O projeto novo de Niemeyer, aos 104 anos

Do Opera Mundi

Niemeyer apresentará projetos da Unila em celebração de seu 104º aniversário

Universidade Federal de Integração Latino-Americana, em Foz, é projetada por arquiteto brasileiro 

O arquiteto Oscar Niemeyer apresentará na quinta-feira (15/12), por ocasião da celebração de seu 104º aniversário, os projetos que desenhou para a sede da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu, em uma nova edição da revista Nosso Caminho, que ele mesmo edita.   “Como sempre a comemoração será limitada a seus amigos mais íntimos, em casa. Para não deixar o dia passar em branco, Niemeyer fez coincidir o aniversário com o lançamento da 11ª edição da revista”, disse Luiz Otavio Barreto Leite, um de seus colaboradores. Efe

O arquiteto e “compositor” Oscar Niemeyer A revista, outra iniciativa de Niemeyer para continuar ativo e expor suas ideias, destacará nesta edição os planos da sede da Universidade Latino-Americana, que está sendo construída em Foz, na fronteira com Argentina e Paraguai.   

“A revista incluirá um texto inédito sobre o Haiti do (escritor uruguaio) Eduardo Galeano e uma extensa homenagem a Vinícius de Moraes. Mas no que Niemeyer mais trabalhou foi na apresentação de suas ideias para a Unila e dos diferentes detalhes da obra”, antecipou seu colaborador.  

De acordo com Leite, “se trata de um projeto pelo qual Niemeyer tem muito apreço” e com o qual quer desenvolver uma velha aspiração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atual governante Dilma Rousseff.  

O projeto para a universidade, que ocupará 40 hectares na sede de Itaipu, a hidrelétrica compartilhada por Brasil e Paraguai, inclui seis edifícios, alguns já em construção, destinados à reitoria, biblioteca, anfiteatro, restaurante, laboratórios e salas de aula.  

Segundo o Governo Federal do Brasil, a universidade terá capacidade para dez mil estudantes, metade brasileiros e metade de outros países latino-americanos, e oferecerá cursos nas áreas de ciências e humanidades, tanto em espanhol como em português.  

A revista Nosso Caminho também apresentará em sua nova edição outros dois projetos desenvolvidos pelo arquiteto nos últimos meses.  

O primeiro é uma residência particular na Inglaterra que Niemeyer, nascido no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907, quer transformar em um modelo da arquitetura moderna.  

O outro é o Teatro Musical Rio’s, um enorme espaço destinado a shows e musicais, situado no Aterro do Flamengo, que ainda precisa do aval do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da Prefeitura do Rio para sair do papel.  

“A dedicação às diferentes obras que lhe encomendaram, à revista, a seus encontros com amigos para falar de filosofia e a outras atividades é uma forma de mostrar que quer seguir ativo e que não pensa em se aposentar”, comentou o colaborador de Niemeyer.  

Há exatamente um ano, quando completou 103 anos, o arquiteto Brasília surpreendeu ao apresentar a letra de um samba que compôs com o enfermeiro Caio Almeida e o músico Edu Krieger.  

A composição foi a forma que encontrou para se distrair durante o período em que esteve internado em um hospital pelos problemas de saúde que sofreu no ano passado.   Por ocasião do 104º aniversário do artista, o recém criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro realizará amanhã sua primeira reunião em homenagem a Niemeyer, um dos impulsores do órgão.  

Outra homenagem acontecerá no Parque Dona Lindu, projetado por Niemeyer no Recife, onde será inaugurada na quinta-feira uma exposição retrospectiva de sua obra que incluirá esculturas, maquetes e desenhos.  

Se o 103º aniversário do arquiteto esteve marcado pela inauguração de um dos edifícios que desenhou para o Centro Cultural Oscar Niemeyer em Avilês, na Espanha, o 104º o estará por mudanças na administração do espaço e a possível retirada do nome do brasileiro do complexo.  

O governo do Principado de Astúrias anunciou no meio de uma polêmica que na quinta-feira assumirá a gestão do Centro, até agora administrado pela Fundação Oscar Niemeyer, e por isso o local terá que mudar de nome.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador