O rico e variado artesanato de Maceió

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O Filé é uma renda tipicamente alagoana, mais precisamente do bairro do Pontal da Barra, onde as rendeiras tecem, com habilidade transmitida de geração a geração, há mais de 200 anos.

Este artesanato é caracterizado pela confecção de uma rede similar á de pesca, presa nas extremidades a um tear de madeira, sendo trabalhado em agulha e linha de algodão, transformando-se em um bordado com vários pontos geométricos e multicoloridos.

Sua origem remete ao trançado das redes de pesca, que, com o transcorrer dos anos, ganhou vida através do tear, sendo trabalhado com fios coloridos, para bordar detalhes florais e geométricos entrelaçados, belíssimos xales, colchas, jogos de mesa, saias, vestidos e camisas.

A criatividade, aliada ao bom gosto e ao toque feminino, transformou este bordado de filé em um ícone do artesanato alagoano.

O bordado do filé é confeccionado pelas mulheres residentes nas comunidades ribeirinhas das lagoas Mundaú e Maguaba, em Maceió (bairro Pontal da Barra) e no município de Marechal Deodoro (Praia do Francês, Centro Histórico, Massagueira, Sta. Rita e Barra Nova).

Render-se à arte local, em Maceió, significa encantar-se não apenas com as belezas naturais da cidade, mas, principalmente, interagir com nordestinidade deste povo.

Os trabalhos em rendas e bordados, em palha, madeira, cerâmica, ou ainda com a fibra do coqueiro, chamam a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. As técnicas de criações, passadas de mãe para filha através das gerações, são verdadeiras obras de arte que tomam a forma de toalhas, parâmetros para mesa, blusas, vestidos, bolsas, etc.

artesanato-brasil

Nos diversos pontos de comercialização de artesanato, é possível encontrar peças de filé, labirinto, rendendê e rendas de bilro. Os traçados em palha de ouricuri, de extraordinária beleza e perfeição dão formas a bolsas, sacolas, porta-copos e outros, ou ainda, a esculturas em madeira, réplicas de animais da fauna brasileira ou representação de  santos.

Visite a Feira de Artesanato da Pajuçara, o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra e o Mercado do Artesanato em Maceió.

Informações e imagens da Internet

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quero contato de vocês assunto compras em atacado

    Tenhos algumas peças lindas desse artesanato e quando uso faço muito secesso.

  2. Mandriões e bata de batizado renda renascença

    Gostaria de comprar roupinha de batizado de renda renascença.

    Moro em Belo Horizonte.

    Poderia me enviar telefone de contato.

     

    Atenciosamente,

     

    Jeane

  3. interesse em comprar para revenda

    Boa noite.

    Gostaria de comprar suas peças de filé para revenda. .

    pode me enviar preços ee modo de pagamento?

    Grata

    Elisabeth RJ

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador