Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
[email protected]

A loucura da meritocracia, por Wilson Ferreira

por Wilson Ferreira

A loucura do pensamento meritocrático está em dizer prá você que só vai vencer através do estudo, esforço e mérito… até o momento que você tem tantos méritos que se torna caro para a corporação… e aí ela te manda embora junto com todos os seus méritos…

 

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mérito Esperto

    O mérito pessoal colocado na luta diária do mundo privado dá nisso que Wilson Ferreira exemplifica

    O mérito esperto caminha para estabilidade, bom salário  e aposentadoria integral, no serviço público, onde ninguém e demitido.

    Hoje estamos sendo pilotados por grupos meritocráticos em diversos poderes paralelos no Brasil. Empregado público no Brasil tem mais garantias que Deputado o qual deve lutar pelo voto a cada quatro anos.

  2. O OUTRO golpe da

    O OUTRO golpe da “meritocracia” eh a “cooperacao” tambem, Fabio.  Dos mais dificeis de acreditar, alias!

    Eh um tal de “esperar o bolo crescer” enquanto os gordos engordam e os magros emagrecem que nao te conto…

  3. It’s a rat race.
    O “mercado”
    It’s a rat race.
    O “mercado” demanda cada vez mais qualificação da mao de obra mas, em troca, oferece salários cada vez mais baixos. Dai a proliferacao dos MBAs e pós graduações lato sensu.
    Lembremos que estamos no país onde as lojas de grife preferem que seus vendedores sejam universitários. No futuro próximo exigirão MBA em administração mas continuarão querendo pagar um salário mínimo.

    1. Eh isso!

      Valvula da democracia entupida MAIS pressao da meritocracia ====== exatamente o que esta no dezenho.

      Um helicoptero com 454 quilos de cocaina.

       

      (aa proposito de nada:  finalmente consegui portador pros pinos e valvulas das minhas Penedos que estao paradas ha quase 5 anos por falta de pecas que nao existem aqui!  Minha esposa vai trazer!)

  4. Concordo! E isso é uma das

    Concordo! E isso é uma das motivações para o fim do estado! Imagine que beleza para os ricaços se não houver nem o estado em seu caminho? 

  5. A meritocracia não é justa. Mas é racional

    A meritocracia nunca foi justa, todos sabem que os indivíduos não competem em igualdade de condições, não só pelo aspecto sócio-econômico mas também por inúmeros fatores puramente pessoais, como ser mais inteligente ou melhor articulado. A meritocracia é um método de gestão. Como tal, seu propósito não é fazer justiça, mas obter um resultado que é do interesse de todos.

    O resultado almejado pela meritocracia é maximizar a eficiência do trabalho a ser realizado, dando os acargos aos indivíduos que, independente da razão, são melhor preparados para desempenhá-los. O trabalho bem feito resulta em progresso e benefício para todo o país, inclusive para aqueles indivíduos que não tem nada a ver com o dito trabalho. O trabalho mal feito resulta em prejuízo para todo o país, incluive para aqueles indivíduos que nada tem a ver com o dito trabalho. Por este motivo a meritocracia é de interesse comum. É o axioma do time de futebol: todos os jogadores, obviamente, querem ser os titulares, mas se não puderem sê-lo, preferem que os titulares sejam os melhores entre eles, pois é melhor ser reserva de um time vencedor do que reserva de um time perdedor.

    Sempre que se sacrifica a meritocracia, em alguma medida o país inteiro perde, mesmo que seja em uma medida não facilmente perceptível. É fato que os países emergentes que conseguiram ingressar no mundo desenvolvido e tirar seus cidadãos da miséria assim o conseguiram mediante pesado investimento na formação de cérebros dentro de um critério rigidamente meritocrático, como não poderia deixar de ser.

  6. Meritocracia serve para ricos se apropriarem da riqueza pública

    A Sociologia das Redes tem ajudado a denunciar a farsa da MERITOCRACIA. No seio dos estratos mais favorecidos, meritocracia consiste em papai e mamãe dando tudo o que filhos e filhas precisam, inclusive cargos no setor público e privado por meio de troca de favores, nepotismo etc. Mas é o discurso utilizado, por estes mesmos estratos, para negar políticas sociais aos desfavorecidos. Meritocracia é farsa e serve para que estes estratos continuem se apropriando sozinhos das riquezas públicas e negando oportunidades aos menos favorecidos.

    1. Mas isso é o oposto da meritocracia

      Obter cargos públicos por meio de indicação de parentes é exatamente o oposto da meritocracia. Penso que você está deturpando o sentido da palavra para melhor combatê-la.

      Conforme eu escrevi abaixo, a meritocracia é apenas um método de gestão, de eficácia auto-evidente e do interesse de todos. O resto é da imaginação de vocês.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador