Santa Maria, a vida após a tragédia

Caros,

Comentário ao post: Santa Maria:poesia incompreendida do chargista Marco Aurélio

Eu resisti até a pouco, para não fazer um comentário, mas mudei de idéia, não será contra e nem a favor de ninguém, mas meu juízo de valor, diante da tragédia da vida.

Vejo que algumas críticas aqui no blog, ao chargista, é de quem conhece o Marco Aurélio, no sentido que se pressupõe ser ele de posição política conservadora, …, e não pela charge em si, (ou não só pela charge), eu não conheço a pessoa e farei comentários sobre a charge em si.

Lembro de que, logo após os ataques as torres gêmeas do WTC em Nova York, os terroristas foram chamados de “covardes“, e o comediante e apresentador de programa de TV em canal aberto (na época, hoje na HBO), Bill Maher, discordou do bloco majoritário, e disse que as pessoas poderiam ser monstruosas, qualquer coisa, menos covardes, pois o feito deles, incluía acabar com a própria vida, e para tal, era preciso muito coragem. Resultado foi massacrado e perdeu seu programa na TV aberta e foi para HBO, ele é um ateu “doente”, fruto da geração homo sapiens, do latim, homem sábio, homem que sabe, mas ao contrário de nosso ego, a verdade é que nós não sabemos, não sabemos muito, pelo contrário, sabemos muito pouco, temos de sobra o “ego”, ou como diria Oswald de Andrade, “o pavão confirma Freud”.

Assim também me vem a mente aquele que subia a mesa para declarar, “sou o único reacionário do Brasil”, nosso grande Nelson Rodrigues, quero dizer com isso que, é preciso separar o homem de sua obra.

No meu modesto ponto de vista, ter a capacidade de fazer da morte, da morte trágica, uma charge como a descrita na explicação abaixo, que vejo como uma bela homenagem, é uma sabedoria da vida, uma benção da vida, é provável que minha opinião vá contra a maré, mas é minha opinião, e respondo por ela.

A música de Belchior, do início dos anos 70, eternizada na voz da gaucha, brasileira e imortal, Elis Regina, “Como nossos pais”, matou a charada de uma geração, pois “ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais,… ”, e muitos ainda não entenderam, têm muita ideologia e dogmatismo, e pouca utopia, “deixa a vida me levar, vida leva eu“, do “homem sapiens” ao “homo spiritualis”, essa é a crise ocidental e global, o modelo de mundo eurocêntrico do “homo sapiens” atingiu seu limite, e não conseguimos admitir, na verdade nem vemos ainda.

Sds,

 

 

Site ESPAÇO VITAL

Chargista Marco Aurélio está afastado do jornal Zero Hora 

01.02.13)

Marco Aurélio

Dois dias após assinar uma charge alusiva ao incêndio que matou 235 pessoas em Santa Maria, o chargista Marco Aurélio Carvalho está afastado do jornal Zero Hora.

A charge polêmica retrata uma longa fila de estudantes mortos, postados diante de um prédio identificado como “USP – Universidade de São Pedro”. 
 
Da porta, o próprio São Pedro recebe e direciona os jovens conforme a especialidade: arquitetos, sala 5 com Niemeyer; gente da pedagogia, com Gilberto Freyre; medicina, sala 7 com Zerbini – e assim por diante. 
 
“É uma referência direta aos mortos na boate Kiss, de Santa Maria (RS), que o mais reles pasquim de quinta categoria teria pejo de exibir” – criticou ontem (31) o saite Observatório da Imprensa, em matéria assinada pelo jornalista Luciano Martins Costa.

Segundo o saite gaúcho Coletiva, “a decisão pelo afastamento teria sido tomada por Nelson Sirotsky, após o caso ter rendido ao Grupo RBS mais de quatro mil mensagens de protesto”.
 
Falando ao jornalista Rogério Mendelski, da Rádio Guaíba, o chargista teria dito que a intenção foi de homenagear as vítimas do incêndio. “Marco Aurélio me disse que jamais iria fazer qualquer coisa ofensiva sobre a tragédia de Santa Maria, mas foi mal interpretado”, registrou Mendelski, em seu perfil no Facebook.

Após as primeiras críticas de leitores, o desenho desapareceu da versão online do jornal e o blog “Os Diaristas” – que costumava publicar os trabalhos de chargistas e caricaturistas do grupo Zero Hora – foi tirado do ar. 

Assim como está publicado na página 3 de Zero Hora de quinta-feira (31) o chargista está em férias. 

Em seu lugar, assina como interino o chargista do Diário Catarinense, Zé Dassilva.

http://www.espacovital.com.br/noticia-29040-chargista-marco-aurelio-esta-afastado-do-jornal-zero-hora

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador