Einstein, Huxley, os cânones de Bach e a cinta de Moebius

Numa entrevista à revista alemã Illustrierten Wochenschrift, em 1928, Einstein afirmou que se não fosse físico seria provavelmente músico. Ele via na música a mesma beleza que encontrava na matemática, por suas simetrias, suas harmonias e sua auto-consistência. É bastante conhecida sua relação com a música clássica, da qual era admirador e também um intérprete mediano (Einstein tocava violino). Acerca de seu compositor preferido, ele afirmou:

    “O que tenho a dizer sobre a obra de Bach? Ouvir, tocar, amar, adorar … e ficar calado!”

Einstein também afirmou que, quando parava de pensar em um problema e se entregava a manter a mente vazia, a solução se lhe apresentava. Isso me parece guardar relação com uma conhecida frase de Aldous Huxley:

    “Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.”

Talvez esse seja um dos motivos da preferência de Einstein por Bach.
No cânone 1 a 2 da Oferenda Musical, coleção de cânones e fugas compostas por Bach para o Rei Frederico II da Prússia, encontra-se um belo exemplo dessa relação entre silêncio e música.
Esse cânone é do tipo “cânone de mesa”. Um cânone de mesa é, ao mesmo tempo, retrógrado e invertido. Sua partitura, uma simples linha de notas, pode ser colocada numa mesa com um músico de cada lado, ambos lendo a mesma linha em direções opostas. Já que ambas partes são incluídas em cada linha melódica, não é necessária uma segunda linha. Assim, o início da linha se une ao final, e como cada músico lê de forma invertida a mesma linha, esse arranjo equivale, topologicamente à cinta de Moebius. Como resultado, um universo musical é construído e depois é “des-tocado” de volta ao silêncio.
O vídeo abaixo, que me chegou por intermédio de um twitt de meu filho Vítor, ilustra de maneira brilhante o que acabo de escrever.

Fontes de consulta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein#M.C3.BAsica
http://www.frasesfeitas.com.br/?frases-feitas/sobre/Sil%EAncio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oferenda_Musical
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2none_%28m%C3%BAsica%29
http://strangepaths.com/canon-1-a-2/2009/01/18/en/
http://en.wikipedia.org/wiki/M%C3%B6bius_strip

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador