Porquê você não gosta de gordos?

http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/questoes-de-genero/265-generos-em-noticias/20500-porque-voce-nao-gosta-de-gordos

Tem sempre quem defenda que o humor pode tudo, que estamos vivendo numa “ditadura das minorias”, que não podemos mais fazer piadas de cunho étnico, religioso, de orientação sexual… Enfim, há quem ache que o mundo está ficando chato pelo fato de não podermos mais ofender e humilhar uma pessoa ou um grupo em razão de características físicas/genéticas/geográficas e sei lá o que mais. 
 
Eu, sinceramente, não consigo entender o mecanismo que faz com que alguém se sinta ameaçado/incomodado com algo que é feito por outra pessoa, completamente estranha à vida pessoal desse alguém.   
funny-kim-kardashian-pregnant
Alguém acha divertido comparar uma gestante a uma baleia
  O que faz alguém sentir raiva de um casal gay que adotou uma criança do outro lado do mundo, ou de um imigrante que mora na sua cidade e não te incomoda diretamente, ou ainda de uma pessoa aleatória diferente em algum grau que não influencia de nenhuma forma a sua vida?   Mas acima de tudo, não passa na minha cabeça o motivo pelo qual os gordos são tão odiados. Em tempos de moda plus size eu ainda me deparo diariamente com comentários que vão do ligeiramente negativo ao obscenamente ofensivo em relação às pessoas gordas.   
engorda-com-facilidade
E o fato do gordo comer te incomoda por quê mesmo?
  O pior é o pretexto: “não se cuidam”, “não são saudáveis”, “são mal exemplos”. Besteira, considerando o que muitos atletas e celebiscates celebridades fazem com o próprio corpo (anabolizantes e hormônios reconhecidamente nocivos, álcool e drogas, cirurgias plásticas, malhação extrema, distúrbios alimentares) que fazem com que sejam os últimos exemplos de vida saudável existentes. Podemos concluir, portanto, que  esse argumento é só uma desculpa pra justificar a própria aversão.    O gordo não é mal visto apenas agora. Na literatura mundial é comum encontrar descrições pejorativas de personagens obesos, associados normalmente à personalidades covardes, mesquinhas, cruéis e sempre ligados ao excesso de prazeres “carnais”.   
levantando-um-gordo
Fazendo graça com o sofrimento alheio: digno e humano. Só que não. 
  Enquanto as pessoas acham que é normal e aceitável serem más e cruéis com os obesos, ridicularizá-los e diminuí-los ou pior, muito pior, criticá-los sob o pretexto de que “só quer ajudar”, uma legião de pessoas (mais da metade da população adulta brasileira, segundo o IBGE) se sente constantemente mal a respeito de si mesmos, pensam serem inferiores, incapazes, perdedores e indignos da felicidade e da estima alheia.    Eu não vou entrar no mérito sobre as causas de obesidade ou sua relação com doenças e qualidade de vida. Nosso único objetivo é criar mecanismos para as pessoas que estão acima do peso conseguirem sair desse ciclo eterno de auto desprezo, auto rejeição e auto destruição. E como gorda e boa observadora da natureza humana eu garanto: o problema não é seu.   
images gorda
“Saibam a diferença: curvilínea X gorda”. Tá, e agora?
As pessoas odeiam, segregam, desprezam, ofendem e humilham por defeitos internos, por questões mal resolvidas, por motivos que estão muito além do seu comportamento do outro. Salvo as devidas proporções, não é o homossexual que provoca a agressão do homofóbico, assim como não foram os judeus que provocaram a ira dos nazistas nem os negros que provocaram a crueldade da Ku Klux Khan. Não é o gordo comendo na praça de alimentação quem tem problemas, e sim que sai do próprio mundo pra se incomodar com a cena.    Claro que não é fácil viver num ambiente hostil, especialmente se ele começa dentro da própria casa (“você vai comer doce?!?” ou “Fulana emagreceu 15Kg com uma dieta, por quê você não tenta”). É preciso ter uma dose gigante de auto-controle e auto-estima pra não se abalar com as constantes críticas e rejeições.    Por isso, procure buscar fazer as coisas que te deixam feliz, livre-se das comparações, se jogue na moda pra gordinhas, se inspire na vida dos gordos bem resolvidos e muito amados, lembre-se que a intolerância do mundo não é pessoal. E acima de tudo, o ódio e o preconceito não são problemas seus!
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador