Farsas fotográficas?

Por jns

FARSAS FOTOGRÁFICAS?

São fotos famosas que ganharam prêmios e são reproduzidas como ícones da fotografia mundial.

Há suspeitas sobre a autenticidade em torno dos instantâneos mais famosos do mundo que podem ser, na verdade, grandes farsas.

A MORTE DO SOLDADO LEGALISTA | Robert Capa

robert capa 280 robert capa 280 A morte do soldado legalista

Robert Capa é o autor da foto que levou um prêmio Pulitzer.

Ele cobriu muitas guerras e desembarcou junto aos aliados no histórico Dia D.

Depois do desembarque na Normandia, Capa mandou fazer as cópias, mas, por imperícia, o revelador destruiu quase todas as fotos, deixando apenas 4 das muitas que tinha tirado.

“A Morte do Soldado Legalista” foi registrada em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola, mostrando o momento exato em que um soldado foi atingido por uma bala.

Muitos acreditam que a imagem foi encenada, pois, com o equipamento da época, era impossível registrar movimentos em alta velocidade.

RAISING THE FLAG ON IWO JIMA | Joe Rosenthal

JoeRosenthal1990.jpg Batalha de Iwo Jima

Uma das fotos mais famosas do mundo registra, supostamente, o momento em que os soldados aliados tomam a montanha Suribachi, no Japão, durante a segunda Guerra Mundial, no confronto conhecido como a Batalha de IwoJima.

A foto é épica, mas pode não ter passado de uma encenação organizada pelo fotográfo, o premiado Joe Rosenthal, ao registrar o momento histórico quando a bandeira americana é fincada no solo japonês.

O BEIJO DO HOTEL DE VILLE | Robert  Doisneau

 quotes by Robert Doisneau 

A foto que mais vendeu reproduções, na história, foi registrada, em 1950, na França.

Contava-se que esta foto foi captada, fortuitamente, por Robert Doisneau que, enquanto tomava o café, acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão, enquanto caminhavam no meio da multidão.

Esta versão foi contada, durante muitos anos, até 1992, quando dois impostores se fizeram passar pelo casal protagonista da foto famosa.

Doisneau, ao ficar indignado pelo falso testemunho, revelou que a história original era lenda e que a fotografia não tinha sido tirada a esmo e que ele pediu ao casal que posasse para a sua lente, retribuindo com apenas uma cópia da foto como agradecimento pela gentileza.

Com informações do Foto Clube Prudente,  Nome Gratis e Mundo Fotografico

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador