Com Jefferson Costa, o sertão nordestino nos emociona em cada quadrinho, por Rogério Faria

Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias é um quadrinho construído a partir de memórias familiares

Com Jefferson Costa, o sertão nordestino nos emociona em cada quadrinho

por Rogério Faria

Mais uma vez, o quadrinista Jefferson Costa nos presenteia com uma tocante história. Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias é um quadrinho construído a partir de memórias familiares, cujo seu acabamento luxuoso dado pela editora Pipoca & Nanquim, faz jus à qualidade do conteúdo.

Jefferson é coautor de Jeremias – Pele (Panini Comics, 2018), em parceria com Rafael Calça. Lançado em 2018, a dupla fez uma releitura do personagem da Turma da Mônica em uma história emocionante, discutindo o impacto do racismo sobre a vida de uma criança. Essa obra foi justamente prestigiada com prêmios importantes da área, como HQMix e Jabuti 2019.

Agora, em Roseira…, Jefferson entra novamente no campo das experiências pessoais para construir sua história a partir de relatos, causos e memórias da sua própria família. nos levando a conviver, e nos encantar, com sonhos e tragédias de personagens no sertão nordestino.

Somado a uma narrativa não-linear, Jefferson ousa ao transpor as características orais das falas para o texto, reproduzindo de forma cativante o modo de falar dos personagens conforme suas origens. Ocupando-se também dos desenhos e cores, a obra nos conquista pela leveza e fluidez dos traços, com o uso preciso das cores manipulando as sensações e emoções de cada cena.

É claro que Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias, contemplada com o ProAC 2018, acaba de ser indicado entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2020, o mais importante prêmio literário nacional. Também foi indicado ao Prêmio HQMix 2020. Mas Jefferson não está sossegado, Jeremias – Alma (Panini), nova parceria com Rafael Calça, está em pré-venda exclusiva pelo site da Comic Boom e promete ser tão marcante quanto sua antecessora.

Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias, da editora Pipoca & Nanquim, tem 224 páginas e pode ser encontrada em diversas livrarias e gibiterias on-line.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador