FGV elabora indicador de preços da cultura

Do Info Money

Setor de cultura no Brasil terá indicador de preços elaborado pela FGV

SÃO PAULO – Os brasileiros passarão a ter indicadores nacionais de preços do setor de cultura. Serão analisados tanto os preços dos serviços como os de mão de obra da produção cultural, como preços de hospedagem, locação de veículos e espaços, frete e alimentação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, serão conhecidos os custos da mão de obra de cinegrafistas, coreógrafos, diretores e técnicos de diversos segmentos. Até o momento o mercado não tinha acesso a esse tipo de informações, que serve como parâmetro para variadas análises e comparações.

Incentivo à Cultura
A pesquisa foi lançada na semana passada e também vai servir para avaliar propostas candidatas à renúncia fiscal prevista na Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Quem ficará responsável pelo estudo será o Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), contratado pelo MinC (Ministério da Cultura).

As capitais que servirão como base para a pesquisa serão Belém, Recife, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Essas capitais representarão as regiões brasileiras.

Processo de análise
O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, entende que a pesquisa representa avanço para todo o processo de análise, já que o Brasil possui forte diversidade cultural e cada atividade possui suas peculiaridades. “Passamos a ter um norteador para as análises, promovendo o aperfeiçoamento do atual mecanismo de incentivo fiscal”, avaliou Menezes.

O secretário observa que os valores não são preços fixos e serão úteis apenas para servir como referência. A ideia da pesquisa não será engessar o segmento, mas sim servir como parâmetro de avaliação, ou seja, caso as propostas apresentem valores muito discrepantes o responsável deverá justificar os motivos junto ao MinC.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador