Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

O desfile histórico da Escola Paraíso do Tuiuti, por Ion de Andrade

Por Ion de Andrade

Paraíso de Gigantes

O desfile histórico da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti

Por muito que estejamos produzindo na criação de uma consciência crítica nacional e democrática através dos nossos artigos, entrevistas, conferências, abaixo assinados, ou o que seja, o desfile da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti popularizou de forma extraordinariamente maior aquilo que a história selará como conceito final do que está em curso. A diferença entre o efeito do desfile e a soma de tudo o que fizemos até aqui é, a meu ver, comparável ao que seria um copo d’água num tonel.

No cortejo todos os ingredientes estavam presentes, desde a nossa escravidão insepulta e sempre presente, até o capital financeiro, a manipulação da mídia e da Fiesp, e o Poder vampiresco que se nutre do sangue do povo.

Tudo numa linguagem onírica e simbólica, parábolas barrocas de forte impacto na formação da consciência crítica da nação em algo de profunda brasilidade.

Algumas coisas importantes emergem da história que o cortejo conta:

  1. A consciência crítica, embora ancorada em fatos concretos, é coisa difusa que tece uma coerência pela qual o vampirão, a escravidão e o pato da FIESP compõem um todo único perante o observador que é o povo. Donde podemos ver a natureza holística e multidimensional da consciência política, onde razão, afetos e esperanças tecem uma impressionante paisagem;
  2. O rio, o cortejo, verte de forma tão inarredável com o seu gigantesco caudal, que exprime uma espécie de força natural de grande magnitude, que não somente não precisa pedir licença a ninguém para passar, como, ao contrário, curva aliados e inimigos à sua incontestável majestade;
  3. A história libertária é também cantada com imensa beleza, há estética estudada ao detalhe nos arranjos, na música, nos carros alegóricos, nas fantasias, na escolha das cores, na seleção das ideias. Nada é sombrio ou cinzento no Paraíso do Tuiuti, ao contrário, a história de sofrimentos é a epopeia de um heroi: o povo;
  4. O samba e a batucada produzem espírito de corpo, unidade, convergência. Súbito todos estão cantando a plenos pulmões e o país junto.

Muito material para reflexão, pois certamente há ainda muito mais a identificar nesse sucesso muito útil para a formação de uma leitura comum da realidade e, sobretudo para que isso se converta em vontade coletiva.

Mas afinal, por que é que esse desfile de uma hora produziu tamanho terremoto no Brasil?

Porque diferentemente do copo que agregamos ao barril da Resistência Democrática, a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti exprimiu o protagonismo de outro ator, o nosso povo, sobre quem repousa a única esperança de que venhamos a ter dias melhores, não somente de justiça social, como gostamos de falar, mas de beleza, entusiasmo, harmonia, cores, sonhos, movimento, coesão, intensidade, convergência e consciência histórica.

Na denúncia do que não pode continuar, a Paraíso do Tuiuti revelou num flash esse mundo vindouro, onde o sofrimento se sobrepõe ao heroísmo de um povo, num grande caldeirão de estética, afetos e consciência.

Esse barroco vivo e em movimento da Tuiuti é um sopro e já foi capaz de produzir um grande abalo sísmico.

O gigante adormecido sonha. Ele está vivo!

 

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma bruxa com 20 cm de maquiagem na cara

    BOFF CRITICA SERVIDÃO DOS JORNALISTAS DA GLOBO E DIZ TER PENA DE LEILANE

    O teólogo e escritor Leonardo Boff questionou nesta terça-feira, 13, como os jornalistas das empresas da família Marinho têm suportado tanto constrangimento; “Com é que os jornalistas homens e as jornalistas mulheres da Globo estão suportando tanto constrangimento do que se viu e ouviu no Carnaval? É duro ter que assumir a ideologia retrógrada do Grupo Globo. Tenho pena da @LeilaneNeubarth”, escreveu Boff; ele se referiu ao vídeo em que a jornalista Leilane Neubarth, ao vivo, sai do sério quando um grupo de sambistas canta que “vai dar PT” atrás dela; em resposta a Boff, Leilane diz que se sente “realizada”

    Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Google +26 

  2. Se a apuração dos votos das

    Se a apuração dos votos das Escolas de Samba do Rio cair na 13a vara federal de CORRUPTIBA, Paraíso de Tuiuti não vai se rebaixada não; vai ser todo mundo condenado a 100 anos de prisão. E, quando descer para o trf 4, mais 13 anos. E  Viva “ESSA PORRA” !!!!!!!!!!!!!!

  3. Se esse velhos politicos

    Se esse velhos politicos querem se enganar problema deles,

     

    mas a verdade é que atualmente não possuem mais o protagonismo da narrativa, hoje com redes sociais podemos ver o povo invadir um aeroporto mandando o prefeito carola para aquele lugar. A modernida está atropelando politicos que ainda creem viver nos anos 50 em que tratavam o povo como gado, por mais que a midia corrupta e mafiosa escondam fatos para amenizar o protesto contra seus apaniguados a verdade brota pela força que ela carrega……..

  4. É que na verdade temos um

    É que na verdade temos um povo tão imbecilizado que só desenhando mesmo. Felizmente teve alguem que soube desenhar. Resta saber se foi só uma breve pausa na imbecilização ou a coisa vai tomar maiores proporções, com a Rocinha descendo em peso pro asfalto… Sem que a motivação seja o Carnaval… 

    …Até que isso aconteça e me provem o contrário eu sou cético a ideia de que houve esse tal “terremoto no Brasil” e alguma coisa mudou…

  5. produto pasteurizado, banalização programada

    Vi várias declarações em rede social de pessoas que se diziam de “alma lavada” com o desfile da Tuiuti. Há décadas o filé do carnaval brasileiro é monopólio da rede globo. Empresa que se especializou em imbecilizar a população muitas vezes pasteurizando e filtrando genuinos sentimentos de revolta e indignação. Assistir o corrente golpe de estado retratado num evento totalmente controlado pela globo é a mais perfeita indicação de que nada vai mudar, e que a população depois deste carnaval estará  de “alma lavada” preparada para o próximo achaque aos seus direitos . Nada agradeço a Tuiuti que apenas contribuiu para aprofundar a banalização do crime e da desigualdade no Brasil. Espero que não tenha combinado com a globo.

    1. Você vai ser atacado por

      Você vai ser atacado por escrever o que escreveu e eu por te dar apoio, porque tenho minhas dúvidas do quanto o tal “povo” “acordou”.

      Na verdade a coisa tá tão maluca que não duvido que você tenha razão em tudo que escreveu. 

  6. O desfile histórico da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti

    tudo isto é uma coisa só: a geléia geral brasileira em ebulição.

    vídeo: Supermercado saqueado no Leblon – 13/02/2018

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=7KaN84Gcapc%5D

    vídeo: “FORA TEMER!” Foliões “invadem” o Aeroporto Santos Dumont

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=f_5VN_4nlRo%5D

    vídeo: Sapucaí manda Crivella tomar no cú

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=88Q-BHShpT0%5D

    .

     

  7. Parabéns Quilombo Paraíso do Tuiuti…

    O carnaval em si já é revolucionário como manifestação popular em que preconceitos são colocados de lado e impera a amizade, a liberdade, a espontaneirade, o ludico….pelo que vi da história da Tuiuti, comunidade vizinha da Mangueira, se originou de um quilombo..

    …isso já é revolucionário: o protesto colocado em seu modo poético…o que mais me chamou a atenção no desfile da Tuiuti foi que pareceu-me uma grande crônica visual com começo, meio e fim……dizem que um grande desafio do escritor é saber como começar e como terminar uma crônica, ou romance, ou conto: a Tuiuti conseguiu….

    ….havia ali uma presença ancestral,,,uma vibração, e se quem assistiu pela TV sentiu isso, imagina só quem viu ao vivo, com os próprios olhos, sem o direcionamento da Globo….por isso o publico aplaudiu e gritou junto: sentiu-se parte naquela e daquela crônica muito bem construida…parabéns Quilombo Paraíso do Tuiuti…

  8. Um dia existiu uma escola de samba chamada

    EM CIMA DA HORA, que em 1976 do século passado OUSOU contar a história sempre presente na evolução historica brasileira dos SERTÕES do Euclydes da Cunha. O tema espinhoso para os donos do poder daquela e dessa época foi, também, magistralmente “contada” na avenida com um samba enredo com musica e letra de arrepiar. Dizem que os “donos do poder” a famigerada rede roubo de TV incluida, foram “encarregados” de matar no peito o resultado do carnaval e não deu outra, de primeiro lugar a escola caiu para o tal grupo de acesso e nunca mais se recuperou. A terra sob os pés da Em Cima da Hora foi devidamente salgada com toques de sadismo pois na mesma noite em que ficou decidido que a escola desceria aos infernos pela ousadia a toda poderosa fez um especial onde recontava, a seu modo, a historia do Orfeu da Conceição e era embalada musicalmente pela melodia do samba enredo dos Sertões, interpretado por um sax ou um trombone de vara, de fundo, como que chorando o destino tragico, tanto dos personagens quanto ao da Em Cima da Hora.

    Ao ver os comentários sobre o desfile da Paraiso do Tuiuti, chego a conclusão que está a um passo de seus politizados carnavalescos com o  resultado repetir-se: estão a poucas horas do inferno do tuiuti.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador