, saindo-se no sentido de Exu.

    A natureza foi pródiga com o lado cearense da chapada. Do lado pernambucano, somente pedra e uma aridez de rachar. Do lado cearense, terras boas e muita água.

    A Barbalha, vizinha ao Crato e ao Juazeiro, é cidade onde se encontram balneários com águas vertendo em meio à rocha e vegetação exuberante.

  10. A RÁDIO CHAPADA DO ARARIPE É
    A RÁDIO CHAPADA DO ARARIPE É O QUE HÁ DE MELHOR NA NET CEARENSE. COM ORGULHO E RESPONSABILIDADE VERIFICAMOS ESSE RECONHECIMENTO. PARABÉNS AO “DIHELSON MULTIMÍDIA” (VIA BLOG DO CRATO) E A TODOS DA REDE DE BLOGS DO CARIRI QUE COMO EU RETRANSMITEM A MELHOR RÁDIO DA NET!!

    VALEUUUUUUU!!

  11. Ola, Amigos,

    Fiquei muito
    Ola, Amigos,

    Fiquei muito feliz em ler os comentários de todos vocês sobre a Rádio Chapada do Araripe e os Blogs da Região do Cariri, especialmente o Blog do Crato, que me toma muitas horas por dia de atualização, e que temos mais de 65 escritores/cronistas dos maiores da região, e mais de 25.000 visitas mensais. Sobre a Rádio Chapada do Araripe, já está no ar há cerca de 3 anos, e participava de um projeto meu que continua existindo de resgate da Música Instrumental Brasileira, coisa tão sucateada e difícil para nós artistas. Esqueci de mencionar que sou Pianista e Compositor, das áreas de música Clássica, Jazz, MPB, e claro, minhas próprias composições para grupo, e primeiras incursões em trabalhos sinfônicos. A Rádio Chapada está ainda “começando”. Por enquanto, 24 horas de música de qualidade, selecionada. Programas já estão sendo produzidos também e ocuparão espaços na grade de programação. Agradeço a vocês todos e me coloco à disposição para sugestões de como posso melhorar a estação e a programação. Postarei matéria no Blog do Crato sobre o que li por aqui. http://www.blogdocrato.com

    Abraços,

    Dihelson Mendonça
    Rádio Chapada do Araripe
    Pode ser ouvida em mais de 30 websites.
    Recomendo: http://www.blogdocrato.com
    ou
    http://www.chapadadoararipe.com
    http://www.dihelson.com

  12. E gostaria de agradecer ao
    E gostaria de agradecer ao Luis Nassif, Cida Medeiros e tantos outros pela inclusão desses links aqui, muitos deles administrados por mim. Cida, recebi seu e-mail. Temos sempre discutido varios artigos sobre o Nassif lá no Blog do Crato também, especialmente quando se trata do Rui Barbosa…que o Nassif nos mostrou um lado que quase ninguém conhecia…

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

  13. Cida, em primeiro lugar
    Cida, em primeiro lugar parabens pelos links, e fazer apenas uma pequena correçao-se me permite- é a missa do vaqueiro não é no Crato ,e sim em Serra Talhada no pernambuco. Sou do Crato e faço parte de minoria que luta por uma valorização da musica de boa qualidade. Assim indico ouvir DIHELSON MENDONÇA , CLEIVAN PAIVA, PACHELLY JAMACARU, e tantos outros espetaculares músicos. abraço

  14. Basta ouvir falar no Crato
    Basta ouvir falar no Crato que fico todo arrepiado. Já faz um bom tempo que não vou tomar uma lapada no Pau-do-Guarda e depois um caldo de caridade com ôvo crú dentro, no Velho da Esquina.

  15. Obrigado, amigos.

    Por causa
    Obrigado, amigos.

    Por causa do comentário elogioso e gentil da Cida, estou recebendo inúmeros e-mails de pessoas me comunicando sobre essa postagem aqui, e que lêm o Blog do Nassif assiduamente. Já recebia em média de 80 a 100 e-mails por dia, agora, bem mais.

    Aos que quiserem conhecer mais sobre a nossa região, suas belezas, cultura e o povo, eu indico o maior website sobre a região do Cariri cearense, eu indico o BLOG DO CRATO. Quase 4.000 artigos, Estação de Rádio, TV Virtual com entrevistas, reportagens. Milhares de fotos da região, e uma turma de intelectuais formada por escritores, poetas, professores universitários, artistas, gente muito legal…

    E se alguém desejar adicionar a Rádio Chapada do Araripe em seu próprio Blog, ou website, o código-fonte é muito simples para colocar. Está disponível no website da rádio, ou eu passo via e-mail com instruções. E você terá o melhor da música Brasileira, da Música Instrumental e do Jazz no seu site para seus ouvintes. Façamos uma rede de Blogs com rádios que tocam música de verdade, para fazer frente a tanta porcaria que existe nas estações atualmente.

    Aos que quiserem logo, aqui está:

    Código-fonte para adicionar Rádio Chapada do Araripe ao seu Blog:
    ( basta abrir o aquivo TXT, copiar o conteúdo e colar no seu blog ou website como HTML. Aparecerá nele um Flash Player que tocará o conteúdo da Rádio automaticamente. )

    http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt

    E quem quiser entrar em contato comigo, e unir forças nesse trabalho voluntário de difusão da Arte e da Cultura Brasileira, estou sempre à disposição pelo e-mail:

    [email protected]

    ou:

    [email protected]

    Abraços,

    Dihelson Mendonça
    http://www.blogdocrato.com
    http://www.dihelson.com

  16. Eita ! parece que a turma do
    Eita ! parece que a turma do blog,resolveu tomar um banho de brasilidade,e lendo estes comentários de companheiros que nasceram naquele lugar,e que estão com saudades das comidas e bebidas típicas de lá,recomendo,para que mora em Sampa,dar uma passadinha no Bar do Bigode,vizinho ao Estádio da Portugueza,no Canindé,pois lá come-se o que de melhor pode ser feito,em matéria de comida nordestina,fora as pingas da região,que só pelo nome,dá pra ver como são “da hora”

  17. Olá queridos amigos, quero
    Olá queridos amigos, quero agradecer como um dos leitores assíduos do blog do Crato e administrador do blog artes visuais cariri, pelos elogios que se fazem vindo de respeitados jornalistas que postou sobre o nosso cariri que é efervescente em cultura e arte. Valeu Luis Nassif. À cida Medeiros tb que foi que descobriu nosso cariri e postou em seu blog nossos slides de fotos da cidade do Crato e dos artistas da nossa região. Abraços.

    http://www.artesvisuaiscariri.blogspot.com
    http://www.artmajeur.com/chrystianmarques

  18. Sinto-me orgulhoso em ver a
    Sinto-me orgulhoso em ver a reconhecida ação que o blog do Crato vem disseminando pelo Brasil. Há um mês plugei neste blog e como filho da terra fiquei surpreso e fascinado, como a áurea da cidade ao sopé da Chapada do Araripe consegue ser reproduzido em som, imagem e artigos. Ao ler artigo de contemporâneo e conterrâneo achei-me disposto a contribuir com pequenos artigos, descrevendo momentos vividos no comércio local, sempre com bastante contato com os trabalhadores e comerciantes das vizinhanças da cidade do Crato. Estão de parabéns o Dihelson e o Nassif pela divulgação e reconhecimento, concomitantemente.

  19. Pois é Nassif, aqui no Crato,
    Pois é Nassif, aqui no Crato, interior do Ceará, temos disso, sim: coisa de qualidade refinada.
    E o BlogodoCrato e Rádio Chapada do Araripe são ativos divulgadores das potencialidades da Região do Vale do Cariri, onde estamos encravados.
    De nossa parte, temos transcrito, aqui no nosso blog, algumas matérias retiradas do seu site, a fim de difundí-las mais ainda.
    Um grande abraço.

    José Niton Mariano Saraiva

  20. Como cratense, não poderia
    Como cratense, não poderia deixar de agradecer ao grande jornalista Luis Nassif e Cida Medeiros pela publicação das duas matérias sobre nossa região. Em pleno sertão nordestino, destaca-se uma região culturalmente rica.

  21. Gostaria também de agradecer
    Gostaria também de agradecer ao Luis Nassif e a Cida Medeiros que tão bem reconheceram as nossas potencialidades e mais ainda o fantástico trabalho do Dihelson. É realmente muito bacana o blogdocrato, um espaço cultural que, além de “espalhar” o que temos de bom pra mostrar ao mundo, nos presenteia com a maravilhosa programação da Rádio Chapada do Araripe. E dou uma dica ainda pra quem é do Crato e sabe do quão importante é saber as notícias locais através do jornalista Antônio Vicelmo. Pois é, você pode assistir ao noticiário do Vicelmo a partir das 7 horas sintonizando a Rádio Chapada do Araripe que transmite o noticiário mais escutado do Cariri através de uma parceria do blogdocrato com a Rádio Educadora. Bacana não?
    Abraço a todos e sucesso.

  22. Nassif, a nossa região ela
    Nassif, a nossa região ela não só é rica culturalmente, como naturalmente, isso nos colocou como uma região impar em todo hemisfério sul, pois fomos escolhidos para sermos também pioneiros na implantação do Geopark. O conceito do Geopark Araripe está baseado no estabelecimento de uma rede de Unidades de Conservação da Natureza, que se estendem por uma área de mais de 5.000 Km2. Querendo saber mais acesse – http://www.geoparkararipe.org – Depois de deslumbrar como a imagens do site, venha conhecer nossa região pessoalmente.

    Saudações Geográficas!
    João Ludgero

  23. Olá,
    gostei muito dos
    Olá,
    gostei muito dos comentários postados aqui sobre o meu Cariri. Sou de Barbalha – CE, região do Cariri. Administrador do Barbalha em Foco (barbalhaemfoco.blogspot.com), tenho a radio chapada do araripe e acho, acho não, tenho certeza de que é uma rádio ótima de se ouvir. Musica de qualidade!

    Visitem o meu blog…

    Abraços,
    Rubens Oliveira

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador