O filme destes tempos sombrios

Poster do filme Stalker

Em 1979, o gênio do cinema Andrei Tarkovsky lançou Stalker, a história de três homens que se aventuram por uma Zona Proibida: um guia, um escritor e um cientista. Nessa Zona Proibida haveria um quarto onde todos os desejos poderiam ser realizados.

A base da história é uma novela, Roadside Picnic, dos irmãos Arkady and Boris Strugatsky, de 1971. Nela, as Zonas Proibidas foram  especificamente  descritas como o local de visitação de alienígenas;  o  nome  deriva  da fala de uma personagem, que compara a visita dos alienígenas a um piquenique na estrada. Após o piquenique acabar, os animais da floresta visitam o que sobrou: óleo de motor, flores desconhecidas e desbotadas, uma caixa de fósforos, um ursinho de corda,  balões, papel de bala. Ele conclui que a Zona  é  para a humanidade o que as sobras de piquenique  são  para  os animais da floresta: o que os alienígenas  descuidados  deixaram de lado está além da nossa compreensão e uma fonte de poder e perigo.

A analogia dispensa comentários. Basta dizer que os sobreviventes de Chernobyl passaram a se autodenominar Stalkers. Um filme para ver nestes tempos sombrios, onde a ficção científica não é mais ficção.

http://en.wikipedia.org/wiki/Stalker_%28film%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Roadside_Picnic

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador