João do Vale em entrevista, tese e documentário

Por jns

João foi impedido de estudar por autoridades da cidade de Pedreiras no Maranhão

Nascido na cidade de Pedreiras (cantada em verso e prosa em músicas como Morena do Grotão e Pisa na Fulô), interior do Maranhão, em 1934, João, do Vale no nome, mas do povo em sua rica poesia, era o quinto filho de uma família de oito irmãos.

Freqüentou a escola até o terceiro ano primário, quando teve de interromper os estudos – não para trabalhar, mas para ceder lugar ao filho de um coletor recém-nomeado para trabalhar em Pedreiras.

“Na época em que cursava o primário, foi nomeado um coletor novo para Pedreiras. Ele levou um filho em idade escolar. Tinha uns trezentos alunos, mas escolheram logo eu para dar lugar ao filho do homem. Hoje eles botaram rua com meu nome, me homenageiam, só para desmanchar o que fizeram… Mas nem Deus querendo eu esqueço” relembrou o artista durante uma entrevista.

A escola, ou falta dela, não foi capaz de impedir que João, formado na vida, transformasse em arte as dificuldades do sertanejo pobre (trabalhou de forma única as palavras, deixando fácil para o ouvinte o esclarecimento de suas idéias), realidade esta que tão bem conheceu: “

“Eu vendia pirulito, arroz doce, mungunzá / Enquanto eu ia vender doce, meus colegas iam estudar”. (do Menelick)

“Quando Carcará (1963), composta por João do Vale e José Cândido, é apresentada no Show Opinião e, depois, gravada Companhia Brasileira de Discos/Philips (1965), o compositor é consagrado como “poeta do povo” e sua música torna-se referência na “música de protesto”. Ele passa a ser frequentemente descrito como alguém que “tem inteligência aguda, uma sensibilidade especial e uma intensa capacidade de percepção dos problemas brasileiros”.

 

XV Congresso Brasileiro de Sociologia

26 a 29 de Julho de 2011, Curitiba (PR) GT 24: Sociologia da Cultura

Título: A trajetória de João do Vale: apropriação e reprodução de objetos artísticos na música brasileira. Autor (a): Mariana Mont’Alverne Barreto/Universidade Federal do Maranhão

www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com…

 

www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde…/herickatese.pdf

Documentário Sobre a Arte de João do Vale – 2009

1 – http://www.youtube.com/watch?v=owdAZ8ArFyg

2 – http://www.youtube.com/watch?v=ZlgHkMwDSy0

3 – http://www.youtube.com/watch?v=q7maikurkwI

4 – http://www.youtube.com/watch?v=BXkq7efqntg

5 – http://www.youtube.com/watch?v=L8ZbdF1c7Ok

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador