Chico Buarque recebe prêmio em Havana

Do G1

Chico Buarque ganha prêmio literário ‘Casa de las Américas’ em Cuba

Autor mineiro Luiz Ruffato também foi premiado por ‘Domingos sem Deus’. Evento literário aconteceu na quinta-feira (31) em Havana.

Da EFE

Chico Buarque recebeu o prêmio literário “Casa de las Américas”, em Havana, Cuba, na quinta-feira (31). Também foi premiado o escritor mineiro Luiz Ruffato.

Chico Buarque recebeu um prêmio de honra em Narrativa, enquanto o mexicano Víctor Barreira Enderle recebeu a mesma distinção na categoria Ensaio e o uruguaio Rafael Courtoisie em Poesia.

O romance mais recente lançado por Chico Buarque é “Leite derramado”, de 2009. Ele também é autor de “Budapeste” (2003) e outros romances e peças de teatro como “Roda viva” (1967) e “Ópera do malandro” (1978). 

O prêmio de Literatura Brasileira foi para o romance “Domingos sem Deus”, de Luiz Ruffato, segundo a ata do júri, porque “apresenta diversos episódios independentes que se entrelaçam, formando o mosaico de um Brasil essencial, embora esquecido”.

Além dos brasileiros, escritores de Argentina, Cuba, Chile, México, Uruguai, Honduras, Peru e Equador foram homenageados na capital cubana durante a 54ª edição do tradicional prêmio de literatura latino-americana e caribenha.

O Prêmio Casa de las Américas é outorgado anualmente em Havana desde 1960 nas categorias de poesia, conto, romance, teatro, ensaio, testemunho, literatura para crianças e jovens, caribenha de expressão inglesa, caribenha francófona, brasileira e de culturas originárias.

A Argentina, com 200 obras, foi o país com maior participação seguida de Brasil, Cuba, Colômbia, Chile e Peru. Houve 770 obras participantes, dos gêneros romance (172), poesia (328), literatura testemunhal (56), ensaio histórico-social (42) e literatura brasileira (158).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador