40 motivos para não ter filhos

Da Livraria da Folha

Livro de apenas R$ 9,90 cita 40 razões para não se ter filhos
 

“Sem Filhos” é uma provocante reflexão sobre um ideal há muito construído. A maternidade é atualmente questionável, como aponta a autora Corinne Maier.

Com 40 razões, Maier rebate tabus, ideologias e agressões de egoísmo por parte das mulheres ou casais que optam por não ter crianças, e entende que aos poucos a sociedade começará a fugir da hipocrisia e reconhecer que, dentre as escolhas, é melhor não ter mesmo do que criar com má vontade, sem estrutura ou afeto.

Como sugere a obra, o mundo moderno, a mulher moderna que trabalha, namora e vive, deve ter a opção de escolha e não pode ser julgada só porque quer dedicar mais tempo para ela mesmo, para o relacionamento e carreira.

Do mesmo modo, levanta questões mais apimentadas para fazer refletir, apesar da natural polêmica que caminha junto. Uma das razões apontadas para não se ter filhos é que eles acabam com a vida sexual do casal, além de levantar a bandeira que já existe muita gente no mundo e isso, é claro, afeta até o meio ambiente. Para a autora, é possível alcançar a plenitude sem filhos.

Um dos pontos fortes da discussão, é quando desconstrói o percurso natural de pais e filhos no mundo de hoje e que, em grande parte dos casos, tende para o fracasso.

As crianças nascem, são paparicadas ou ignoradas (ainda busca-se o equilíbrio), elas cada vez “custam mais” por conta de escolas, brinquedos, cursos alternativos, e depois de 20 anos, quando crescidas, por vezes não viram ninguém e escolhem viver “sob as asas dos pais”.

Vale privar seu real prazer apenas para seguir um costume da sociedade? Isso é o que a autora questiona. Agora, quem quer ter filhos, para os que têm esse desejo, eles são muito bem-vindos e cada um faz seu caminho.

O que a autora quer mostrar é que as escolhas devem ser livres, e os julgamentos restritos ao ouvido do parceiro, e que cada um cuide da sua felicidade, com ou “Sem Filhos”.

“Sem Filhos”
Autora: Corinne Maier
Editora: Intrinseca
Páginas: 160
Quanto: R$ 9,90 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador