De onde vem a Al Qaeda, por Walnice Nogueira Galvão

Alguns bons filmes ventilam o assunto da invasão do Iraque e fornecem informações para quem quiser entender melhor o que se passou e ainda se passa. Se não estiverem à disposição nas locadoras, é só ficar de olho na programação de TV porque são reprisados com frequência.

O ator Robert Redford dirigiu Leões e Cordeiros, impecável do ponto de vista didático e político, que trata de nos mostrar os mecanismos menos visíveis que governam as coisas. Um professor humanitário e inteligente dá aula para privilegiados, brancos e ricos. Dois outros alunos, um negro e um latino, que estudaram com bolsas esportivas, alistaram-se no exército e seguiram para o Iraque, a  fim de fazer jus à aposentadoria que garante ao voluntário alguns anos de curso superior. Consideram que a morte nas trincheiras é uma alternativa digna para o inevitável do desemprego e da droga para as minorias a que pertencem. Com Robert Redford, Meryl Streep e Tom Cruise.

O grande cineasta de esquerda inglês Ken Loach debruça-se sobre os serviços de segurança paramilitares, terceirizados pelas forças armadas americanas no Iraque e no Afeganistão, em Rota irlandesa. Mostra os escândalos criminosos, sobretudo massacres de civis, em que se envolveram. Afirma-se que seu número nesses dois países equivale ao dos soldados regulares.  Baseado no livro Blackwater- O mais poderoso exército mercenário do mundo, que relata as investigações sobre as atividades mais ou menos legais da empresa americana Blackwater. É importante fator na chamada “guerra ao terror”que se instaurou após o 11 de setembro.

Há um filme turco passado no Iraque, Vale dos lobos,  em que os invasores norte-americanos são os bandidos. Estes são tratados claramente com os mesmos recursos de satanização do outro que se encontram nos filmes de ação norte-americanos, com resultados bem curiosos. Gerando polêmica e proibições,não passa de um filme de ação norte-americano virado ao contrário. É muito bom, com pequenas ressalvas. Assisti-lo vem a ser uma experiência esclarecedora e abaladora de estereótipos.

Alguns filmes de ficção sobre a invasão do Iraque embora não sejam irrelevantes privilegiam o entretenimento, abstendo-se de crítica e por isso não tendo maiores consequências. Em Zona Verde, Matt Damon procura mas não acha armas de destruição em massa. Em Guerra ao terror o espectador vai ver desengatilhar e desmontar bombas. Soldado anônimo: a vida em um dia mostra o cotidiano dos jovens na linha de fogo. O mensageiro, com Woody Harrelson, põe em cena dois soldados encarregados de levar pessoalmente às famílias as notícias de falecimento no Iraque. Não são odiosos nem odientos, mas não avançam nem a análise nem a denúncia.

Os homens que encaravam cabras é uma joia de humor negro, tratando de uma unidade especial de guerra psicológica que recebia treinamento para matar através do olhar tendo cabras como alvo, donde o título do filme. A impressão é de que todos são loucos varridos. Na apoteose, o chefe da equipe põe LSD na água do acampamento no Iraque e todos alucinam, em cenas engraçadíssimas, culminando na liberação das cabras que serviam de cobaias e estavam presas ali mesmo num curral. Um excelente naipe de atores garante a qualidade do filme: George Clooney, Jeff Bridges, Kevin Spacey e Ewan McGregor.

No Vale das Sombras, com Tommy Lee Jones, Charlize Theron e Susan Sarandon, jovem soldado recém-chegado do Iraque desaparece misteriosamente em base militar nos Estados Unidos. Frente à muralha de segredos que se ergue e desconfiando que o filho foi silenciado, o pai, militar reformado, vai procurar respostas. A investigação revela os horrores que os garotos foram obrigados a cometer no Iraque, tornando-os insensíveis torturadores, assassinos e atropeladores de crianças, levando à sua desintegração mental.

Filmes como esses ajudam a pensar e a reforçar o arsenal crítico para entender o mundo contemporâneo.

Walnice Nogueira Galvão é professora emérita da FFLCH-USP

Walnice Nogueira Galvão

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já teve uma postagem assim

    Já teve uma postagem assim com esse mesmo tema falando bobagens. Agora volta a carga.

    o tolo quer discutir questões a partir de filmes Blockbuster ou isentos filmes feitos por pessoal de esquerda ou na Turquia. 

    Porque não discutir a guerra do vietnam com os filmes do rambo?

    Filmes não se prestam para analisar realidades porque eles são filtros, quando tratam de temas reais a partir de roteiros e da visão de diretores,  produtores e investidores.

    Até documentários precisam ser tratados com o devido distanciamento para não se tornarem veículos de propaganda.

    Quer discutir estereótipos?  os vídeos produzidos pelo isis matando cristãos egípcios mostrou quem é quem sem estereótipos. Até a turminha barra pesada da Al quaeda que derrubou as torres gêmeas  (na cabeça esclarecida  do autor, decerto havia empresas da cia nas torres e os mais de 3000 que morreram ou estavam no lugar errado ou de alguma forma mereceram.), estão combatendo essa turma. Aí o sujeito nada fala. Mas se Obama fosse líder de fato e mandasse tropas contra esses doidos fundamentalistas, comecaria a choradeira.

    Em tempo: alo deputado Jean Willis,  a comunicação da câmara foi colocada nas mãos de descelerados fundamentalistas cristãos,  segundo a denúncia do inclitô político. Não acho que eles fariam com gays o que fizeram com cristãos no Egito, afinal, nossas atuais lei punem esse tipo de coisa; mas tem um vídeo no YouTube que mostra você aplaudindo um ativista gay que disse ser capaz de pegar em armas para defender a lei anti homofobia.

     

      1. Ignorante é você que acha que

        Ignorante é você que acha que opinião boa é aquela que concorda com qualquer estupidez escrita de quatro como você deve ter feito ao fazer esse comentário tão profundo.

        ignorante é você,  e agora uso o termo no sentido de desconhecer, que é incapaz de rebater um argumento de forma racional.

        Preconceito tem você que rumina os mantras ideológicos sem parar para pensar se estão corretos, se tem profundidade, se possuem alguma relação com a realidade.

        ter opinião significa ter vergonha na cara. Ter opinião não significa ter preconceito. Os idiotas acham que opinião só tem valor se ela se conformar a fórmula é receita politicamente correta, como esse idiota. 

        Eu não preciso de tratamento, sou são. Você também não precisa, Até porque defeitos de caráter requerem força de vontade para mudar por isso o convido a fazer isso. 

        E veja que coisa, acho que você pode continuar mantendo as mesmas opiniões mesmo que eu as ache porcas e destituídas de bom senso.  Já você do alto de sua ignorância e prepotência não sabe viver em uma democracia aonde o debate de ideias  é livre.

  2. interessante compilação

    interessante compilação fílmica resenhada sobre guerras do médio oriente contemporâneo

    e terrorismo…

    pena que não aproveite matéria didática para postagem no modo hipermídia profunda e,

    dessa maneira,

    desenvolver e apresentar e ilustrar o assunto atual com começo meio e fim…na intertextualidade,

    ou seja,

    vasculhar e ir atrás e hackear os códigos algorítmicos fílmicos you tubeanos ou ciberpirateados

    na faixa na moral

    para expor acá, e nois assisti aos citados filmes da hora! completos legendados português

    na telona smart HD…

    p.s. a pipoca não precisa enviar.com que eu mesmo a faço a exatos 180º do francês gastronômico

    para micro-ondas.

  3. Pois então

    esta chegando às telonas o ultimo Clint Eastwood, American Sniper. Saiu aqui ontem, ainda não vi. Mas a critica caiu em cima! Dizem que o odioso inspetor Harry ressurge ipsis litteris em Clint, e com todo seu reacioanrismo e nacionalismo, é mais a colocar o mundo muçulmano como o grande malvado de nosso tempo e a invasão ao Iraque como uma real necessidade do mundo “civilizado” contra os “selvagens”. O persongam principal do filme, foi baseado na historia real de um soldado de elite das forças armadas americana, Chirs Kyle, que chegou a praticar atos de tortura no iraque. Esse aspecto não aparece no filme, segundo as criticas. Esse é o heroi de Clint e de americanos, pois o filme esta arrebentando na bilheteria americana. Quem duvida que virão mais ataques pela frente ?

  4. O melhor

     ” Vale das Sombras ” –  depois : “Vale dos Lobos ” ( Kurtlar Vadisi )

     o pior: “Guerra ao Terror ” ; o mais bobo: ” Leões e Cordeiros”  e “Zona Verde” .

      Algum mostra o que é uma guerra, suas ações e consequencias: Não

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador