A história por trás da canção “What child is this?”

Por jns

A HISTÓRIA SOBRE GREENSLEEVES (What Child Is This?)

O que une um monarca da dinastia Tudor, um gerente de uma empresa de seguros da época vitoriana adoentado e um jovem poeta suicida? Natal, é claro! Mais especificamente, a canção de Natal “What Child is This?” que une todos os três personagens em torno de um link que não resiste ao escrutínio mais aprofundado.

Henry VIII, William Chatterton Dix e Thomas Chatterton, todos têm um papel a desempenhar na história da “What Child is This?“, embora talvez apenas a Mr. Dix deve ser dado qualquer crédito real na história desta canção de Natal popular.

A Autoria da Letra de “What Child is This?”

A letra da música foi escrita em 1865 por William Chatteron Dix. Dix, o filho de um cirurgião, nascido em Bristol, em 14 de Junho 1837. Seu pai era um cirurgião que estava tão interessado na vida e na obra do jovem Bristolian “o menino poeta” Thomas Chatterton, que, não só escreveu uma biografia de Chatterton, como deu a seu filho do meio o nome de “Chatterton“.

William Dix exibia algum talento para a escrita, mas, talvez consciente do que aconteceu com seu homônimo, seguiu uma carreira em tempo integral como gerente de uma companhia de seguros marítimos. Seu dom especial foi a escrita de hinos e ele é reconhecido por ter sido um escritor de hinos muito bom. Entre seus hinos está uma série de escritos para a Páscoa e o Natal. Muitos ainda são populares no Reino Unido e nos EUA até hoje.

What Child is This?” foi escrita em um momento difícil na vida de Dix. Em 1865, com a idade de 29, ele ficou gravemente doente e fez uma recuperação lenta, permanecendo confinado em sua cama por vários meses. Ele ficou deprimido e, talvez, por isso, tenha escrito hinos como um consolo para o seu sofrimento. Uma das suas novas obras foi “A Manger Throne”, três versos de que mais tarde tornou-se “What Child is This?“.

Dix passou grande parte de sua vida em Glasgow, mas retornou para mais perto de sua cidade natal em anos posteriores. Ele morreu na vila Somerset, em Cheddar, no dia 9 de setembro de 1898 e o seu jazigo está localizado na igreja paroquial.

“Greensleeves” e “What Child is This?”

Dix decidiu criar a sua canção ao som da música folclórica inglesa “Greensleeves“. Esta música é muitas vezes atribuída a Henry VIII, que, quando não estava tentando seduzir  uma nova mulher, era um músico afiado e grande compositor. Diz a lenda que ele escreveu “Greensleeves” para a sua, então, amante e, mais tarde, decapitada esposa, Anne Boleyn. Na verdade, embora Henry tenha escrito algumas obras notáveis, “Greensleeves” não era uma delas. A verdade é que ninguém sabe ao certo quem escreveu a canção.

Em 1580, durante o reinado de Henry, filho de Elizabeth I, a balada foi registrada na Companhia Venerável de Papelarias e Fabricantes de Jornal – Companhia dos Livreiros (Worshipful Company of Stationers and Newspaper Makers (the Stationer’s Company), a agremiação que detinha o monopólio sobre a publicação e o registro musical. Richard Jones registrou um trabalho chamado “A Newe Northen Dittye de Vós Ladye Greene Sleves“. Estranhamente, Edward White registrou uma balada com um nome semelhante no mesmo dia (03 de setembro de 1580) e ele e Jones, além de um par de outros autores, adicionaram mais obras com o título de “Greene Sleves“.

Ladye Greene Sleves” é muitas vezes utilizada para fazer referências a uma prostituta ou a uma mulher promíscua, pelo fato de “um vestido verde” ter conotação sexual pejorativa, na época. Este significado deve ter sido perdido para as gerações seguintes, a partir do final do século XVII, quando a música foi associada ao Natal e, no século XIX, muitas vezes incluída nas coleções gravadas, especialmente, para o Christmas Carol Collections, enfatizando-se que a última linha da música termina com a frase: “No dia de Natal, pela manhã” (“On Christmas Day in the morning“).

Thomas Chatterton

William Chatteron Dix wrote "What Child is This?" in 1865Trágico Menino Poeta

Thomas Chatterton nasceu em Bristol em 1752. O menino passou a maior parte de seu tempo na bela igreja de St Mary Redcliffe, onde ficou fascinado pelas relíquias e  manuscritos guardados na igreja. Em tenra idade, ele desenvolveu uma paixão pela poesia medieval e isolou-se para saciar a sua paixão. Em torno de dezesseis anos ele se mudou para Londres, onde, sem dinheiro, morreu aos 17 anos de envenenamento por arsênico.

Fonte: http://judibee.hubpages.com/hub/History-of-Christmas-Carols-Greensleeves-What-Child-Is-This

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador