A exposição de esculturas dos desenhos do cartunista Lan

Do G1

Desenhos do cartunista Lan viram esculturas em exposição no Rio

Mostra ‘Mulheres do Lan’ entra em cartaz nesta quarta (16), em Ipanema. Acervo reúne 13 peças esculpidas em metal por Marcus André Salles.

Henrique Porto

As conhecidas mulheres de Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, o cartunista italiano que ficou famoso por retratar os costumes cariocas por meio de charges e desenhos publicados em jornais e revistas, ganham um upgrade a partir desta quarta-feira (15). A data marca a inauguração da exposição “Mulheres do Lan” na Galeria Marly Faro, em Ipanema, na Zona Sul da cidade, que reúne uma série de 13 esculturas em metal numeradas e assinadas por Marcus André Salles.

 Divulgação)

As mulatas Isaura e Olívia, agora em formas tridimensionais, fazem parte do acervo esculpido por Marcus André Salles e exposto na mostra ‘Mulheres do Lan’ (Foto: Divulgação)

“É uma novidade linda, simplesmente emocionante. O Marcus mostrou uma sensibilidade extraordinária em traduzir, em volume, o que criei a partir do desenho plano. Ele o fez com perfeição”, derrete-se Lan.

Cada peça tem, em média, 50 centímetros de altura e foi esculpida em uma liga metálica composta por bronze, alumínio e cobre. Fazem parte da coleção mulheres como as irmãs Marinho — Olívia, mulher de Lan há 50 anos, Mary e Norma —, estrelas do show no Golden Room do Copacabana Palace nas décadas 50 e 60;  a mulata Isaura e a Flamenguista. Cada uma com características próprias, mas todas procedentes do universo calipígio de Lan.

A transformação dos traços em esculturas com formas e volumes sinuosos não foi tarefa fácil, como relembra Marcus André. O escultor, que também é professor, precisou tender-se a pequenas adaptações para recrias as personagens em três dimensões.

 

 Divulgação)

A Flamenguista e o Malandro também fazem parte do acervo que será exposto no Rio a partir desta quarta-feira (16) (Foto: Divulgação)

“Os desenhos do Lan têm muitos elementos, detalhes que não podem ser reproduzidos no metal. Na hora da fundição, foi preciso simplificar. Como na peça ‘As Três Irmãs Marinho’. No papel, elas vestem uma fantasia de carnaval. Para escultura, reduzimos o número de acessórios. Mas são pequenos ajustes, nada que descaracterize seu traço. A marca do Lan permanece ali”, diz Marcus, que começou o projeto em 2011.

Esta não é a primeira vez que as mulheres do Lan ganham formas tridimensionais. Transformada numa gigantesca boneca inflável, a mulata Clementina foi destaque da São Clemente durante o desfile das escolas de samba cariocas de 2012, na Marquês de Sapucaí.

Empolgado com o resultado, Lan promete dar sequência à coleção de esculturas em 2013. “Vamos possivelmente dobrar o número de esculturas este ano. Este é apenas o início de uma série que espero que dure bastante tempo. Apesar de ter 88 anos, pretendo viver mais 88. Acha que é uma boa?”, brinca o desenhista.

“Mulheres do Lan”
Quando: de 16 de janeiro a 15 de fevereiro.
Onde: Galeria Marly Faro — Rua Aníbal de Mendonça, 221, Ipanema.
Horário: segunda a sexta, de 12h30 às 19h30; sábados e domingos, de 9h30 às 13h.
Quanto: entrada franca.
Informações: (21) 2259-9417.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador