A batalha de Iwo Jima por W. Eugene Smith

Do Resumo Fotográfico

A batalha de Iwo Jima por W. Eugene Smith

W. Eugene Smith

Em abril de 1945, a revista Life publicou uma das capas mais memoráveis em quatro décadas como periódico fotográfico. A fotografia, feita por W. Eugene Smith, mostrava a explosão de uma caverna conectada a uma palafita japonesa na ilha de Iwo Jima, perto do fim da II Guerra Mundial. 

“A cena de demolição em Iwo Jima simboliza a saga da batalha que nos próximos anos vai assumir a qualidade épica de Roncevaux, Agincourt e Gettysburg. Explodido nesta coluna de fumaça é uma palafita e alguns japoneses teimoso que não iria deixar seu esconderijo, embora convidado pela Marinha para entregar tranquilamente.”

Capa da edição de 9 de abril de 1945

A capa da edição de 9 de abril de 1945 é notável por vários motívos. Por exemplo, além do logotipo da revista e as informações mais rudimentares – a data de emissão, o preço – não há qualquer outrotexto, nenhuma linha de cobertura. Noventa e nove por cento das mais de 2.000 capas já publicados pela Life, têm ao menos algumas palavras que levem o leitor a saber o que ele ou ela está olhando, mesmo que fosse uma simples legenda, como “Basketball”, ou “Flórida” ou “Moda Verão”. Mas na capa da edição sobre Iwo Jima não há absolutamente nada, se não a imagem de Smith.

No aniversário do início da batalha de Iwo Jima (19 de fevereiro – 26 de março de 1945), a revista Life apresenta em seu site uma série de fotos – muitas das quais nunca publicadas na revista. Veja as fotos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador