Polanski recebe prêmio em Zurique

Por wilson yoshio.b…

Do Opera Mundi

Roman Polanski recebe prêmio em Zurique dois anos após ser detido na cidade

Efe 
 O diretor franco-polonês Roman Polanski recebe o Olho de Ouro pelo conjunto da obra

O Festival de Cinema de Zurique terminou neste domingo (02/10) e o vencedor do evento foi o filme “Take shelter”, de Jeff Nichols, que ganhou o Olho de Ouro. O grande protagonista do evento, entretanto, foi o cineasta Roman Polanski, que foi até a cidade receber um prêmio pelo conjunto de sua obra.

O prêmio, na verdade, lhe foi concedido em 2009. Na ocasião, ele não pôde receber a distinção por ter sido preso pouco depois de chegar no aeroporto da cidade suíça, Ele foi condenado à revelia pela Justiça dos EUA por ter cometido agressões sexuais contra uma menina de 13 anos em 1977, quando trabalhava no país. Polanski fugiu dos EUA antes do fim do processo.

O diretor franco-polonês recolheu finalmente seu prêmio nesta terça-feira, após vários meses de detenção e de ter cumprido prisão domiciliar em seu chalé em Gstaad, na Suiça, durante dez meses.

A distinção de honra desta edição do Festival de Zurique foi para o ator e diretor norte-americano Sean Penn. O cineasta mexicano Alejandro González recebeu um prêmio por sua trajetória profissional. Ao todo, foram exibidos 96 filmes, sendo 10 deles estreias mundiais.

O filme que conquistou o Olho de Ouro de melhor filme, Take Shelter, já havia sido laureado no Festival de Deauville e em Cannes, onde conquistou a prêmio da crítica.

A produção, protagonizada por Michael Shannon e Jessica Chastai, narra a trajetória de um homem que vê sua vida alterada quando é acometido por pesadelos com visões apocalípticas.

O Olho de Ouro de melhor documentário foi entregue para a norte-americana Cindy Meelh, com o filme Buck, que conta a história de um treinador de cavalos.

Siga o Opera Mundi no Twitter 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador