Estudo aborda protecionismo dos direitos autorais nos EUA

Do Olhar Digital

Estudo: ‘direitos autorais fazem livros desaparecerem’

Levantamento revela que títulos sob domínio público estimulam o comércio

Um estudo do professor de direito Paul J. Heald, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriu que há três vezes mais livros disponíveis na Amazon a partir da década de 1850 do que de 1950 pra cá. E isso acontece por causa do protecionismo das leis de direitos autorais do país.

Entitulado “Como os direitos autorais fazem livros e músicas desaparecerem”, o levantamento conclui que as obras de domínio público, que estão livres para serem publicadas e comercializadas por qualquer um, estão mais propensas a permanecer no mercado.

Por outro lado, os títulos que pertencem a alguém (geralmente, editoras) enfrentam dificuldades por conta das poucas possibilidades de comércio.

Há uma contradição entre o que pedem os donos de direitos autorais e a realidade, pois eles geralmente querem mais tempo até que a obra se torne de domínio público sob justificativa de que isso estimula o mercado.

Como revela o trabalho de Heald – que foi divulgado pela Fortune -, ocorre o contrário: há mais interesse por títulos que podem ser comercializados à vontade. Confira os dados, em inglês, aqui (http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2290181)

Ou pegue o PDF abaixo

Re: Fora de Pauta
Re: Fora de Pauta
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador